Teses dos Colaboradores Se preferir navegar separadamente
pelas seções, clique em: Alexandre Camera Varella O
objetivo da pesquisa é analisar discursos a respeito de plantas
psicoativas e de seus usos por populações indígenas
dos altiplanos centrais da Mesoamérica e dos Andes Centrais após
a Conquista Espanhola. Através de uma seleção de
crônicas produzidas entre meados do século XVI e XVII,
viso observar como as substâncias e as práticas nativas
são capturadas de seu contexto sócio-cultural específico,
apropriadas pelos cronistas como objeto do embate moral, político
e cultural que caracteriza o contexto histórico da configuração
da sociedade colonial nos vice-reinados da Nova Espanha e do Peru, o
que torna os psicoativos “substâncias da idolatria”.
A primeira hipótese do trabalho é mostrar que havia uma
tensão nas visões dos cronistas diante das práticas
indígenas com psicoativos, uma linha tênue entre usos considerados
“naturais” e “moderados” versus “demoníacos”
e “abusivos”. A partir daí, pretendo recuperar os
enunciados ambíguos dos usos de psicoativos em projeções
sobre os tempos pré-hispânicos e opiniões sobre
a situação colonial, pois nesses relatos de época
as formas da embriaguez integrariam, paradoxalmente, práticas
de corrosão social e de afirmação cultural indígenas–
opiniões contrastantes que reaparecem nas análises mais
atuais de cientistas sociais e historiadores. A meu ver, esta questão
pode ser vista na perspectiva de compreender a polivalência e
complexidade dos usos inebriantes dessas plantas e receitas peculiares
no universo nativo. Assim, afirmações como “usos
sagrados de alucinógenos” e “embriaguez ritual”
indígenas devem ser vistas com precaução e reavaliadas
como o resultado da construção de representações
dos usos de substâncias psicoativas no campo da “idolatria”
na América. Ana Flávia Nogueira Nascimento A
dissertação apresenta a tentativa de compreender o fenômeno
social conhecido como movimento global do transe psicodélico,
que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o país por meio
de festividades ritualísticas centradas em um estilo musical
eletrônico – psychedelic trance – que estimula a dança
e os estados alterados de consciência. Ana Flávia Nogueira Nascimento This essay presents an attempt to a further understanding of a social phenomenon known as psychedelic trance global movement which has been gaining more and more incomers in the whole country through ritualistic festivities focused on an electronic music style “psychedelic trance” which stimulates dancing and the altered states of consciousness. This theorical discussion implicates in penetrating the gaps within empirical scientific knowledge and expresses itself through complex articulation, the manifestations of psychedelic trance festivals, which create and recreate an altered universe that involves art and psychedelic esthetics, within nature, as the backdrop for ecstatic collective experiences. The research had guidelines such as: Is there an order in such a virtually caotic atmosphere being constructed? What does this movement reflect upon current time? Which are the symbols and myths involved in this movement? Which are the beliefs and the values that guide psychedelic imagery? What needs are implicit in this new festive manifestation? What does this complex ritual express in the planetary era? The camp research was performed in a series of psychedelic trance festivals that took place in Brazil, between year 2003 and 2006. I took part as an observer in eight festivals, in which I gathered interviews and collected material. The research also encompassed the electronic net – Internet – the main means of communication used by the participants of such festivities. Débora Carvalho Pereira Gabrich As relações comunicacionais dinâmicas presentes no site Indymedia são analisadas pelo modelo triádico de Karl Bühler, no qual são concedidas três funções para a linguagem: expressão, apelo e representação. Débora de Carvalho Pereira Gabrich O surgimento de padrões ambientais que definem, no início do terceiro milênio, regras de convivência do homem com a natureza é o principal resultado do contato entre redes, como as que compõem a brasileira Grupo de Trabalho Amazônico e a transnacional WWF. Este trabalho faz uma análise semiótica dos sites destas duas redes, com o objetivo de encontrar tendências para a formação de uma visão que direciona políticas ambientais. Complementada com entrevistas, essa análise ilustra a dinâmica do movimento da informação ambiental, ou seja, quem são realmente os autores de novas informações, quais os que copiam, alteram e reproduzem, e como essa bricolagem influencia a preservação da Amazônia. São apontadas tendências para a nova ordem ambiental