Teses Nesta seção
estão listados os resumos de dissertações, teses
e monografias de pesquisadores, colaboradores e correspondentes do NEIP.
Embora não estejam disponíveis na íntegra, esses
dados servem para mostrar um panorama da produção acadêmica
dos seus membros e como referência para que os interessados saibam
onde ter acesso aos trabalhos. Se
preferir navegar separadamente pelas seções, clique em: PESQUISADORES: A reinvenção do uso da ayahuasca nos centros urbanos . Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Unicamp, 2000. Beatriz Caiuby Labate As religiões ayahuasqueiras brasileiras, sobretudo a União do Vegetal (UDV) e o Santo Daime, vêm se espalhando pelos grandes centros urbanos brasileiros e para o exterior a partir da décadas de 80 e 90. Um desdobramento deste processo é o surgimento de novas modalidades urbanas de consumo da ayahuasca : pequenos grupos experimentais que utilizam a bebida em atendimento psicoterapêutico em vivências no universo new age , em contextos relacionado às artes, como no teatro e na música, ou mesmo em atividades com os moradores de rua da cidade de São Paulo. Estes pequenos grupos em formação foram denominados neo-ayahuasqueiros. Tais sujeitos vivem uma tensão entre, por um lado, rejeitar os modelos religiosos "tradicionais" das matrizes ayahuasqueiras (Alto Santo, CEFLURIS, Barquinha e UDV) e, por outro, não cair na prática representada como uso profano de drogas. São então fabricados novos tipos de rituais e elaborados discursiva e simbolicamente referenciais filosóficos, existenciais, terapêuticos e mesmo religiosos, que introduzem rupturas significativas no universo de consumo da ayahuasca no Brasil. Neo-ayahuasqueiros estão inseridos numa rede urbana de consumo da ayahuasca , onde há uma circulação constante de informações, conhecimentos, pessoas, substâncias e capital. Esta rede faz parte do campo ayahuasqueiro brasileiro que interliga os diversos grupos tidos como tradicionais e atravessa em alguns casos nossas fronteiras, atingindo curanderos sul-americanos ou mesmo "xamãs" (pós-)modernos oriundos de países do primeiro mundo. Estas novas modalidades urbanas de consumo da bebida de origem amazônica estão ligadas a processos mais amplos que vêm ocorrendo na modernidade. A pesquisa contribui para a compreensão do campo ayahuasqueiro brasileiro em seu contínuo processo de fissões e reinvenções, assim como a natureza e dinâmica de novas religiosidades urbanas. Ayahuasca Mamancuna merci beaucoup: diversificação e internacionalização do vegetalismo ayahuasqueiro peruano (título provisório). Projeto de Doutorado em Antropologia Social, Unicamp (previsão de conclusão: dezembro de 2008). Beatriz Caiuby Labate A tese analisa a relação de estrangeiros com o vegetalismo peruano, seja de forasteiros que vão ao Peru em busca de experiências de consumo da ayahuasca, de gringos que chegaram a se tornar eles mesmos curanderos ou de ayahuasqueros peruanos que viajam para fora do país para ministrar seminários para a classe média. Mais do que o turismo ayahuasqueiro ligado a pacotes de agências e lodges sofisticados, a pesquisa focaliza sobretudo o deslocamento para centros de dieta , investigação e cura com plantas, em que ocorre uma forte imersão na lógica vegetalista. A partir da análise da trajetória e das atividades de vários personagens (principalmente curanderos nativos, mestizos, peruanos de classe média e gringos ), observa-se que o vegetalismo peruano se expandiu, diversificou e internacionalizou. Já não é mais possível pensar a formação dos próprios curanderos locais fora da relação de interação com estrangeiros e novos vetores de forças. Passa a ganhar definição assim os contornos de um circuito transnacional que promove a migração de tecnologias do sagrado - técnicas e saberes articulados - com características populares e científicas. Ayahuasca
Mamancuna merci beaucoup: Diversification and internationalization of
Peruvian ayahuasca vegetalismo (working title). Doctoral Project
in Social Anthropology, Unicamp (anticipated conclusion: December, 2006). The Peasant Leagues in Pernambuco, Brazil . Master of Arts in Sociology of Latin America, University of Essex, 1971. Edward MacRae Trata-se de uma monografia sobre o surgimento de ligas camponesas em Pernambuco durante o governo João Goulart. O militante homossexual no Brasil da 'Abertura'. Tese de Doutorado em Antropologia Social, USP, 1986. Edward MacRae Trata-se de uma etnografia do Grupo Somos de Afirmação Homossexual, primeiro grupo de militância gay do Brasil, contextualizando seu surgimento e suas atividades no campo mais amplo dos movimentos sociais urbanos da época, especialmente o movimento feminista e o movimento negro, ambos também começando a se organizar no contexto de maior liberdade que se instaurou no Brasil a partir de 1977, período conhecido como o de "Abertura". Mezinhas, Filtros e Triacas: as drogas no mundo moderno . Dissertação de Mestrado em História Social, USP, 1993. Henrique Carneiro A dissertação trata dos usos de drogas na época moderna, abordando os herbários e livros de medicina, especialmente do século XVI, entre os quais destaca-se o Colóquio dos Simples, Drogas e Coisas Medicinais da Índia, do médico cristão-novo Garcia da Orta, publicado em Goa, na Índia, em 1563. Este e outros cronistas de época são investigados em suas atitudes e saberes diante das plantas, vegetais, animais e substâncias de poderes mágicos (como a pedra bezoar e as triagas) usadas como drogas pelas tradições populares e pelas medicinas oficiais para traçar um percurso na história moral e cultural da ciência. Afrodisíacos e alucinógenos nos herbários modernos: a história moral da botânica e da farmácia (séculos XVI ao XVIII) . Tese de Doutorado em História Social, USP, 1997. Henrique
Carneiro A política da participação: uma etnografia sobre a primeira gestão do PT em Diadema . Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Unicamp, 1990. Julio Simões A primeira gestão do Partido dos Trabalhadores de Diadema é tomada como um caso para analisar as práticas efetuadas em nome do ideário ético-político derivado da proposta de "participação popular" na gestão pública. A interação competitiva decorrente da implementação de políticas sociais na administração municipal é elaborada e interpretada com base nos conceitos antropológicos de "processos políticos", "dramas sociais interconectados", "campo" e "arena", com o objetivo de captar não apenas os pontos de vista divergentes dos vários atores envolvidos no processo, como também as mudanças, reelaborações e redefinições que ocorrem no fluxo de situações. Procura-se mostrar que a "participação", com seus sentidos ambíguos, fez explodir inúmeros conflitos e situações imprevistas, dificilmente manejáveis, levando a uma contínua recomposição de estratégias e identidades políticas. São também discutidas previamente algumas proposições da literatura referente a poder local, movimentos sociais e formação do PT, inserindo o caso nos marcos mais amplos da chamada "transição" democrática e das perspectivas atuais de uma política transformadora. Entre o lobby e as ruas: movimento de aposentados e politização da aposentadoria . Tese de Doutorado em Ciências Sociais, Unicamp, 2000. Julio Simões O trabalho visa descrever e analisar, com detalhamento etnográfico, as arenas de conflito em torno da aposentadoria que ganharam grande visibilidade no Brasil, nos anos 80 e 90, em função das ações coletivas de aposentados engajados em associações locais e numa organização nacional. A mobilização de aposentados desenvolveu-se no contexto da r edemocratização política do País e enfrentou a ascensão de um discurso técnico-governamental que tratava a aposentadoria como uma fonte de perigo à economia nacional e à reprodução da vida social. Os aposentados empreenderam diversas formas de luta - lobbies , ações judiciais e movimento social -, conjunturalmente ligadas a seus interesses na recuperação e manutenção do valor dos benefícios. O principal argumento, porém, é que o efeito mais relevante de sua mobilização foi o apelo a sentimentos e valores historicamente constituídos e compartilhados que apontavam concepções em comum de justiça social: o respeito à dimensão contratual da aposentadoria e, mais importante, a legitimidade moral da proteção social aos mais velhos, baseada na solidariedade pública entre gerações. Nesse processo, a aposentadoria foi reconstruída socialmente como um direito do cidadão, e uma dimensão do espaço público parece ter sido remontada no País. Controvérsias médicas e a questão do uso de drogas . Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, USP, 2004. Mauricio Fiore Tendo como pressuposto que a questão das "drogas" foi, desde sua instituição nas sociedades contemporâneas, erigida sob um estatuto medicalizado, esse trabalho buscou analisar o debate público atual sobre o tema através de um de seus componentes fundamentais, os discursos médicos. O objeto de análise, além de uma observação geral sobre a abordagem do tema na mídia, foi um conjunto de falas e textos de médicos que ocupam cargos de direção em instituições relacionadas ao uso de "drogas" e vinculadas às duas das maiores escolas de medicina de São Paulo. A partir de alguns recortes temáticos que explicitam as principais controvérsias encontradas, como a abrangência do termo "drogas", a conformação de uma patologia, as suas origens biológicas e as formas de classificação do prazer proporcionado pelo uso, são analisadas algumas das grandes questões da medicina no mundo contemporâneo, como a preservação da vida e o controle dos riscos. Além disso, tomando como linha de corte uma nova forma de abordagem ao uso de "drogas", a Redução de Danos, são discutidos, por fim, as principais divergências que opõem os médicos pesquisados, tais como as diferentes ênfases nos efeitos fisiológicos das substâncias e os limites da noção de liberdade individual. Raízes Culturais do Santo Daime . Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, USP, 1996. Sandra Lucia Goulart A tese discorre sobre a primeira religião que surge no Brasil fundada no consumo ritual do chá psicoativo ayahuasca. O trabalho se detém inicialmente numa análise de cunho histórico-social, procurando contextualizar o aparecimento, em Rio Branco, no Acre, na década de 1930, do culto hoje conhecido como Santo Daime. O estudo mostra como se formaram o corpo ritual e mítico desta religião, destacando que isto se deu por meio de um processo bastante gradual. Um dos argumentos centrais é que o antigo catolicismo popular e as tradições amazônicas de uso da ayahuasca foram as principais fontes para a elaboração do culto daimista. Num segundo momento da tese, é empreendida uma detalhada etnografia de um dos mais conhecidos grupos do Santo Daime, o CEFLURIS, criado por Sebastião Mota de Melo em meados da década de 1970. Trata-se, aí, de estabelecer um elo entre o surgimento deste grupo daimista e a crise da sociedade moderna, conforme o processo de conversão dos habitantes de grandes metrópoles parece realcionar-se a aspectos como o desencanto com a vida urbana, a idealização da natureza, a psicologização das relações sociais ou o ceticismo. Contrastes e Continuidades em uma Tradição Amazônica: as religiões da ayahuasca . Tese de Doutorado em Ciências Sociais, Unicamp, 2004. Sandra Lucia Goulart Trata-se de um estudo antropológico sobre diferentes religiões de uma mesma tradição, identificadas como cultos ayahuasqueiros, por se caracterizarem pela utilização ritual da bebida psicoativa ayahuasca, denominada igualmente de Daime ou Vegetal. O estudo realiza uma comparação entre os sistemas rituais e simbólicos das três principais religiões ayahuasqueiras brasileiras: o Santo Daime, a União do Vegetal (UDV) e a Barquinha, destacando também os conflitos entre elas e o processo de dissidências que ocorre no interior dos respectivos grupos. É um trabalho pioneiro no que concerne à comparação exaustiva destas religiões, envolvendo, simultaneamente, análises dos contextos históricos que levaram à constituição de cada uma delas e etnografias detalhadas sobre o Santo Daime, UDV e Barquinha. Além disso, realiza-se uma pesquisa ampla sobre a biografia dos fundadores destas religiões, mostrando-se como a formação cultural e a história pessoal dos líderes do Santo Daime, Barquinha e UDV foram importantes elementos na elaboração destes cultos. Ao se deter na análise dos conflitos entre as religiões ayahuasqueiras, a tese aponta também para as principais acusações acionadas entre seus adeptos. Nesse sentido, defendeu-se a hipótese de que atualmente a construção das fronteiras identitárias entre os diversos grupos desse campo religioso remete ao tema do uso de drogas ilícitas na nossa sociedade. O estudo concluiu que apesar dos conflitos e fragmentações entre as religiões ayahuasqueiras serem de fato acirrados, todas elas compartilham de um legado cultural comum, de origem amazônica, expressando assim diferentes desenvolvimentos de uma única tradição. Política e Drogas nas Américas . Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais (Relações Internacionais), PUC-SP, 2001.Thiago M. S. Rodrigues Nas primeiras décadas do século XX, o tema da interdição legal de drogas emerge no continente americano, tendo como epicentro os Estados Unidos. Os ordenamentos jurídicos passam a versar sobre a proibição de um amplo leque de substâncias que até então tinham a produção, venda e consumo liberados. As convenções internacionais sobre a matéria do controle de drogas, incitadas pelos norte-americanos, encontram ressonância nos países latino-americanos que comparecem aos encontros e ratificam as resoluções, aparelhando, assim, seus próprios códigos penais. A criminalização das drogas surge como um dos aspectos da medicalização crescente da sociedade, patrocinada pelo governo e amparada no lastro conferido por diversas práticas sociais. As leis antidrogas operam como estratégia governamental para a identificação, perseguição e reclusão de anormais , pessoas dissonantes com relação às ordens social e moral estabelecidas. Consumidores de drogas são rastreados pelo seu 'desvio moral' e pelo 'perigo sanitário' que representam, enquanto os fornecedores ilegais das substâncias proibidas, indivíduos recrutados junto às tradicionais classes perigosas (pobres, negros, minorias estrangeiras), são capturados pelas engrenagens do sistema penal. Com a explosão do consumo de drogas na década de setenta, o tráfico ilegal se potencializa, transformando-se em indústria narcotraficante. Os Estados Unidos passam a exteriorizar seu combate interno às drogas para todo o continente, inaugurando a 'guerra ao narcotráfico'. Esta guerra envolve diversos Estados latino-americanos que, ao tempo em que sofrem a pressão estadunidense para adequarem-se ao padrão de combate às drogas, se utilizam da proibição para fortalecer a governamentalidade sobre suas próprias populações, mantendo uma guerra violenta e infindável. Na mirada da guerra: conflito e política internacionais . Projeto de Doutorado em Ciências Sociais (Relações Internacionais), PUC-SP (previsão de conclusão: março de 2007). Thiago M. S. Rodrigues O binômio guerra/paz é tema chave no estudo das Relações Internacionais. O próprio nascimento desse campo de saber se deu após a Primeira Grande Guerra, nos marcos da discussão sobre a possibilidade ou não da criação de instrumentos que permitissem evitar a eclosão de novas guerras. No entanto, o debate sobre a prática da guerra e a celebração de concórdias ficou circunscrito, no âmbito das Relações Internacionais, aos limites teóricos da lógica do Estado. A guerra, todavia, é um fenômeno humano que antecede o surgimento do Estado, permanece durante os séculos de primazia da ordem estatal e dá provas de sua continuidade em tempos nos quais se discute o fim do modelo de Estado vestfaliano. Desse modo, a partir das noções foucaultianas de poder e política, pretende-se investigar as contemporâneas manifestações da guerra, entendendo-a como um fenômeno que escapa às demarcações tradicionais da ciência política e da estratégia militar para ser um acontecimento que vai além dos Estados, estando presente neles, nas relações entre eles e em outros níveis de embate. Assim, objetiva-se alcançar uma outra perspectiva para a decifração dos conflitos na atualidade que não ambicione a elaboração de paradigmas ou teorias, mas invista na problematização da guerra como uma análise em movimento. A meta maior dessa pesquisa é verificar que a compreensão das metamorfoses da guerra contemporânea tem o poder de abalar as noções basilares das Relações Internacionais que se lastreiam em noções tradicionais de guerra, paz , segurança e Estado.
COLABORADORES:Alexandre Camera Varella O objetivo da pesquisa é analisar discursos a respeito de plantas psicoativas e de seus usos por populações indígenas dos altiplanos centrais da Mesoamérica e dos Andes Centrais após a Conquista Espanhola. Através de uma seleção de crônicas produzidas entre meados do século XVI e XVII, viso observar como as substâncias e as práticas nativas são capturadas de seu contexto sócio-cultural específico, apropriadas pelos cronistas como objeto do embate moral, político e cultural que caracteriza o contexto histórico da configuração da sociedade colonial nos vice-reinados da Nova Espanha e do Peru, o que torna os psicoativos “substâncias da idolatria”. A primeira hipótese do trabalho é mostrar que havia uma tensão nas visões dos cronistas diante das práticas indígenas com psicoativos, uma linha tênue entre usos considerados “naturais” e “moderados” versus “demoníacos” e “abusivos”. A partir daí, pretendo recuperar os enunciados ambíguos dos usos de psicoativos em projeções sobre os tempos pré-hispânicos e opiniões sobre a situação colonial, pois nesses relatos de época as formas da embriaguez integrariam, paradoxalmente, práticas de corrosão social e de afirmação cultural indígenas– opiniões contrastantes que reaparecem nas análises mais atuais de cientistas sociais e historiadores. A meu ver, esta questão pode ser vista na perspectiva de compreender a polivalência e complexidade dos usos inebriantes dessas plantas e receitas peculiares no universo nativo. Assim, afirmações como “usos sagrados de alucinógenos” e “embriaguez ritual” indígenas devem ser vistas com precaução e reavaliadas como o resultado da construção de representações dos usos de substâncias psicoativas no campo da “idolatria” na América.
Ana Flávia Nogueira Nascimento A
dissertação apresenta a tentativa de compreender o fenômeno
social conhecido como movimento global do transe psicodélico,
que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o país por meio
de festividades ritualísticas centradas em um estilo musical
eletrônico – psychedelic trance – que estimula a dança
e os estados alterados de consciência. Ana Flávia Nogueira Nascimento This essay presents an attempt to a further understanding of a social phenomenon known as psychedelic trance global movement which has been gaining more and more incomers in the whole country through ritualistic festivities focused on an electronic music style “psychedelic trance” which stimulates dancing and the altered states of consciousness. This theorical discussion implicates in penetrating the gaps within empirical scientific knowledge and expresses itself through complex articulation, the manifestations of psychedelic trance festivals, which create and recreate an altered universe that involves art and psychedelic esthetics, within nature, as the backdrop for ecstatic collective experiences. The research had guidelines such as: Is there an order in such a virtually caotic atmosphere being constructed? What does this movement reflect upon current time? Which are the symbols and myths involved in this movement? Which are the beliefs and the values that guide psychedelic imagery? What needs are implicit in this new festive manifestation? What does this complex ritual express in the planetary era? The camp research was performed in a series of psychedelic trance festivals that took place in Brazil, between year 2003 and 2006. I took part as an observer in eight festivals, in which I gathered interviews and collected material. The research also encompassed the electronic net – Internet – the main means of communication used by the participants of such festivities. Débora Carvalho Pereira Gabrich As
relações comunicacionais dinâmicas presentes no
site Indymedia são analisadas pelo modelo triádico de
Karl Bühler, no qual são concedidas três funções
para a linguagem: expressão, apelo e representação. Débora de Carvalho Pereira Gabrich O surgimento de padrões ambientais que definem, no início do terceiro milênio, regras de convivência do homem com a natureza é o principal resultado do contato entre redes, como as que compõem a brasileira Grupo de Trabalho Amazônico e a transnacional WWF. Este trabalho faz uma análise semiótica dos sites destas duas redes, com o objetivo de encontrar tendências para a formação de uma visão que direciona políticas ambientais. Complementada com entrevistas, essa análise ilustra a dinâmica do movimento da informação ambiental, ou seja, quem são realmente os autores de novas informações, quais os que copiam, alteram e reproduzem, e como essa bricolagem influencia a preservação da Amazônia. São apontadas tendências para a nova ordem ambiental mundial, inferidas a partir da análise de estratégias midiáticas, que podem influenciar desde deliberações políticas, como a criação de uma lei ambiental, até, de maneira mais abstrata, na construção de um ‘percepto’, segundo Peirce, um juízo perceptivo, uma série de enunciados que determina uma visão de mundo, ou o que Keck e Sicking chamam de 'common frame of meaning'. The
appearance of environmental standards to define, at the start of the
third millennium, rules for the relationship of men with nature is the
general result of the contact between networks, like the Brazilian Grupo
de Trabalho Amazônico and the transnational WWF. This study make
a semiotic analysis about these networks, to find tendencies that shape
a political environment and guide vision. Complemented with interviews,
the research design focuses on the dynamic of the social information
movement, asking who are the ones that really make the news, who is
it that copies, transforms and reproduces it, and how defines this assemblage
define conservation action in Amazônia. In this way, we hope to
identify the new tendencies that are appearing that can influence political
deliberations like the creation of an environmental law, or abstractly
shape a perception or filter, according to Peirce, or shape a new vision
for new 'a common framework of meaning', according to Keck and Sicking.
