Cursos Mito
e Ritual (Diurno e Noturno) PROGRAMA DAS AULAS E LEITURAS
09/10: Leituras em
Mircea Eliade, Mito e realidade. São Paulo, Perspectiva, 2002.
Capítulos a serem designados.; Curt Nimuendaju, Lendas da Criação
e Destruição do Mundo... (pp. 143-156); "História
do dilúvio e do incêndio do mundo" em Upíperi
Kalísi (UNIRVA/FOIRN), p. 123-27; 10/10: Eduardo Viveiros de Castro, capítulo sobre Xamanismo e Sacrifício, em A Inconstância da Alma Selvagem, 2002; e Manuela Carneiro da Cunha, "Xamanismo e tradução" in NOVAES, Adauto (org.) A outra margem do Ocidente, São Paulo, Companhia das Letras, 1997; 23/10: Joana Overing,
"O Mito como História: Um problema de Tempo, Realidade e Outras
Questões" in Mana, 1(1), outubro, 1995, pp.107-140; R. Wright,
"Ialanawinai: o branco na mito e história baniwa," in
B. Albert & A. Ramos (orgs.), Pacificando o Branco, 2002, pp. 431-468;
Pompa, Cristina: "As muitas línguas da conversão",
Revista Tempo, pp. 27-43.
Reichel-Dolmatoff, G. "Mito y Ritual", "Una sessión de Yagé", in: El Chamán y el Jaguar. Siglo Ventiuno editores, 1975, pp. 136-157 e 158-180. Harner, Michael. "El mundo oculto", in: Shuar. Pueblo de las Cascadas Sagradas. Quito, Ed. Mundo Shuar, 1978, pp. 125 -157. Bibliografia complementar: Leite Da Luz, Pedro. Estudo comparativo dos complexos ritual e simbólicos associados ao uso da Banisteriopsis caapi etc. Rio de Janeiro, Dissertação de mestrado, UFRJ (Museu Nacional), 1996. Chaumeil, Jean Pierre. "Chamanismo Yagua", in: Amazonia Peruana vol. 2, nº 4, CAAAP, Lima, jan. 1979, pp. 35-69. Harner, Michael (org.), Alucinógenos y Chamanismo. Madrid, Ediciones Guadarrama, Punto Omega, 1976.
06/11: O Uso do Cipó
entre os Seringueiros - NESTE DIA HAVERÁ AULA SÓ À
NOITE Pantoja Franco, Mariana
e Conceição, Osmildo. "Breves Revelações
sobre o uso da Ayahuasca. O uso do chá entre os seringueiros do
Alto Juruá", in: Labate, Beatriz C. e Sena Araújo,
Wladimyr (orgs.). O Uso Ritual da Ayahuasca. Campinas, Mercado de Letras,
2002. Bibliografia complementar: Araújo, Maria Gabriela Jahnel. Entre Almas, Encantes e Cipó. Dissertação em Antropologia Social, IFCH, UNICAMP, 1998, pp. 76-120. 13/11: O Uso de Substâncias Psicoativas em Contextos Tradicionais [panorama geral: jurema, parika, iboga, peiote, tabaco, coca...]. Profa. convidada - Sandra Goulart (Doutoranda em Ciências Sociais/UNICAMP) Labate, B.; Goulart,
S. E Carneiro, H. "Introdução", in: Labate, Beatriz
e Goulart, Sandra (orgs.). O Uso Ritual das Plantas de Poder. Campinas,
Editora Mercado de Letras, no prelo. Bibliografia complementar: Mota, Clarice Novaes da. "Jurema e identidades: um ensaio sobre a diáspora de uma planta poderosa", in: Labate, Beatriz C. e Goulart, Sandra (orgs.), op. cit. Labate, Beatriz e Goulart, Sandra (orgs.). O Uso Ritual das Plantas de Poder. Campinas, Editora Mercado de Letras, no prelo. Goulart, Sandra. Raízes Culturais do Santo Daime. Tese de Mestrado em Antropologia Social, USP, 1996. [Santo Daime]