mundial, inferidas a partir da análise de estratégias midiáticas, que podem influenciar desde deliberações políticas, como a criação de uma lei ambiental, até, de maneira mais abstrata, na construção de um ‘percepto’, segundo Peirce, um juízo perceptivo, uma série de enunciados que determina uma visão de mundo, ou o que Keck e Sicking chamam de 'common frame of meaning'. The appearance of environmental standards to define, at the start of the third millennium, rules for the relationship of men with nature is the general result of the contact between networks, like the Brazilian Grupo de Trabalho Amazônico and the transnational WWF. This study make a semiotic analysis about these networks, to find tendencies that shape a political environment and guide vision. Complemented with interviews, the research design focuses on the dynamic of the social information movement, asking who are the ones that really make the news, who is it that copies, transforms and reproduces it, and how defines this assemblage define conservation action in Amazônia. In this way, we hope to identify the new tendencies that are appearing that can influence political deliberations like the creation of an environmental law, or abstractly shape a perception or filter, according to Peirce, or shape a new vision for new 'a common framework of meaning', according to Keck and Sicking. Gabriel Tarde e a Microssociologia. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Museu Nacional/UFRJ, 1992. Eduardo Viana Vargas Reinterpretando o processo de emergência das ciências sociais na França à luz do papel que nele desempenharam autores "menores", Gabriel Tarde e a Microssociologia reintroduz, no Brasil, a teoria sociológica de Gabriel Tarde, um dos principais intelectuais do final do século XIX. Centrada na análise dos fenômenos infinitesimais e nas noções de diferença e de repetição, a sociologia das associações de Tarde, há muito obscurecida, encontra sua atualidade no modo original como problematiza os caminhos usualmente trilhados em teoria social ao reelaborar as próprias questões a serem investigadas e ao oferecer uma engenhosa trama conceitual para respondê-las. Entre a extensão e a intensidade: corporalidade, subjetivação e uso de drogas. Tese de Doutorado em Ciências Humanas: Sociologia e Política, UFMG, 2001. Eduardo Viana Vargas Esta tese versa sobre consumos de “drogas” e processos de subjetivação e corporalização. Seu objetivo é problematizar a partilha moral (médico-legal) entre usos “lícitos” e “ilícitos” de “drogas” e explicitar os critérios que fundamentam tal partilha. Para tanto, argumenta-se que “droga” é uma noção plurivalente, que, além de relativamente recente, mantém fronteiras mutantes e imprecisas com categorias vizinhas (“alimentos”, “remédios”, “venenos”, etc.); e que uma investigação epistemologicamente positiva dos usos de “drogas” deve envolver uma análise das práticas e das representações socialmente constituídas dos corpos e dos sujeitos humanos e subsidiar uma reavaliação crítica do estatuto dos sujeitos e dos corpos humanos na teoria social. A partir da interpretação de dados históricos, delineia-se uma genealogia das “drogas” no Ocidente que mostra que, embora o uso de substâncias que denominamos “drogas” remonte a tempos imemoriais, foi no contexto dos contatos entre os povos europeus e seus “outros”, tais como eles se deram nos últimos séculos da Idade Média, que as “drogas” emergiram enquanto tais; que as sociedades ocidentais têm mantido uma relação paradoxal – simultaneamente de repressão e de incitação – com os consumos de “drogas”; que essa relação constitui o que se propõe chamar de um “dispositivo das drogas”; e que, em seus efeitos visados e perversos, tal “dispositivo” é agenciado segundo diferentes critérios de avaliação e modos de experimentação da vida, os quais, sendo socialmente definidos, estão relacionados com diferentes processos de encorporação e subjetivação. A partir dos surveys realizados com amostras aleatórias de habitantes de Juiz de Fora e de estudantes da UFJF, mostra-se que praticamente todos consomem “drogas”, embora não as mesmas “drogas”, nem com a mesma freqüência; traça-se um perfil social dos usuários de “drogas” e esboça-se uma interpretação dos resultados apurados. A partir da etnografia realizada entre usuários de “drogas” de uso “ilícito” de Juiz de Fora, descrevem-se as redes de sociabilidade constituídas em torno do uso dessas “drogas” e mostra-se que, do ponto de vista dos usuários, o consumo dessas “drogas” põe em jogo processos de alteração material e simbólica da percepção que envolvem o agenciamento de modos singulares de encorporação e de subjetivação. A partir da revisão bibliográfica de trabalhos que propõem ou aplicam teoria social à