Gabriel Tarde e a Microssociologia. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Museu Nacional/UFRJ, 1992. Eduardo Viana Vargas Reinterpretando o processo de emergência das ciências sociais na França à luz do papel que nele desempenharam autores "menores", Gabriel Tarde e a Microssociologia reintroduz, no Brasil, a teoria sociológica de Gabriel Tarde, um dos principais intelectuais do final do século XIX. Centrada na análise dos fenômenos infinitesimais e nas noções de diferença e de repetição, a sociologia das associações de Tarde, há muito obscurecida, encontra sua atualidade no modo original como problematiza os caminhos usualmente trilhados em teoria social ao reelaborar as próprias questões a serem investigadas e ao oferecer uma engenhosa trama conceitual para respondê-las. Entre a extensão e a intensidade: corporalidade, subjetivação e uso de drogas. Tese de Doutorado em Ciências Humanas: Sociologia e Política, UFMG, 2001. Eduardo Viana Vargas Esta tese versa sobre consumos de “drogas” e processos de subjetivação e corporalização. Seu objetivo é problematizar a partilha moral (médico-legal) entre usos “lícitos” e “ilícitos” de “drogas” e explicitar os critérios que fundamentam tal partilha. Para tanto, argumenta-se que “droga” é uma noção plurivalente, que, além de relativamente recente, mantém fronteiras mutantes e imprecisas com categorias vizinhas (“alimentos”, “remédios”, “venenos”, etc.); e que uma investigação epistemologicamente positiva dos usos de “drogas” deve envolver uma análise das práticas e das representações socialmente constituídas dos corpos e dos sujeitos humanos e subsidiar uma reavaliação crítica do estatuto dos sujeitos e dos corpos humanos na teoria social. A partir da interpretação de dados históricos, delineia-se uma genealogia das “drogas” no Ocidente que mostra que, embora o uso de substâncias que denominamos “drogas” remonte a tempos imemoriais, foi no contexto dos contatos entre os povos europeus e seus “outros”, tais como eles se deram nos últimos séculos da Idade Média, que as “drogas” emergiram enquanto tais; que as sociedades ocidentais têm mantido uma relação paradoxal – simultaneamente de repressão e de incitação – com os consumos de “drogas”; que essa relação constitui o que se propõe chamar de um “dispositivo das drogas”; e que, em seus efeitos visados e perversos, tal “dispositivo” é agenciado segundo diferentes critérios de avaliação e modos de experimentação da vida, os quais, sendo socialmente definidos, estão relacionados com diferentes processos de encorporação e subjetivação. A partir dos surveys realizados com amostras aleatórias de habitantes de Juiz de Fora e de estudantes da UFJF, mostra-se que praticamente todos consomem “drogas”, embora não as mesmas “drogas”, nem com a mesma freqüência; traça-se um perfil social dos usuários de “drogas” e esboça-se uma interpretação dos resultados apurados. A partir da etnografia realizada entre usuários de “drogas” de uso “ilícito” de Juiz de Fora, descrevem-se as redes de sociabilidade constituídas em torno do uso dessas “drogas” e mostra-se que, do ponto de vista dos usuários, o consumo dessas “drogas” põe em jogo processos de alteração material e simbólica da percepção que envolvem o agenciamento de modos singulares de encorporação e de subjetivação. A partir da revisão bibliográfica de trabalhos que propõem ou aplicam teoria social à análise da temática do corpo, procura-se mostrar que a tendência dominante tem sido a de tomar como ponto de partida uma grande partilha entre a materialidade dos corpos e a imaterialidade dos espíritos, concentrando-se a polêmica sobre o lado da partilha considerado determinante, e não sobre a pertinência da partilha propriamente dita; que essa partilha não é apenas de cunho epistemológico, mas é também cosmologicamente (in)formada por proposições ambivalentes sobre a natureza humana; e que o problema, inextricavelmente material e simbólico, dos consumos de “drogas” oferece um campo privilegiado para a problematização dessa partilha e sugere a necessidade de se buscarem alternativas teóricas. Por fim, argumenta-se que os diferentes usos de “drogas” configuram “modos de produção de pessoas” que privilegiariam quer a duração da vida na extensão, quer a intensidade de seus instantes, isto é, formas socialmente constituídas, entre outras mais ou menos convenientes, para agenciar modos intensivos ou extensivos de engajamento com o mundo.
Isabel Santana de Rose Neste
trabalho, a partir da análise das expressões das experiências
dos participantes do Céu da Mantiqueira, procuro levantar e definir
as principais categorias culturais envolvidas na experiência dos
processos de cura, saúde e doença para os participantes
desta comunidade e compreender estas categorias em suas relações
com os procedimentos terapêuticos grupais, buscando identificar
os modelos que motivam e sustentam estes procedimentos e categorias
culturais. Também procuro situar no contexto das relações
sociais e procedimentos terapêuticos as pessoas que trabalham
profissionalmente na área da saúde. Isabel Santana de Rose I defined the healing thematic based on interests that seem to be central for the Céu da Mantiqueira’s participants. Many events in the community’s trajectory point to the construction and reconstruction of a collective identity as a “healing center”. This identity is related to the group’s history, in interaction with the praxis of its participants. In Céu da Mantiqueira, spirituality and therapy are conceived and experienced as dimensions that are intimately related. Observing this imbrication between spirituality and therapy I identified a double movement, simultaneous and convergent, of therapeutization of spirituality and spiritualization of therapeutic procedures. Therefore, my hypothesis is that the model that supports the therapeutic procedures in Céu da Mantiqueira is that of a spiritual-therapeutic continuum. In one of its ends is the “doctrine” of Santo Daime; in the other are the therapeutic procedures and the health care professionals. The substance circulating along the continuum is formed by the values coming from both ends. These values provide support to the spiritual and therapeutic procedures. Because of the emphasis on integration between spirituality and therapy, this model differs from the dominant model in official biomedicine, based in the cartesian paradigm that separates mind and body. I think that the spiritual-therapeutic continuum model may help to comprehend the health care procedures that exist in contemporanity, in other contexts where new forms of spirituality intersect with therapeutic procedures.
José Ricardo Gallina Ao longo das últimas décadas, a sociedade brasileira vem manifestando transformações consoantes aos processos sócio-econômicos nacionais e internacionais, avanços científicos e tecnológicos, com efeitos evidentes sobre a aceitação de novos comportamentos e valores. A imprensa e as mídias são partes integrantes dessas mudanças na medida em que traduzem significativamente pensamentos de relevância social e influem na interpretação crítica dos fatos. O estudo apresenta uma leitura analítica sobre o consumo de substâncias psicoativas associado aos hábitos da população brasileira, através da pesquisa dos discursos e significantes pertinentes à questão, em sua forma manifesta veiculada pela imprensa de ampla circulação no Brasil. Um panorama reunindo artigos e reportagens dos últimos quarenta anos sobre o tema das diferentes substâncias, desde o aceitável uso popular de medicamentos, através das estratégias de mercado, até a proibição do consumo e comércio de substâncias ilícitas, procura identificar discursos e signos de oposição representativos na cultura. A análise interpreta importantes aspectos antropológicos a partir das disposições sociais em relação às substâncias de um modo geral. Recebido
e ofertado: a natureza dos hinos nos rituais do Santo Daime e seu
Santo Daime: Teoecologia e adaptação aos tempos modernos. Dissertação de Mestrado em Psicologia Social. UERJ, 2005. Maria Clara Rebel Araújo Esta dissertação
trata de uma pesquisa em Psicologia Social sobre a doutrina do Santo
Daime, religião brasileira surgida no Acre por volta de 1930,
e inicialmente seguida por imigrantes nordestinos e seus descendentes,
agricultores e seringueiros. Embora tenha ficado restrita ao Norte do
Brasil até a década 70 do século passado, desde
então o Santo Daime foi trazido para as grandes cidades brasileiras.
Em alguns casos, a adesão a esta religião é responsável
por mudanças profundas na visão de si mesmo e do mundo,
trazendo curas e ensinamentos para muitos que a procuram.
Ayahuasca: chá de uso religioso. Estudo microbiológico, observações comportamentais e estudo histomorfológico de cérebro em Murídeos (Rattus norvegicus da linhagem Wistar). Monografia de conclusão do curso de Bacharelado em Biologia, UniCEUB, 2004. Rafael Guimarães dos Santos O uso
da ayahuasca, bem como de seus análogos sintéticos e/ou
naturais, vem se expandindo pelas principais cidades de Brasil e do
mundo desde fins da década de 70 do século XX. Embora
constem de uma ampla literatura etnobotânica e antropológica,
as pesquisas biomédicas, psicofarmacológicas e neurológicas
deste poderoso psicoativo ainda carecem de estudos sistematizados. A
presente monografia tenta reunir de maneira despretensiosa várias
disciplinas potencialmente capazes de destrinchar o cipó dos
mortos. Baseado em esforços de antropologia, etnobotânica,
psicofarmacologia, psicologia, microbiologia, química e toxicologia,
este trabalho procurou realizar uma revisão bibliográfica
sobre o tema, além de pequenos ensaios piloto avaliando aspectos
da ayahuasca em ratos. Efeitos da ingestão de ayahuasca em estados psicométricos relacionados ao pânico, ansiedade e depressão em membros do culto do Santo Daime. Dissertação de Mestrado em Psicologia, UnB, 2006. Rafael Guimarães dos Santos Resumo A utilização da ayahuasca, cujo uso religioso é legitimado juridicamente no Brasil desde 1986, vem crescendo nos centros urbanos nas ultimas décadas. A despeito desta difusão, pouso se sabe sobre seus efeitos nos estados emocionais. O presente estudo investigou possíveis alterações na expressão de ansiedade, depressão e pânico em membros de uma igreja do culto do Santo Daime nos arredores de Brasília, DF. Foram aplicados questionários padronizados para avaliações de ansiedade-estado (IDATE-estado), ansiedade-traço (IDATE-traço), pânico (ESA-R) e depressão (BHS) em indivíduos que faziam uso ritual desta bebida há pelo menos 10 anos consecutivos. O estudo foi conduzido na própria igreja em nove membros do culto selecionados mediante aceitação de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os questionários foram aplicados 1 h após a ingestão do psicoativo e foi utilizado o método duplo-cego com placebo. Sob efeito da ayahuasca, os participantes exibiram estados atenuados de sinais psicométricos agudos relacionados ao pânico e à depressão. A ingestão da bebida não alterou o estado ou o traço de ansiedade avaliados pelo IDATE. Os resultados são discutidos em termos da possível utilização terapêutica da ayahuasca no pânico e na depressão. Abstract The use of ayahuasca, a psychoactive brew which has religious consumption under juridical legitimacy in Brazil since 1986, is growing in the urban centers in the last decades. Despite this diffusion, little is known about its effects in the emotional states. The present study investigated the possible modifications in the expression of anxiety, panic and depression in members of a Santo Daime church near Brasília, DF. Standard questionnaires were applied to evaluate state-anxiety (STAI-state), trait-anxiety (STAI-trait), panic (ASI-R) and depression (BHS) in participants that ingested ayahuasca in a ritual context for at least for 10 consecutive years. The study was done in the Santo Daime church, where nine members of the cult were selected through the signing of a written informed consent. The questionnaires were applied 1 h after the ingestion of the brew and a double-blind procedure with placebo control was used. Under the effects of ayahuasca, the participants showed attenuated states of psychometric acute signs relational to panic and depression. The ayahuasca ingestion did not modify the state or the trait anxiety as measured by STAI. The results are discussed in terms of the possible therapeutic utilization of ayahuasca for panic and depression. Estudo sobre o mecanismo
de ação da Ayahuasca em humanos: Rafael Guimarães dos Santos O objetivo
geral desta pesquisa é o de fornecer dados complementares O profeta e o principal. A ação política ameríndia e seus personagens. Tese de Doutorado em Antropologia Social, USP, 2005. Renato Sztutman Esta tese
parte de uma interrogação sobre a articulação,
entre os antigos Tupi da costa brasílica, entre o profetismo
e o domínio político. Para tanto, ela revisita discussões
caras à história da antropologia, como aquelas promovidas
por Pierre e Hélène Clastres, o primeiro fortemente engajado
no projeto de uma antropologia política. Cruzando os dados do
passado com as etnografias sobre povos ameríndios do presente,
esta tese propõe uma reflexão sobre a ação
política ameríndia, tendo em vista as maneiras pelas quais
podem se constituir pessoas e grupos, líderes e unidades sociopolíticas,
mas também os mecanismos que impedem, a todo o momento, que estes
se estabilizem, se enrijeçam, congelem assimetrias. Censo Cannábico: Experiências de net survey e epidemiologia on-line dos usos da cannabis no Brasil do século XXI. Projeto de Monografia de Graduação em Ciências Sociais, UFBA (previsão de conclusão: abril de 2007) Sergio M. S. Vidal O trabalho
utiliza um levantamento que cotejou dados sobre o perfil socioeconômico
de usuários de maconha e sobre seus hábitos de consumo,