Barcelos Neto, Aristótles. "Os Wauja", in: Enciclopédia do Povos Indígenas - Instituto Socioambiental. www.socioambiental.org/epi/waura Gebhart-Sayer, Angelika. "Una Terapia estética. Los diseños visionarios de Ayahuasca entre los Shipibo-Conibo". Revista América Indígena, Vol. 46, n. 1. Lagrou, Elsje Maria. "Compulsão Visual: desenhos e imagens nas Culturas da Amazônia Ocidental", in: Antropologia em Primeira Mão 9, UFSC, 1998 (?) pp. 1-16. Bibliografia complementar: Reichel-Dolmatoff, Gerardo. "O contexto cultural de um alucinógeno aborígene", in: Penteado, Vera Coelho (org.). Os Alucinógenos e o mundo simbólico. São Paulo, Epu/Edusp, 1974, pp. 59-103. Naranjo, Claudio. "Aspectos psicológicos de la experiencia del yagé en una situación experimental", in: Harner, Michael (org.). Alucinógenos y Chamanismo, pp. 187- 204. Shanon, Benny. "Ayahuasca and the study of mind", in: Labate, Beatriz e Sena Araùjo, Wladimyr (orgs). O Uso Ritual da Ayahuasca. Campinas, Mercado de Letras, 2002. Langdon, Jean. "A Cultura Siona e a experiência alucinógena", in: Vidal, Lux (org.). Grafismo Indígena. São Paulo, Editora Nobel, 1992.
Luna, Luis Eduardo.
"Shamanic Initiation and Plant Teachers", "The Gifts of
the Spirits: the magic melodies and the magic phlegm", in: Vegetalismo:
Shamanism among the Mestizo Population of the Peruvian Amazon, Stockholm,
Sweden, Almquist and Wiksell International, 1986, pp. 43-71; 97-118. [tem
em espanhol também] Bibliografia complementar: Luna, Luis Eduardo. "El concepto de plantas de enseñan, entre cuatro shamanes mestizos de Iquitos, nordeste del Peru". (?) vol, XXIV, Colômbia, pp. 44-60. Luna, Luis Eduardo & Amaringo, Pablo. 1993 (1991). "Introduction", "Note", "Biography of Pablo Amaringo", "About the Visions", "Conclusions", in: Ayahuasca Visions. The Religious Iconography of a Peruvian Shaman. Berkeley, North Atlantic Books, pp. 9-44. Gow, Peter. "River People: Shamanism and History in Western Amazonia", in: Thomas, Nicholas & Humphrey (orgs.). Shamanism, History and the State. Ann Harbor, The University of Michigan Press, 1996. 04/12: As Religiões Ayahuasqueiras Brasileiras e os Novos Usos Urbanos da Ayahuasca Labate, B. "A Literatura brasileira sobre as religiões ayahuasqueiras", in: Labate, Beatriz e Sena Araújo, Wladimyr (orgs.). O Uso Ritual da Ayahuasca. Campinas, Editora Mercado de Letras, 2002, pp. 229- 271. Labate, Beatriz. "Introdução" e "A rede urbana de consumo da ayahuasca", in: A Reinvenção do Uso da Ayahausca nos Centros Urbanos. Campinas, Editora Mercado de Letras, no prelo, pp. 1-52 e 291- 350. Será exibido o filme Daime Santa Maria Bibliografia complementar: Macrae, Edward. Guiado pela Lua: Xamanismo e Uso Ritual da Ayahuasca no Culto do Santo Daime. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1992. [Santo Daime] Sena Araújo, Wladimyr. Navegando Sobre as Ondas do Daime: História, Cosmologia e Ritual da Barquinha. Campinas, Editora da UNICAMP, 1999 [Barquinha] Brissac, Sérgio. A Estrela do Norte iluminando até o Sul. Uma etnografia da União do Vegetal em um contexto urbano. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social. Rio de Janeiro, UFRJ/ Museu Nacional, 1999. [União do Vegetal] SEGUNDA AVALIAÇÃO: TRABALHO ESCRITO DE 10 A 15 PÁGINAS (Times new Roman, Fonte 12, espaço duplo). Tópicos a serem discutidos com os professores com antecedência; entrega impreterivelmente no dia 04/12. >>início
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