análise da temática do corpo, procura-se mostrar que a tendência dominante tem sido a de tomar como ponto de partida uma grande partilha entre a materialidade dos corpos e a imaterialidade dos espíritos, concentrando-se a polêmica sobre o lado da partilha considerado determinante, e não sobre a pertinência da partilha propriamente dita; que essa partilha não é apenas de cunho epistemológico, mas é também cosmologicamente (in)formada por proposições ambivalentes sobre a natureza humana; e que o problema, inextricavelmente material e simbólico, dos consumos de “drogas” oferece um campo privilegiado para a problematização dessa partilha e sugere a necessidade de se buscarem alternativas teóricas. Por fim, argumenta-se que os diferentes usos de “drogas” configuram “modos de produção de pessoas” que privilegiariam quer a duração da vida na extensão, quer a intensidade de seus instantes, isto é, formas socialmente constituídas, entre outras mais ou menos convenientes, para agenciar modos intensivos ou extensivos de engajamento com o mundo. Isabel Santana de Rose Neste
trabalho, a partir da análise das expressões das experiências
dos participantes do Céu da Mantiqueira, procuro levantar e definir
as principais categorias culturais envolvidas na experiência dos
processos de cura, saúde e doença para os participantes
desta comunidade e compreender estas categorias em suas relações
com os procedimentos terapêuticos grupais, buscando identificar
os modelos que motivam e sustentam estes procedimentos e categorias
culturais. Também procuro situar no contexto das relações
sociais e procedimentos terapêuticos as pessoas que trabalham
profissionalmente na área da saúde. Isabel
Santana de Rose I defined the healing thematic based on interests that seem to be central for the Céu da Mantiqueira’s participants. Many events in the community’s trajectory point to the construction and reconstruction of a collective identity as a “healing center”. This identity is related to the group’s history, in interaction with the praxis of its participants. In Céu da Mantiqueira, spirituality and therapy are conceived and experienced as dimensions that are intimately related. Observing this imbrication between spirituality and therapy I identified a double movement, simultaneous and convergent, of therapeutization of spirituality and spiritualization of therapeutic procedures. Therefore, my hypothesis is that the model that supports the therapeutic procedures in Céu da Mantiqueira is that of a spiritual-therapeutic continuum. In one of its ends is the “doctrine” of Santo Daime; in the other are the therapeutic procedures and the health care professionals. The substance circulating along the continuum is formed by the values coming from both ends. These values provide support to the spiritual and therapeutic procedures. Because of the emphasis on integration between spirituality and therapy, this model differs from the dominant model in official biomedicine, based in the cartesian paradigm that separates mind and body. I think that the spiritual-therapeutic continuum model may help to comprehend the health care procedures that exist in contemporanity, in other contexts where new forms of spirituality intersect with therapeutic procedures. Discursos e efeitos evanescentes: uma leitura da imprensa sobre o consumo de substâncias psicoativas na sociedade brasileira . Projeto de Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, Escola de Comunicações e Artes, USP, 2004 (previsão de conclusão: fevereiro de 2006). José Ricardo Gallina Ao longo das últimas décadas, a sociedade brasileira vem manifestando transformações consoantes aos processos sócio-econômicos nacionais e internacionais, avanços científicos e tecnológicos, com efeitos evidentes sobre a aceitação de novos comportamentos e valores. A imprensa e as mídias são partes integrantes dessas mudanças na medida em que traduzem significativamente pensamentos de relevância social e influem na interpretação crítica dos fatos. O estudo apresenta uma leitura analítica sobre o consumo de substâncias psicoativas associado aos hábitos da população brasileira, através da pesquisa dos discursos e significantes pertinentes à questão, em sua forma manifesta veiculada pela imprensa de ampla circulação no Brasil. Um panorama reunindo artigos e reportagens dos últimos quarenta anos sobre o tema das diferentes substâncias, desde o aceitável uso popular de medicamentos, através das estratégias de mercado, até a proibição do consumo e comércio de substâncias ilícitas, procura identificar discursos e signos de oposição representativos na cultura. A análise interpreta importantes aspectos antropológicos a partir das disposições sociais em relação às substâncias de um modo geral.