a partir de questionários coletados através da Internet,
resultando numa amostra total de 5.443 pessoas. Esse levantamento -
Censo Cannábico - foi idealizado e realizado em 2004, por uma
comunidade de usuários de cannabis na Internet - www.growroom.net
- , e ainda que o alcance se limite a um universo de pessoas com acesso
à rede, foram coletadas amostras bastante heterogêneas
e significativas de diversos segmentos da população brasileira,
formando um rico banco de dados sobre aspectos relevantes e inéditos
dos variados usos que essas populações vêm fazendo
da cannabis. A proposta da pesquisa é analisar os dados desse
levantamento à luz de 3 discussões entrelaçadas:
a comparação entre o universo de brasileiros com acesso
à Internet e a amostra do Censo Cannábico; o surgimento
de novos usos e usuários no atual cenário do consumo da
cannabis; e uma análise crítica do Censo, do seu alcance,
de suas limitações e possibilidades, como método
de investigação para pesquisas sobre consumo de psicoativos,
em especial de cannabis, na sociedade brasileira contemporânea. Stella Pereira de Almeida O presente estudo teve como objetivo identificar os padrões de uso de "êxtase" na cidade de São Paulo. Os usuários foram recrutados através da técnica de amostragem snowball, também utilizada para o recrutamento do grupo controle, composto de indivíduos com estilo de vida semelhante aos primeiros, mas que nunca haviam experimentado "êxtase" (não usuários). Usuários (52) e não usuários (52) foram entrevistados quanto às características sócio-demográficas e quanto ao uso de drogas psicotrópicas; usuários também responderam questões sobre circunstâncias de uso e efeitos do "êxtase". Através da Escala de Impulsividade de Barratt e dos Inventários de Depressão de Beck e de Ansiedade Traço-Estado (IDATE-traço) foram medidas impulsividade, depressão e ansiedade de ambos os grupos. Os dois grupos apresentaram características sócio-demográficas semelhantes: a maioria pertencia à classe média, era jovem, heterossexual, solteira e com nível superior. Entre os usuários o consumo de outras drogas psicotrópicas foi expressivamente superior. Outras características mais freqüentes no grupo de usuários foram a presença de tatuagens e piercings, a frequência a "raves" e a preferência pela música eletrônica. No Inventário de Depressão de Beck os usuários apresentaram pontuação significativamente menor quanto à depressão. Os resultados das escalas de impulsividade e ansiedade não apresentaram diferenças significativas entre os dois grupos. Os padrões de uso de "êxtase" dos usuários entrevistados são semelhantes aos padrões descritos por pesquisas realizadas na Europa e em Sidney: a maioria dos usuários consome um ou dois comprimidos a cada episódio de uso, apenas nos finais de semana ou férias, mais freqüentemente na companhia de várias pessoas, em ambientes ligados ao lazer noturno, como lugares para dançar, "raves" e festas. Os comprimidos são geralmente adquiridos de amigos ou conhecidos nesses locais. A maioria dos usuários associa "êxtase" a outras drogas psicotrópicas, particularmente maconha. As características sócio-demográficas dos usuários entrevistados e seus padrões de aquisição e consumo de "êxtase" indicam um caráter pouco marginal do uso. São sugeridas estratégias de Redução de Danos caso o uso de "êxtase" seja difundido em São Paulo. The present study was aimed at identifying patterns of ecstasy (MDMA) use in the city of São Paulo. Ecstasy users were recruited through the snowball technique. Using the same technique, a control group of subjects that had never tried the drug (non users) was recruited among individuals sharing with users a similar life style. Users (N=52) and non users (N=52) were interviewed in order to obtain socio-demographic data and data of user of psychoactive drugs; users were also questionned as to the circumstances surrounding their use of the drug. Besides, levels of anxiety, depression and impulsiveness were assessed through Spielberger's IDATE Trace Inventory, Beck's Depression Inventory and Barratt Impulsiveness Scale. Both users and non users revealed similar socio-demographic characteristics: most subjects were middle class young heterosexual single men and women who had a college degree. Multiple drug using was more frequent among users than among non users. Other features that were significantly more accentuated among users than among non users were the presence of tattoos and piercings, the frequency to raves and the preference for electronic music. Beck Inventory results pointed to significantly lower depression scores among users. No differences were observed between groups in anxiety and impulsiveness scores. Ecstasy consumption patterns among users are similar to those reported in Europe and Australia: most subjects take one or two pillsper episode, during weekends or vacations, usually with company and in social gatherings such as dancings, raves and parties. The drug is predominantly acquired from friends or acquaintances in these same spots. Most users reported consuming ecstasy in combination with other psychoactive drugs, particularly marihuana. The socio-demographic features of users as well as the way they buy and consume the drug suggest that the present pattern of use is not connected to illegal or marginal activities. Harm reduction strategies are suggested in case of ecstasy's use increases and spreads among the young population of the city. Stella Pereira de Almeida O primeiro objetivo do presente estudo, de cunho metodológico, foi verificar a viabilidade da realização de uma pesquisa com usuários de ecstasy via internet. A metodologia desenvolvida para o recrutamento e coleta de dados atingiu os objetivos propostos, demonstrando-se viável e profícua, além de apresentar grandes vantagens em relação à coleta de dados presencial. O segundo objetivo foi oferecer subsídio para futuras intervenções de Redução de Danos para o uso de ecstasy. O questionário on-line foi respondido por 1.140 pessoas, primordialmente jovens, com boa formação escolar, inseridos no mercado de trabalho e/ou estudantes, pertencentes às classes socioeconômicas A e B, e poliusuários de drogas. As respostas dos participantes foram descritas estatisticamente e os dados comparados através dos testes t ou chi-quadrado, e analisados por regressão categórica (CatReg) em que se relacionaram os comportamentos de risco associados ao uso de ecstasy com as variáveis independentes relevantes. Os resultados não fundamentam a elaboração de materiais preventivos com direcionamentos específicos, seja para gêneros, para opções sexuais ou para classes socioeconômicas. Indicam, porém, locais privilegiados para a distribuição de material preventivo: ambientes de lazer noturno, festas e eventos ligados à música eletrônica, eventos como paradas comunitárias, e universidades públicas e privadas. São discutidos os principais conteúdos a serem veiculados, tendo sempre como princípio básico a transmissão de informações cientificamente comprovadas. Os dados mostram ainda que é crescente a disponibilidade de ecstasy no Brasil indicando urgência na implantação de um primeiro programa preventivo brasileiro voltado para essa droga. A acolhida e as declarações de interesse dos participantes demonstraram que o projeto inspirou confiabilidade, que existe demanda por intervenções na área e que uma proposta de Redução de Danos teria grande receptividade dos usuários de ecstasy, embora sua implantação dependa do interesse das autoridades responsáveis pela política pública brasileira em relação às drogas ilegais.
Stelio Marras
Fronteiras da Natureza: laboratórios de biotecnologia sob exame antropológico. Projeto de Doutorado em Antropologia Social (previsão de conclusão: 2008). Stelio Marras A partir de metodologia etnográfica, este projeto pretende descrever o trabalho enormemente difícil de, grosso modo, separar Natureza e Cultura nas pesquisas laboratoriais de biotecnologia genética (em São Paulo, ao menos inicialmente), voltadas para a criação de terapêuticas. Tal trabalho, ao meu ver, parece ser decisivo para o sucesso da medicina genética. Assim como se faz nos laboratórios chamados contra-placebo, estes destinados a sintetizar a molécula medicamentosa tradicional (como os comprimidos normalmente receitados pelos médicos e disponíveis no mercado), também com a genômica, ou sobretudo com ela, se busca, como uma espécie de última fronteira, o ideal da "purificação" (B. Latour) previsto no projeto da “Constituição Moderna” (idem). Para o caso em tela, entendo que essa purificação significa separar entre, de um lado, os dados variáveis (modernamente classificados como do domínio da Cultura) e, de outro, os dados estáveis (modernamente classificados como do domínio da Natureza). Ao cabo, tal esforço consiste em eliminar a subjetividade (do doente, do médico e dos tecno-cientistas de laboratório), para assim produzir uma medicina generalizável, universal e eficaz, que enfim não dependa mais dos chamados testes contra-placebo. De fato,
no horizonte da terapia genética (ainda em grande parte utópico),
o que se espera é eliminar a "má razão"
(conforme jargão dos tecno-cientistas) que sempre se instala
no "elo intermediário" (P. Pignarre), i e, entre o
fármaco e a resposta do organismo individual, razão dos
referidos experimentos contra-placebo. A genômica, enfim, atuaria
diretamente na causa das doenças, modificando ou eliminando seu
programa de funcionamento e evolução. Mas será
possível eliminar de todo a subjetividade (sempre particular
e rebelde a estabilizações) e assim naturalizar (i e,
estabilizar) os domínios arbitrários do humano? Portanto,
interessa-me descrever, nesse âmbito circunscrito da farmacogenética,
as vicissitudes de tal incrível trabalho de purificar e expandir
as fronteiras do natural no homem. O movimento cultural dos festivais de música eletrônica (título provisório). Projeto de Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro (previsão de conclusão: 2005). Tiago Coutinho A dissertação tem como principal objetivo desenvolver a análise dos símbolos oferecidos nos festivais de música eletrônica. Considerando estes festivais como um rito urbano, por possuir aspectos coletivo, comunicativo e cognitivo, analisarei como alguns elementos com forte carga simbólica se relacionam num contexto festivo e transmitem um determinado estado de êxtase ao expectador. Este estado particular viria de encontro com novos tipos de espiritualidade desenvolvidas no meio urbano, onde o indivíduo desempenharia um importante papel. A forma mais rápida e direta de alcançar este estado seria o consumo de substâncias psicoativas. Misturando num contexto festivo: lugares paradisíacos, estilo particular de música eletrônica que induz ao transe, discursos Nova Era, consumo de drogas e um mito de origem baseado no movimento Hippie dos anos 70; temos a formação de uma contexto particular onde a transmissão simbólica é feita a partir de alguns usos específicos do corpo, o principal alvo da eficácia simbólica deste rito urbano. A busca do êxtase deve acontecer a partir de alguns usos e manipulações deste elemento que são propostos pelos símbolos do evento.
Adriana Prates Orientado pelo Dr. Edson Farias, investiga a relação entre identidade e consumo, na contemporaneidade, através da análise da desconstrução do estereótipo que historicamente acompanha a homossexualidade, por meio da evocação da qualidade de bons consumidores que vêm sendo atribuída à categoria. Foi efetuado trabalho de campo no circuito homossexual de Salvador, com a finalidade de relativizar a concepção homogênea, de senso comum, da identidade homossexual, evidenciando a multiplicidade de comportamentos, práticas sexuais e identificações relacionadas ao homoerotismo. Neste âmbito empírico, foi também procurado demonstrar que o consumo é um critério de segmentação e hierarquização, e que está relacionado a modos de apropriação que vão além do que a simples posse financeira pode assegurar, remetendo a questão à dimensão cultural do consumo e a sua relação com os estilos de vida. Antonio Marques Alves Junior A presente pesquisa se ocupa do movimento pelo qual a Umbanda ganhou espaço e legitimidade dentro do Santo Daime. Sem fazer parte das proposições originais do "tronco do Mestre Irineu" (Raimundo Irineu Serra, fundador do Santo Daime), a possessão ou a incorporação nos rituais, o discurso e os cantos às entidades da Umbanda ganharam voz e significados debaixo da liderança do Padrinho Sebastião (Sebastião Mota de Melo), líder da linha conhecida como Cefluris ou Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra. Dentre as religiões ayahuasqueiras brasileiras, o Cefluris é certamente aquela que, ao expandir-se, manteve relações mais intensas com a "modernidade", e imprimiu uma estratégia de grande flexibilidade doutrinária, sendo a Umbanda talvez um dos seus maiores ícones de diferenciação com relação a linha conhecida genericamente como "Alto Santo". A pesquisa busca descrever os primeiros momentos de aproximação entre o Santo Daime e a Umbanda na década de 80 e os principais episódios que marcam a inserção progressiva de novas modalidades de ritos com influência afro -- os quais, em alguns casos, servem como espécie de 'mitos de origem' que fundamentam a narrativa umbandista no imaginário daimista. Carolina Christoph Grillo
Nesta dissertação são apresentados
os resultados de uma pesquisa de campo realizada com traficantes de
classe média do Rio de Janeiro e Niterói, com idades entre
os vinte e os trinta e cinco anos. Os dados foram colhidos através
da observação participante e de entrevistas informais
realizadas com traficantes em liberdade, dos quais a pesquisadora se
aproximou, acionando redes de relações a partir do conhecimento,
anterior à pesquisa, de vários dos informantes estudados.