Uma etnografia dos procedimentos terapêuticos e dos cuidados com a saúde das famílias Karipuna. Dissertação de Mestrado, USP, 2001. Laércio Fidelis Dias Esta dissertação analisa os procedimentos terapêuticos dos Karipuna das áreas indígenas Uaçá e Juminã e os contextos em que estes procedimentos são produzidos. O objetivo é compreender a construção do itinerário terapêutico de uma população indígena cujas de cura englobam conhecimentos de medicina popular, biomédicos, saberes xamânicos, católicos e evangélicos. A análise empregada considera os episódios concretos de doença e infortúnios reconhecidos e narrados pelos próprios Karipuna, e segue as diferentes escolhas terapêuticas do paciente, de tratamentos familiares com remédios caseiros à base de ervas, passando pela consulta aos membros da família ou comunidade, até os diferentes especialistas. O bem beber e a embriaguez reprovável segundo os Povos Indígenas do Uaçá. Tese de Doutorado em Antropologia Social, USP, 2006. Laércio Fidelis Dias O objetivo desta tese é a análise dos significados simbólicos do consumo de bebidas alcóolicas entre os grupos indígenas Karipuna, Galibi Marworno, Palikur e Galibi de Oiapoque, todos localizados no extremo norte do Estado do Amapá, nas Terras Indígenas Uaçá, Juminã e Galibi. Já está bastante estabelecido na literatura antropológica sobre o tema que, onde quer que um ou mais tipos de bebida alcoólica estejam disponíveis, seu consumo é utilizado para definir o mundo social em termos de significados simbólicos. São poucas ou nenhuma as bebidas “neutras”, sem significado. Toda bebida é um veículo simbólico, carrega uma mensagem. Identifica, discrimina, constrói e manipula sistemas sociais, valores, relações interpessoais, normas e expectativas de comportamento. O pressuposto básico do trabalho é de que o consumo do álcool é feito sob orientação de padrões socioculturais que o estruturam e são sua fonte de sentido. O que e por que se consome, os seus efeitos no comportamento e a avaliação deste, só podem ser explicados com referência a esses padrões. Assim sendo, o estudo dos significados simbólicos do consumo de bebidas alcóolicas entre os grupos indígenas do Uaçá possibilitará compreender quais são os padrões indígenas de consumo e, a partir daí, entender suas percepções do bem beber e da embriaguez reprovável. A hipótese é de que o consumo de bebidas alcoólicas entre os grupos indígenas do Uaçá é ambivalente, ou seja, a qualificação de seu consumo é positivada quando for expressão de sociabilidade adequada entre as famílias, entre os grupos e destes com o sobrenatural, e é tornada negativa quando representar ruptura dessa sociabilidade. O bem beber e a embriaguez reprovável não estão diretamente ligados à quantidade de bebida ingerida, assim a noção de excesso ganha sentido apenas se relacionada ao contexto específico na qual ocorre. Recebido
e ofertado: a natureza dos hinos nos rituais do Santo Daime e seu
O Panóptico revertido: A História da Prisão e a Visão do Preso no Brasil. Dissertação de Mestrado em Direito, UERJ, 2000.
The Reversed Panopticon: A History of the Prison and the inmate’s view in Brazil. Dissertação de Mestrado em Direito, UERJ, 2000.
Controle penal sobre as drogas ilícitas: o impacto do proibicionismo no sistema penal e na sociedade. Tese de Doutorado em Direito, USP, 2006.
Drug penal control: the impact of prohibition on the penal system and on society. Tese de Doutorado em Direito, USP, 2006.
Santo Daime: Teoecologia e adaptação aos tempos modernos. Dissertação de Mestrado em Psicologia Social. UERJ, 2005. Maria Clara Rebel Araújo Esta dissertação
trata de uma pesquisa em Psicologia Social sobre a doutrina do Santo
Daime, religião brasileira surgida no Acre por volta de 1930,
e inicialmente seguida por imigrantes nordestinos e seus descendentes,
agricultores e seringueiros. Embora tenha ficado restrita ao Norte do
Brasil até a década 70 do século passado, desde
então o Santo Daime foi trazido para as grandes cidades brasileiras.