As análises debruçam-se sobre os casos coletados e sobre
o discurso dos traficantes com os quais foi possível conversar,
buscando elucidar a dinâmica do mercado ilegal de drogas praticado
por jovens de classe média, bem como compreender os sistemas
de referências compartilhados pelos mesmos, desenhando gradualmente
um estilo de vida. "Fazendo
o Doze na Pista: A case study on the middle class illegal drug market".
Master of Arts in Sociology and Antropology, PPGSA/IFCS/UFRJ, 2008. Clara Novaes O presente trabalho é uma tentativa de cartografar a « experiência da ayahuasca » - planta milenar com a qual se fabrica um chá de propriedades psicoativas muito potentes e que ocupa um lugar singular no chamanismo sul-americano – em rituais ecléticos, através dos « recitos » dos seus usuários urbanos. Por meio de uma leitura Deleuzeana do inconsciente tentamos tocar conceitos como os de devir, corpo sem orgãos, corporalidade, prudência e encontro para pensar os processos de subjetivação que estão em jogo entre os que experienciam a ayahuasca. Nós abrimos igualmente um debate entre a diferença do perfil do « ayahuasqueiro » e o perfil do toxicomaníaco. A pesquisa mostrou que o uso ritual de ayahuasca, com objetivos terapêuticos ou espirituais se diferencia da maioria dos usos de drogas quotidianas e que parece existir na contemporaneidade, uma demanda ou espiritual ou de auto-conhecimento que, para alcançar sua meta, mistura as religiões ayahuasqueiras a uma grande gama de ecletismos : nova era , esoterismo, psicologia transpessoal, xamanismos, cristianismo. L'expérience de
l'ayahuasca et ses « états modifiés de conscience
». Une étude transculturelle des récits des usagers
urbains de l'ayahuasca. Une lecture à travers le concept de l'inconscient
selon Gilles Deleuze [« Ayahuasca’s experience and «
altered states of conscience ». A transcultural study of the «
récits » by urban ayahuasca users. Un reading through the
concept of the unconscious by Gilles Deleuze»]. Master in Psychoanalysis,
Psychopathology and Transcultural Clinic, Paris 13 University, 2006.
« Ayahuasca » is an millennial plant with which a tea is made holding very strong psychoactive qualities, a plant which occupies a peculiar place within south-american shamanism. This research is an attempt to make a cartography of the « experience of ayahuasca » within the eclectic rituals, by the means of the stories of 12 urban ayahuasca users. Following the theory of Deleuze on the unconscious (and his concepts of « becoming », « body-without-organs », « corporality », « prudence » and « meeting ») we will investigate the « process of subjectivation » that are at work in those who experience ayahuasca. We will open the debate between the ayahuasquero's profile and the drugaddict's profile to be able to distinguish their different existential dimensions. This inquiry has shown that the ritual use of ayahuasca, aiming a therapeutic and/or spiritual goal, is distinct of that of more common drugs, often taken in absence of any ritual. It seems that in nowadays society a spiritual request or a request of self-knowledge exists that, in order to meet his goals, will mix the ayahuasqueiras religions with a large fan of eclecticism : « New Age », esotericism, transpersonal psychology, shamanism and christianism. L'expérience de l'ayahuasca et ses « états modifiés de conscience ». Une étude transculturelle des récits des usagers urbains de l'ayahuasca. Une lecture à travers le concept de l'inconscient selon Gilles Deleuze. Master Recherche Psychanalyse, Psychopathologie et Clinique Transculturelle, Université Paris 13, 2006. Clara Novaes L'« ayahuasca » est une plante millénaire avec laquelle on fabrique un thé aux propriétés psychoactives très puissantes et qui occupe une place singulière dans le chamanisme Sud-américain. Cette recherche est un essai de cartographier « l’expérience de l’ayahuasca » dans des rituels éclectiques, à partir des récits de 12 usagers urbains. À travers une lecture deleuzienne de l'inconscient - en touchant à des concepts tels que le devenir, le corps-sans-organes, la corporalité, la prudence et la rencontre – nous recherchons les « processus de subjectivation » qui sont en jeu chez ceux qui font l’expérience de l’ayahuasca. Nous ouvrons également le débat entre le profil de l'«ayahuasqueiro» et le profil du toxicomane pour distinguer les différentes dimensions existentielles en question. La recherche a montré que l’usage rituel de l’ayahuasca, avec des buts thérapeutiques et/ou spirituels, se différencie de l’usage de drogues quotidiennes, non ritualisés; et qu’il semble exister dans la contemporaineté une demande spirituelle ou « d'auto-connaissance » qui, pour atteindre ses buts, mélange les religions ayahuasqueiras à un grand éventail d’éclectismes : « New age », ésotérisme, psychologie transpersonnelle, chamanismes et christianisme. Clarice Novaes da Mota O trabalho acadêmico para o mestrado não incluía o preparo de uma dissertação, mas sim o estudo aprofundado das seguintes disciplinas: Arqueologia, Lingüística Cultural, Antropologia Física e Antropologia Social, sendo que o título era obtido mediante aprovação nos exames finais de qualificação. Assim sendo, não tenho dissertação de mestrado. No entanto, durante este tempo trabalhei como pesquisadora assistente com o Professor Douglas Foley, da Universidade do Texas em Austin, levantando dados sobre a participação das mulheres na formação de um partido político baseado na identidade étnica. O partido era La Raza Unida, organizado por Mexicanos-Americanos do sul do Texas, e o local escolhido para a base da etnografia foi uma pequena cidade do sul do Texas onde a população era predominantemente composta por Mexicanos-americanos, embora na poca estes não estivessem envolvidos no governo local de suas cidades, que eram dominadas pela população de origem inglesa e norte-americana, sendo esta a razão para sua organização política dentro de um país com apenas dois partidos dominantes. O resultado desta pesquisa foi o livro "From peones to políticos: class and ethnicity in a South Texas Town, 1900-1987", escrito por Douglas E. Foley, Clarice Mota, Donald E. Post e Ignácio Lozano, publicado pelo Center for Mexican American Studies, University of Texas Press, com duas edições: 1977 e 1988. Clarice Novaes da Mota Duas sociedades
de descendentes indígenas - Kariri-Xocó de Alagoas e Xocó
de Sergipe - na região nordeste do Brasil servem como estudos
de caso para uma investigação antropológica que
focaliza sobre seus sistemas de coleta e padrões de utilização
de espécies botânicas. Tais sistemas estão associados
a suas práticas médicas existentes, assim como a rituais,
que são percebidos por eles como elementos fundamentais que ordenam
seu universo e mantém vitalidade e unidade cultural. Percebeu-se
que tal conhecimento e uso de plantas medicinais é fundamentalmente
semelhantes para ambos os grupos, já que muitas espécies
sendo usadas são as mesmas, para os mesmos propósitos
e de forma semelhante no preparo, práticas rituais parecidas
para a administração dos remédios e a cura dos
pacientes. No entanto, os Kariri-Xocó se relacionam com as plantas
como seres espirituais, nomeando-as de acordo com um sistema classificatório
que dá sentido a suas práticas. Mostramos aqui que há
uma relação básica sendo estabelecida entre suas
categorias sociais e suas formas de usar e relacionar-se com as plantas,
tanto lingüística como ritualmente falando. A taxonomia
Christian Frenopoulo The thesis explores the implementation of the mission of moral transformation in the Barquinha religion of the Brazilian Amazon, which is one of the Brazilian Ayahuasca Religions. The Barquinha stands apart from other Brazilian Ayahuasca Religions for its commitment to charity for non-members who approach the church seeking healing. The thesis examines the fundamental role of spirits who are incorporated into spirit-mediums during healing and teaching rituals, and also some phenomenological considerations concerning the Ayahuasca visionary experience and spirit-possession. The thesis also highlights the career of moral transformation of committed participants, who characteristically progressively engage in a penitential and devotional lifestyle and an increased commitment to assist in the healing service. Denizar Missawa Camurça Phyllomedusa bicolor (Boddaert, 1772) é um anfíbio da região Amazônica que produz uma secreção cutânea rica em peptídeos bioativos que é utilizada por povos indígenas em rituais de caça, como revigorante e na medicina tradicional. Neste trabalho, foram realizadas análises do perfil eletroforético (SDS-PAGE) das proteínas constituintes da secreção da Phyllomedusa bicolor coletada em 2004 e 2006 e da atividade antibacteriana das amostras da secreção. Foram feitas análises in vivo para avaliar o efeito local da inoculação como: formação de edema e presença de infiltrado inflamatório; e alterações sistêmicas como: contagem total e diferencial de leucócitos sangüíneos. Doses de: 0,25; 0,5; 1 e 2 mg/mL foram utilizadas para avaliar a formação de edema no modelo do coxim plantar em camundongos nos períodos de 0, 1, 2, 3, 4, 6, 8, 24 e 48 horas. Para análise histopatológica do infiltrado inflamatório, as patas foram cortadas, fixadas, seccionadas e coradas com HE. Amostras de sangue foram submetidas à contagem de leucócitos totais e diferenciais. A atividade antibacteriana foi analisada para as doses de 2,3 mg e 1,2 mg/mL da secreção antiga e 4,9; 2,4; 1,2; 0,6 e 0,3 mg/mL da secreção recente sobre Escherichia coli ATCC 8739 e Staphylococcus aureus ATCC 6538. A atividade edematogênica foi observada para todas as doses testadas, sendo que a de 2 mg causou o maior aumento na espessura da pata (71%) e diferenças significativas foram determinadas para os períodos entre 1 e 6 horas (p<0,05). Um aumento significativo no número de leucócitos totais foi observado para os períodos de 30 e 60 minutos (p<0,05), retornando aos níveis normais após 2 horas. Aumentos significativos na contagem diferencial puderam ser observados para os períodos de 15 e 30 minutos (p<0,05) tanto para linfócitos como para polimorfonucleares. Os perfis eletroforéticos das secreções coletadas em períodos diferentes indicam uma possível degradação das proteínas constituintes ao decorrer do tempo. A secreção provoca uma reação inflamatória aguda no local da aplicação com presença de infiltrado inflamatório polimorfonuclear e a presença de mastócitos e eosinófilos em pouca quantidade que caracteriza uma discreta reação de hipersensibilidade. A atividade antibacteriana da secreção foi constatada, entretanto não superou a atividade dos antibióticos utilizados no experimento. Denizar Missawa Camurça e Rosana Lucas Sérpico A ayahuasca é uma bebida preparada a partir da cocção de duas espécies vegetais nativas da floresta amazônica: o cipó Banisteriopsis caapi Morton (Malpighiaceae), que possui derivados beta-carbolínicos: harmina, harmalina e tetrahidroharmina; e as folhas do arbusto Psychotria viridis Ruíz & Pavón (Rubiaceae), contendo um derivado triptamínico, a N,N-dimetiltriptamina (DMT). Pode haver, ainda, eventualmente, a utilização de várias outras plantas na preparação da bebida. A ayahuasca é utilizada em rituais por vários grupos indígenas da Bacia Amazônica. O contato das populações não-indígenas com esses povos no Brasil resultou no aparecimento de religiões que fazem uso do chá em seus rituais, conhecidas também como “religiões ayahuasqueiras brasileiras”: o Santo Daime, a União do Vegetal e a Barquinha. Tais práticas religiosas foram regulamentadas através da resolução nº 4 do Conselho Nacional Anti-Drogas (ligado a SENAD - Secretaria Nacional Anti-Drogas), de 4 de Novembro de 2004. O Santo Daime e a UDV possuem adeptos em vários estados brasileiros e no exterior. Devido a crescente expansão desses grupos e do consumo da bebida, se faz necessário o desenvolvimento de métodos de cultivo das espécies utilizadas na sua preparação fora da região amazônica, onde atualmente ocorre um alto índice de extrativismo. Este trabalho realizou uma revisão na literatura especializada, indicando que há uma escassez de estudos botânicos específicos sobre as espécies Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis. Esses conhecimentos são de extrema importância para elaboração de técnicas de cultivo eficazes fora da região norte, buscando diminuir esse extrativismo, que já se tornou quase predatório. Também serão fornecidos, nesta pesquisa, dados sobre a origem e utilização da ayahuasca, e sobre as pesquisas médicas e farmacológicas já realizadas. Frederico Policarpo O objetivo
dessa pesquisa é analisar a maneira oficial com que o sistema
de justiça criminal lida com o usuário de drogas (lei
6368/76, art. 16). Para isso, tomo como objeto de pesquisa um programa
judicial de atenção ao usuário de drogas instituído
pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e supervisionado pela
Vara de Execuções Penais denominado de “Programa
Justiça Terapêutica da Vara de Execuções
Penais do Rio de Janeiro”. "The Therapeutic Justice Program at the Penal Executions’ Court of Rio de Janeiro State".UFF, 2007. Dissertação de Mestrado em Antropologia. Frederico Policarpo The objective
of that research is to analyze the official way with that the system
of criminal justice read with the user of drugs (law 6368/76, art. 16).
For that, I take as research object a judicial program of attention
to the user of drugs instituted by the Tribunal of Justice of Rio de
Janeiro and supervised by the Court of Penal Executions denominated
of “Therapeutic Justice Program at the Penal Executions’
Court of Rio de Janeiro State”. Guillaume Pfaus Esta pesquisa se baseia em uma critica literária, de cunho estruturalista, da obra de Eça de Queirós, e cujo âmbito é mostrar a posição central do romance O Crime do Padre Amaro no processo de afastamento do autor português das regras da escola naturalista que o leva a desenvolver progressivamente um estilo mais pessoal e mais representativo da prosa típica lusitana. Esta tese ganhou o prêmio da melhor tese de mestrado da Société des Hispanistes Français . Guillaume Pfaus Numa perspectiva teórica influenciada pela escola sociológica americana do interacionismo simbólico, essa pesquisa analisa, a partir da descrição etnográfica de um evento significativo de violência urbana em uma pequena cidade próxima de Lyon (França), assim como dos conflitos de interpretação (análise de discurso) e dos debates públicos tendo decorrido deste fato, problemas sociais antes localmente implícitos que dizem respeito à realidade de fenômenos globais que atuam na sociedade francesa, principalmente relativos aos bairros desfavorecidos dos subúrbios das cidades grandes. Guillaume Pfaus Este trabalho consiste em uma pesquisa comentada da literatura científica brasileira, que aborda o uso de droga dentro de uma perspectiva cultural e sociológica. Um cuidado especial foi destinado às descrições etnográficas deste fenômeno. Três fases históricas podem ser, particularmente, identificadas. O primeiro período se refere às obras de psiquiatras da primeira metade do século XX, caracterizadas pela presença de idéias proibicionistas, ainda que algumas delas incluam descrições empíricas que vão de encontro à ideologia da época. Durante o segundo período, marcado pela contracultura dos anos 70/80, textos de cientistas sociais traçam uma imagem do usuário de drogas, proveniente de classes sociais abastadas, sobretudo no que tange aos consumidores de maconha, o que acarreta um rompimento da estigmatização da qual eram vítimas esses usuários. Enfim, na terceira fase desse movimento literário, correspondente aos anos 90, verifica-se uma emergência de textos tratando da questão do consumo de cocaína entre as populações marginalizadas, principalmente quanto ao seu uso intravenoso, que, por definição, encontra-se associado à transmissão e difusão da Aids. E sob esse enfoque que podemos incluir o problema referente ao consumo do crack, que, assim como a Aids, está ligado à situação precária tanto no aspecto sócio-econômico quanto no cultural à que se vêem relegados os habitantes de bairros desfavorecidos como, por exemplo, as favelas brasileiras. Aos comentários e às contextualizações seguem reflexões relativas ao impacto dessas produções científicas sobre a evolução das políticas públicas em matéria de tratamento de usuários de drogas no Brasil, bem como análises sobre o papel específico da observação etnográfica na renovação dos paradigmas científicos para compreensão dos fenômenos intrínsecos ao uso de drogas no Brasil, tanto na esfera acadêmica quanto nos debates públicos organizados pelos diversos meios de comunicão. Guillaume Pfaus Essa pesquisa, com trabalho de campo em andamento, tem como âmbito a produção de elementos de conhecimento para compreender a emergência e a persistência, no bairro parisiense da Goutte d'Or, das cenas de comércio e uso de drogas, cuja visibilidade publica é, desde o fim dos anos 70, uma caractéristica marcante desse bairro popular que se encontra a proximidade de Montmartre. Pela inexistência de pesquisas sobre esse fenômeno, este ultimo constitui um mistério para os pesquisadores et profissionais da toxicomania da capital francesa : como uma situação que provoca debates publicos intensos pôde permanecer durante mais de três décadas, e continua permanecendo numa cidade tão rica, turistica e portanto muito controlada, isso apesar das inumeras ações publicas preventivas, repressivas, de redução de danos e de restruturação urbana que foram desenvolvidas durante esses ultimos anos nesse territorio ? Nossa pesquisa, fundada, metodologicamente, numa observação empirica de tipo etnografico, e, teoricamente, numa analise das divergências e negociações morais herdada da ethnologia urbana iniciada por G. Simmel e desenvolvida pela Escola de Chicago (R. Park, E. Burgess, L. Wirth etc.), e do interacionismo simbolico que prolongou essa corrente téorica (E. Hughes, E. Goffman, H. Becker), prentende descrever, como o fez Ph. Bourgois a respeito do mercado e consumo de crack em East Harlem ( In search of respect ), as condições macroeconômicas e macrosociais, assim como as logicas culturais locais e individuais que contribuiram e contribuem ainda à persistência do fenômeno estudado. Nossa hipotese é que a dicotomia sociedade global / marginalidade limita a possibilidade de compreensão do tema da pesquisa, que deve ser aprehendido do ponto de vista das relações diversas que essas duas categorias mantêm entre si, sendo que a margem so pode ser definida en relação à um centro. Revertendo as posições, colocaremos as margems observadas no centro da pesquisa, e seremos atentos às pontes que as relacionam com a sociedade global. Alem
disso, na medida em que o bairro da Goutte d'Or é o territorio
na França onde o abuso de drogas num quadro de grande pobreza
e marginalidade é o mais significativo, essa pesquisa pretende
abordar questões mais gerais sobre as evoluções,
ao nivel nacional, tanto do uso de drogas que das intervenções
publicas implementadas relativas à esse fenômeno social. Isabela Oliveira A dissertação explora as transformações cognitivas e sociais que estão sendo mediadas pela progressiva expansão dos hipertextos no âmbito da rede mundial de computadores, a Internet. O hipertexto, base lógica e informacional da Internet, é a expressão desse novo texto, já preconizado pela teoria crítica literária francesa. Nele, vários textos se conectam gerando um texto maior cujo significado é definido pelo caminho de leitura realizado pelo leitor. Esse fenômeno faz parte parte de uma ampla mudança social que busca ser compreendida como um evento paradigmático dentro da passagem da modernidade para a pós-modernidade, de uma cultura baseada no livro impresso para uma cultura hipertextual. Por fim, a dissertação analisa as mudanças do papel da comunicação e do comunicador diante dessa nova realidade e como as comunicações mediadas por computador tem transformado substancialmente a produção e disseminação de informação. Hypertext:
the universe in expansion. Master thesis in Social Communication, UnB,
1999. Isabela Oliveira A tese analisa a constituição do significado atual da bebida Ayahuasca dentro da religião Santo Daime, onde ela é considerada, por grande parte de seus adeptos, como um sacramento eucarístico cristão cujo sentido se explica por meio do conceito de Juramidam. De maneira simplificada, para os daimistas, Juramidam é conceito que se refere tanto ao nome espiritual do fundador da religião – o Sr. Raimundo Irineu Serra – quanto a uma série de outras representações, como a idéia de uma segunda vinda de Cristo a Terra, e uma manifestação atual do Espírito Santo. O trabalho analisa a ressignificação da Ayahuasca no contexto da religião daimista, analisando o processo histórico, social e cultural de construção de significados que fundamenta esta religião. Tendo em vista o fato de que o Santo Daime é um grupo de cultura essencialmente oral, analisou-se o conteúdo das narrativas orais mais importantes presentes na religião e também as histórias de vida de seus participantes, especialmente de seu fundador. Santo Daime: a living sacrament, a religion in-progress. PHD dissertation in History, UnB, 2007. Isabela
Oliveira Jardel Fischer Loek O
trabalho teve como objetivo realizar uma etnografia de um grupo de Narcóticos
Anônimos a fim de analisar os processos de estigmatização
e de rotulação que sofrem os usuários de drogas
ilícitas na sociedade contemporânea. A coleta de dados
foi realizada a partir da observação participante nas
reuniões de um grupo específico da cidade de Londrina
(PR) e da elaboração de um caderno de campo. Os resultados
indicam que os Narcóticos Anônimos, ao se utilizarem de
um conceito próprio para designar a dependência química
– adicção – e classificá-la como uma
doença incurável, acabam por produzir uma situação
ambígua: conseguem, dentro dos limites do grupo, igualar todos
os membros a partir deste conceito, o que minimiza a responsabilidade
da dependência ou pelo menos minimiza as acusações
e a moralização da dependência; mas, por outro lado,
acaba por marcá-los como doentes incuráveis em relação
às drogas, o que contribui para a manutenção do
estigma. Analisou-se também como as reuniões funcionam
como um processo ritual para inserção de novos membros
e para a manutenção da recuperação dos mais
antigos. Dada a convencionalidade e redundância das ações
e das palavras apresentadas, as reuniões do NA atuam como modelos
de ação a serem lembrados e reforçados. Leandro Okamoto da Silva O objeto da dissertação é a peia , uma categoria central dos rituais e imaginário daimistas. Ela é entendida pelos fiéis como um "castigo" aplicado pelo próprio daime - tido como um "ser divino" - sobre os indivíduos que não estejam de acordo com os mandamentos contidos na doutrina daimista. Esse castigo pode se dar de formas variadas: desde vômitos e diarréias até tonturas e visões de grande intensidade emocional ("mirações"). A peia também é entendida como um elemento fundamental no processo de cura, funcionando como "apuradora" dos carmas e dívidas do sujeito. Via de regra a peia leva à uma "tomada de consciência" sobre o "erro cometido", propiciando uma melhor compreensão da própria história de vida, e está intimamente associada ao código moral contido nos cantos sagrados dos fiéis. A
obra é composta de duas partes principais. A primeira, entitulada
Andanças do povo de Juramidam , foca o processo de surgimento
e desenvolvimento do culto, a partir de uma leitura histórica
e antropológica, desde fins do século XIX até fins
do século seguinte, período que marca a expansão
de uma das dissidências do grupo original e seu conseqüente
processo de institucionalização. A segunda parte, A
peia veio para apurar , trata da peia propriamente dita. O fenômeno
foi estudado a partir de suas interpretações nativas principais,
isto é, a idéia da peia como um "castigo" e o seu entendimento
como uma "apuração" física e espiritual. Buscamos
averiguar as implicações da peia, assim como as significações
dadas à mesma, a partir de relatos coletados em entrevistas pessoais
e pela participação ativa do pesquisador nos rituais durante
quase todo o período da pesquisa. A peia foi analisada, por um
lado, como um fenômeno socialde natureza essencialmente coercitiva
e, por outro, como uma experiência pessoal de caráter "libertador".
Acreditamos que sua real essência, nos limites que a pesquisa
impõe, encontra-se no limiar entre as duas dimensões analisadas,
a social e a individual ou, nos termos da pesquisa, entre o "relho"
(castigo) e a "limpeza" (apuração).
Luana Malheiro Esta pesquisa tem como objetivo a produção de conhecimento critico de base socioantropológica sobre práticas empíricas em cenas de uso de crack, a partir do acompanhamento da população assistida pelo projeto ARD-FC em duas micro-áreas do distrito sanitário do Centro Histórico que possui prevalência de pessoas que usam crack. Á guisa destes objetivos, pretendo também iniciar o debate sobre a inacessibilidade a serviços de atenção básica entre pessoas que usam drogas, tendo em vista que o trabalho realizado pelos redutores de danos no âmbito da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC) é muitas vezes o único meio de acesso a saúde que estes indivíduos relatam. Estes conhecimentos serão desenvolvidos a partir da observação de rituais sociais de uso de crack, e tem como finalidade a formulação de estratégias preventivas na perspectiva da redução de danos. Estas estratégias pretendem ser pautadas nas necessidades sócio-culturais dos indivíduos estudados. Para isso algumas questões de pesquisa se colocam no desenrolar do trabalho de campo: Como os agentes estudados constroem a "cultura de uso" do crack? Como se dá o acesso a saúde entre estes indivíduos? É possível pensar em estratégias de redução de danos a partir do contexto de uso?
Luana
Malheiro
Manuel Villaescusa El objetivo
de esta investigación es estudiar el uso de ayahuasca entre los
participantes en rituales organizados en Londres por el Santo Daime,
una organización religiosa originaria del Brasil. La ayahuasca
es una preparación psicoactiva vegetal que ha sido usada con
fines espirituales y de sanación por los nativos del Amazonas
desde su prehistoria. A principios del siglo pasado, una organización
religiosa basada en el uso de ayahuasca apareció en Brasil: el
Santo Daime. Es ahora una organización reconocida con miles de
miembros, y se ha ido expandiendo durante las últimas décadas
por el mundo occidental, incluyendo el Reino Unido. El objetivo de este
estudio es alcanzar una mayor comprensión de los efectos psicológicos
en occidentales de participar en estos rituales amazónicos. Mi
intención es identificar y analizar, usando métodos de
investigación cualitativos y una perspectiva psicológica
humanista, posibles aspectos psicoterapéuticos presentes en los
rituales del Santo Daime. An exploration of psychotherapeutic aspects of Santo Daime ceremonies in the UK. MSc in Humanistic Integrative Psychotherapy, Middlesex University, 2002. Manuel Villaescusa This research explores the experience of participants in rituals organized by the Santo Daime, a Brazilian religious organization. These rituals involve the use of Ayahuasca, an Amazonian psychoactive brew traditionally used as a healing medicine in South America. The study used semi-structured interviews to explore the thoughts and attitudes of six participants of Santo Daime rituals in the UK. The findings highlight a number of themes addressed in the discussion as follows:
Recommendations and considerations about the psychotherapeutic potential of Ayahuasca rituals will be offered to support the integration of this traditional healing medicine in Western psychotherapy practice.
Marcelo S. Mercante Esta se trata de uma dissertação onde é feito um levantamento preliminar das condições atuais dos Manchineri, povo de língua Arawak (sub-andinos) que habita o sul do Estado do Acre, Brasil. O trabalho de campo envolveu dois grupos em localidades distintas: a Terra Indígena Mamoadate e o Seringal Guanabara, este dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes. Os Manchineri são então situados no espaço hoje: onde estão, quantos são, como estão, para depois encaixá-los no tempo, traçando um perfil histórico e etnohistórico deste povo. A seguir faço uma relação dos mitos e o que chamo de histórias mitificadas, uma tentativa de sobrepor memória, universo simbólico e história, compondo um campo para que seja entendido com maior precisão a amplitude que os acontecimentos atingiram no imaginário Manchineri. Forma-se um quadro para que sejam traçadas algumas perspectivas de como estão os Manchineri hoje e qual o relacionamento deles com seus demais vizinhos e com eles mesmos.
A Seringueira e o Contato: Memória, Conflitos, Situação Atual e Identidade dos Manchineri no Sul do Acre. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, UFSC, 2000. Marcelo S. Mercante This is a dissertation where is made a preliminary survey of the actual conditions of Manchineri (Arawak, sub-Andean) a group of Amazonian Indians who inhabit the south of Acre State, Brasil. The fieldwork was made in two distinct localities, the Terra Indígena Mamoadate and the Reserva Extrativista Chico Mendes. The Manchineri are first of all placed on their space today: where, how many and how they are. On second place they are situated on time, constructing their historical and etno-historical characteristics. And then it is made a relationship of myths and what I call mythic histories, a tentative to link memory, symbolic universe and history, trying construct a field to understand more precisely the dimension that historical facts occupy in Manchineri's imaginary. All of it compound the frame into where some perspectives of how the Manchineri are today are draw, and how it is their relationship with neighbors and with themselves. Marcelo S. Mercante This dissertation undertook to investigate the hypothesized interdependent nature of subjective and objective elements of conscious experience within a spiritual context. This was done by studying the spontaneous mental imagery (the mirações) of people under treatment in the Centro Espírita Obras de Caridade Príncipe Espadarte (the Center). The Center is a congregation of the Barquinha, a Brazilian syncretic religious system that uses the psychoactive beverage Ayahuasca (locally called Daime) as a sacrament. The ethnographic method, via experiential observation of the religious and symbolic universe of the Center, was used for investigating the Center’s history, the healing techniques implemented during rituals, the concepts of healing and sickness among healers and patients, and the relationship between mirações and the healing process. Several narratives about mirações and healing experiences were collected on site, and five were analyzed more carefully. The conjunction of ingestion of Daime and the participation in the ceremony appeared to reliably promote the occurrence of the mirações. These were considered by the participants as a process of inner perception, the moment when different entities (physical body, thoughts, feelings, culture, emotions, mind, soul, spiritual space, etc.) become connected within their conscious awareness. The experience of mirações was considered to be the source of healing. At the Center, sickness is considered to have a spiritual source, being understood as an unbalance of forces. Healing is considered to be accomplished when one puts oneself into a hypothetical “current of healing energy” that is felt during the ceremonies. Mirações mediated and made conscious a coherent and workable whole that encompassed the ritual, the Daime, the processes of self-transformation/knowledge/ exploration, elements of the individual’s consciousness and physiological condition, and factors in a spiritual space. Mirações were believed to occur in a non-physical although very objective spiritual space, one believed to be shared by participants in the ceremonies. This spiritual space is thought to be non-material and multi-dimensional, nesting and informing the material world. This spiritual space is perceived as basic, generating dispositions, intentions, and meanings, and as containing within it the physical and psychological levels of existence. The exploration of that space during a ceremony was considered to accelerate one’s spiritual development. Imagens de Cura: imagens mentais espontâneas e processos de cura na Barquinha, um sistema religioso da amazônia brasileira. Tese de Doutorado em Ciências Humanas. Saybrook Graduate School and Research Center, 2006. Marcelo S. Mercante Nesta dissertação investigo a hipótese de uma natureza interdependente dos elementos subjetivos e objetivos de experiências conscientes dentro de um contexto espiritual. Isto foi feito através do estudo das imagens mentais espontâneas (as mirações) de pessoas em tratamento no Centro Espírita Obras de Caridade Príncipe Espadarte (o Centro). O Centro é uma congregação da Barquinha, um sistema religioso sincrético brasileiro onde a bebida psicoativa Ayahuasca (localmente chamada Daime) é utilizada como um sacramento. O método etnográfico, através da observação experiencial do universo religioso e simbólico do Centro, foi usado para investigar a história do Centro, as técnicas de cura utilizadas durante os rituais, os conceitos de cura e doença entre curadores e pacientes, e a relação entre as mirações e os processos de cura. Algumas narrativas sobre as mirações e as experiências de cura foram coletadas, e cinco delas foram analisadas mais cuidadosamente. A conjunção da ingestão do Daime e a participação nas cerimônias parecem promover efetivamente a ocorrência das mirações. Estas foram consideradas pelos participantes na pesquisa como um processo de percepção interna, o momento quando diferente entidades (corpo físico, pensamentos, sentimentos, cultura, emoções, mente, alma, espaço espiritual, etc.) são conectados dentro da consciência. A experiência das mirações foram consideradas como a fonte da cura. No Centro, as doenças são consideradas como tendo uma fonte espiritual, sendo entendidas como um desequilíbrio de forças. Cura é considerada como sendo efetivada quando a pessoa doente se coloca dentro de uma hipotética “corrente de energia curadora” que é sentida durante as cerimônias. As mirações mediam e tornam conscientes um todo coerente e trabalhável que engloba o ritual, o Daime, os processos de auto-transformação/conhecimento/exploração, elementos da consciência individual, condições fisiológicas, e fatores do espaço espiritual. Acredita-se que as mirações ocorrem em um espaço espiritual não-físico, ainda que bastante objetivo, que se acredita que seja compartilhado pelos participantes nas cerimônias. Este espaço espiritual é visto como não-material e multi-dimensional, englobando e formatando o mundo material. Este espaço espiritual é percebido como básico, gerando disposições, intenções, e significados, e contendo dentro de si os níveis físicos e psicológicos da existência. A exploração deste espaço durante as cerimônias foi considerado como algo capaz de acelerar o desenvolvimento espiritual das pessoas. Marcelo S. Mercante A bebida psicoativa conhecida, entre vários nomes, como Ayahuasca, vem sendo consumida por povos indígenas em toda região amazônica por mais de 4000 anos. O princípios ativos mais importantes nesta beberagem são as beta-carbolinas, oriundas do cipó Banisteriopsis caapi, e a dimetiltriptamina (DMT), oriunda das folhas de Psychotria viridis. Ambas as substâncias atuam sobre o nível de serotonina no cérebro. A partir da década de 1930 a ayahuasca passou a ser utilizada como sacramento principal de três sistemas religiosos brasileiros, a Barquinha, o Santo Daime, e a União do Vegetal. A ayahuaca também vem sendo utilizada de diversas outras formas, dentre as quais, terapeuticamente. O uso ritual da ayahuasca teria como resultado uma psicointegração dos sistema nervoso. Uma das características mais marcantes do efeito do uso da ayahuasca dentro de um contexto ritual/ritualizado (considerando aqui que mesmo quando utilizada terapeuticamente, este uso mantem uma certa ritualização) é a presença de visões, mais comumente chamadas de mirações, ou, como qualificadas neste estudo, imagens mentais espontâneas. Desde 1999 o grupo denominado Ablusa vem utilizando a ayahuasca em rituais especificamente voltados para moradores de rua na cidade de São Paulo, visando assim auxiliar na melhora da qualidade de vida deste grupo. O objetivo desta pesquisa é, assim, explorar as relações entre as mirações experienciadas por participantes dos rituais com ayahuasca promovidos pela Ablusa que se identifiquem como tendo problemas no uso de álcool e/ou outras substâncias e possíveis modificações nos hábitos no consumo de álcool e/ou outras substâncias. Esta relação é extremamente complexa, como, por exemplo, pode-se ver nos resultados apresentados em na minha tese de doutorado em relação aos vários fatores envolvidos na função e origem das mirações. Claramente, esta é uma área em que, dada a abrangência do tema, nessecita ser muito mais explorada. Espera-se assim que os dados aqui levantatos possam servir de base para futuras pesquisas em áreas como estudos da consciência, psicologia, sociologia, neurologia/neurofisiologia, e medicina.
A study concerning the therapeutic use of Ayahuasca for homeless people of the city of São Paulo. Post-Doctoral research project, UFSC (anticipated conclusion: February, 2008). Marcelo S. Mercante The psychoactive beverage known as Ayahuasca have been used for at least 4000 years by the native people of the Amazon. The main active chemicals present in that drink are the beta-carbolines, from the vine Banisteriopsis caapi, and imethyltryptamine (DMT), from the leaves of Psychotria viridis. Both substances act on the serotonin level in the brain. Since the 1930’s Ayahuasca started to be used as a sacrament by three Brazilians religious systems, the Santo Daime, the Barquinha, and the União do Vegetal. Ayahuasca have been also used in many different ways, including therapeutically. The ritual use of Ayahuasca would cause a psychointegration of the nervous system. One of the main characteristics of the effects of Ayahuasca within a ritual context (considering that even when the use is therapeutic the ritual is kept) is the presence of spontaneous mental imagery, called mirações. Since 1999 a group called Ablusa have been using Ayahuasca during ritual specially designed for homeless people of São Paulo, in order to help them to improve the general quality of their lives. The main objective of this research is, then, to study the relationship between the mirações experienced by the participants of the ritual promoted by Ablusa (who identify themselves as having problems with the use of alcohol and/or other substances) and the modification of habits of the use of alcohol and other substances. This relationship is extremely complex, as, for example, I could shown in my PhD dissertation, due the many elements present on the function and origin of mirações. This is an area that, due the broadness of the theme, needs to be explored more deeply. Maria de Lourdes da Silva O trabalho analisa o processo de construção do imaginário que legitimou a criminalização das substâncias de natureza tóxico-entorpecente entre a última década do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX na cidade do Rio de Janeiro. Descrevendo o cenário de convivência com as drogas na sociedade carioca no período, a pesquisa procura destacar como a diferença social matiza diversidades nos hábitos de consumo de diferentes drogas. Por outro lado, a consolidação do campo do saber médico em oposição a tradicional medicina popular restringe a ação curativa aos iniciados nos domínios da ciência médica. Fruto da ação direta das potências mundiais, sobretudo Inglaterra e Estados Unidos, a criminalização dos entorpecentes entre nós representou o definitivo alinhamento ao modelo econômico imposto por estas potências. Maria de Lourdes da Silva O objeto desta pesquisa são as práticas sociais relacionadas às drogas empreendidas pelos moradores da cidade do Rio de Janeiro entre 1921 e 1938 (período entre a sanção da primeira lei de drogas e a segunda). O objetivo é compreender como a sociedade carioca de então passou a se relacionar com as drogas a partir do momento em que elas se tornaram ilegais. Procurando descrever as práticas policiais, os discursos médicos e os ambientes onde se disseminava a vida boêmia e literária da cidade, a investigação visa analisá-los e cotejá-los a fim de resgatar a dinâmica própria ao contexto e verificar o impacto destas práticas na simbologia das drogas que se configurava no imaginário social. Perpassando duas décadas de orientações políticas completamente distintas da história brasileira, as décadas de 1920 e 1930, a pesquisa se debruça sobre as implicações destas orientações na cultura das drogas desenvolvida desde então procurando observar como, por um lado, as instituições oficiais forjavam seus instrumentos de controle e repressão e, por outro, a população interagia (reagia, interpretava e negociava) com este aparato. Matthew Meyer
Matthew Meyer Pretende-se fazer trabalho de campo em Rio Branco, Acre, sobre a ligação entre política da cultura e experiência ritual em um centro de Santo Daime do "Alto Santo". Osvaldo Fernandez Essa pesquisa procurou desvendar e circunscrever o universo da prática de injeções e sua inserção na cultura das drogas, com o objetivo de compreender as complexas relações entre o uso de drogas endovenosas e a expansão da AIDS em São Paulo. A etnografia urbana foi realizada no centro da cidade de São Paulo, particularmente na chamada "boca" - no território da droga e da prostituição. Nas entrevistas procuramos abordar o histórico de consumo, a vida sexual, as mudanças comportamentais frente a ameaça da AIDS, assim como os rituais de injeções e o compartilhar de seringas. A dissertação começa com a contextualização do aparecimento da AIDS, dos seus grupos de risco, o impacto epidemiológico e suas metáforas. O segundo capítulo descreve a pesquisa de campo, a história de vida dos entrevistados e seus depoimentos. O terceiro capítulo aborda a genealogia da prática de injeções, os rituais de preparo e consumo, as formas de experimentação e os controles informais de uso. Finalmente, a última parte expõe resumidamente as informações sobre o universo do uso de drogas endovenosas, sistematizando os resultados dessa pesquisa com dados quantitativos já conhecidos. Os resultados permitem construir diferentes padrões de uso da droga endovenosa, que mostram graus diferenciados de risco à expansão da AIDS. Osvaldo Fernandez O trabalho reflete a experiência relatada por consumidores de cocaína e anos de observação etnográfica de diferentes redes de usuários de cocaína da Grande São Paulo. Foram observados três "territórios" (Perlonguer, Guatari e Rolnik), redes de consumidores de cocaína, dos estratos médios, de diferentes faixas etárias e orientações sexuais. A partir de observações etnográficas foram selecionados informantes-chave desses universos. Os usuários de cocaína são formados por homens e mulheres, jovens e adultos, de diferentes orientações sexuais. Os territórios, manchas e circuitos (Magnani) pesquisados são de: universitários (perdizes), homossexuais (Pça República, Consolação, B.Vista e Jardins) e “internos” de uma casa de apoio (LAR) à usuários de drogas com HIV/AIDS. Empregamos o uso de caderno de campo, entrevistas semi-estrturadas, com roteiro de perguntas, gravadas e com duas horas de duração. Foram usadas escalas para quantificar e qualificar as respostas dos entrevistados acerca do tipo de conhecimento fornecido sobre vários temas: padrões de uso, conseqüência, disponibilidade da droga, reações da comunidade ao uso de cocaína, mudança recentes nesse universo e dados sócio-demográficos. A etnografia focaliza cenas de uso de drogas, várias dinâmicas de sociabilidade em torno do consumo, territórios e redes de usuários, mas principalmente os usos do corpo, performances de gênero e estilos de vida. Essa pesquisa procura conhecer o ethos dos usuários contatados, o histórico dos consumidores, relacionando com uma perspectiva de gênero, curso de vida e classe social. O material coletado permite estabelecer uma estreita relação entre consumo de cocaína e o ethos das masculinidades (Connell e Butler). Renato Sztutman Esta dissertação
consiste em um estudo sobre manifestações rituais e comunicação
interlocal na Amazônia indígena. Parte de um exemplo colhido
no Médio e Alto Oiapoque (fronteira do Brasil com a Guiana Francesa),
entre os Waiãpi, para enveredar em uma discussão mais
ampla, buscada na literatura etnológica da região das
últimas três décadas. Sua atenção
está voltada, sobretudo, às festas de caxiri (bebida fermentada
de mandioca), como são chamadas na região sudeste das
Guianas. Tom Valença Nos debates
acadêmicos e nas difusões midiáticas sobre a problemática
das drogas, tende-se a centralizar a abordagem na relação
entre tráfico, violência e exclusão, muitas vezes
naturalizando as drogas como um fator de desequilíbrio na configuração
sociocultural contemporânea. Tal perspectiva releva menos o discurso
emitido do lugar do usuário, que seu papel como elo mais vulnerável
da rede de consumo – principalmente sendo o comércio das
drogas ilícitas o mais rentável do mercado. Se, ao reificar
a relação entre drogas e ilícito, estigmatiza-se
a identidade e as marcas distintivas do usuário, este projeto
objetiva investigar o discurso identitário que perpassa as representações
do usuário estando ele afastado da violência e da exclusão
enquanto consumidor. Wladimyr Sena Araújo Na década de 30, um movimento religioso foi formado no estado do Acre. Era a emergência de um grupo religioso que fazia o uso da ayahuasca, espécie de bebida enteógena, em seus rituais. O precursor deste movimento foi Raimundo Irineu Serra que fundou o CICLU (Centro de Iluminação Cristã Luz Universal). Nas décadas posteriores novas linhas religiosas surgiram, como foi o caso do Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz, criado na década de 40 em Rio Branco e da União do Vegetal, instituída na década de 60 em Rondônia. O objetivo desta dissertação de mestrado foi o de construir uma etnografia acerca do Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz, designada popularmente de Barquinha. A Barquinha foi fundada no ano de 1945, situa-se hoje no bairro de Vila Ivonete e, desde sua fundação sofreu uma série de modificações em sua história, na cosmologia e nas performances rituais apresentadas. Wladimyr Sena Araújo A pesquisa se detém na análise comparativa entre dois grupos da religião ayahuasqueira conhecida como Barquinha: o Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz e o Centro Espírita Luz, Amor e Caridade, ambos situados em Rio Branco, no Acre. O objetivo do estudo é empreender uma analogia entre os dois centros, contrastando suas formas rituais e seus principais elementos cosmológicos e, ao mesmo tempo, analisando os distintos processos históricos que levaram as suas respectivas formações. Sena Araújo opta por pesquisar estes centros porque eles são os mais antigos da religião Barquinha, que mescla o uso do chá psicoativo ayahuasca a crenças e práticas típicas de cultos afro-brasileiros, como a Umbanda.
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