Em alguns casos, a adesão a esta religião é responsável
por mudanças profundas na visão de si mesmo e do mundo,
trazendo curas e ensinamentos para muitos que a procuram. Ayahuasca: chá de uso religioso. Estudo microbiológico, observações comportamentais e estudo histomorfológico de cérebro em Murídeos (Rattus norvegicus da linhagem Wistar). Monografia de conclusão do curso de Bacharelado em Biologia, UniCEUB, 2004. Rafael Guimarães dos Santos O uso
da ayahuasca, bem como de seus análogos sintéticos e/ou
naturais, vem se expandindo pelas principais cidades de Brasil e do
mundo desde fins da década de 70 do século XX. Embora
constem de uma ampla literatura etnobotânica e antropológica,
as pesquisas biomédicas, psicofarmacológicas e neurológicas
deste poderoso psicoativo ainda carecem de estudos sistematizados. A
presente monografia tenta reunir de maneira despretensiosa várias
disciplinas potencialmente capazes de destrinchar o cipó dos
mortos. Baseado em esforços de antropologia, etnobotânica,
psicofarmacologia, psicologia, microbiologia, química e toxicologia,
este trabalho procurou realizar uma revisão bibliográfica
sobre o tema, além de pequenos ensaios piloto avaliando aspectos
da ayahuasca em ratos. Efeitos da ingestão de ayahuasca em estados psicométricos relacionados ao pânico, ansiedade e depressão em membros do culto do Santo Daime. Dissertação de Mestrado em Psicologia, UnB, 2006. Rafael Guimarães dos Santos Resumo A utilização da ayahuasca, cujo uso religioso é legitimado juridicamente no Brasil desde 1986, vem crescendo nos centros urbanos nas ultimas décadas. A despeito desta difusão, pouso se sabe sobre seus efeitos nos estados emocionais. O presente estudo investigou possíveis alterações na expressão de ansiedade, depressão e pânico em membros de uma igreja do culto do Santo Daime nos arredores de Brasília, DF. Foram aplicados questionários padronizados para avaliações de ansiedade-estado (IDATE-estado), ansiedade-traço (IDATE-traço), pânico (ESA-R) e depressão (BHS) em indivíduos que faziam uso ritual desta bebida há pelo menos 10 anos consecutivos. O estudo foi conduzido na própria igreja em nove membros do culto selecionados mediante aceitação de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os questionários foram aplicados 1 h após a ingestão do psicoativo e foi utilizado o método duplo-cego com placebo. Sob efeito da ayahuasca, os participantes exibiram estados atenuados de sinais psicométricos agudos relacionados ao pânico e à depressão. A ingestão da bebida não alterou o estado ou o traço de ansiedade avaliados pelo IDATE. Os resultados são discutidos em termos da possível utilização terapêutica da ayahuasca no pânico e na depressão. Abstract The use of ayahuasca, a psychoactive brew which has religious consumption under juridical legitimacy in Brazil since 1986, is growing in the urban centers in the last decades. Despite this diffusion, little is known about its effects in the emotional states. The present study investigated the possible modifications in the expression of anxiety, panic and depression in members of a Santo Daime church near Brasília, DF. Standard questionnaires were applied to evaluate state-anxiety (STAI-state), trait-anxiety (STAI-trait), panic (ASI-R) and depression (BHS) in participants that ingested ayahuasca in a ritual context for at least for 10 consecutive years. The study was done in the Santo Daime church, where nine members of the cult were selected through the signing of a written informed consent. The questionnaires were applied 1 h after the ingestion of the brew and a double-blind procedure with placebo control was used. Under the effects of ayahuasca, the participants showed attenuated states of psychometric acute signs relational to panic and depression. The ayahuasca ingestion did not modify the state or the trait anxiety as measured by STAI. The results are discussed in terms of the possible therapeutic utilization of ayahuasca for panic and depression. Avaliação da farmacologia da ayahuasca após sua administração em doses repetidas a voluntários saudáveis. Tese de Doutorado em Farmacologia, Universitat Autònoma de Barcelona, Barcelona, Espanha, 2006 (previsão de conclusão: 2010). Rafael Guimarães dos Santos O objetivo principal do estudo é o de conhecer a farmacologia humana da ayahuasca após a administração de doses consecutivas do composto separadas por um intervalo de tempo de 4 horas, buscando-se verificar a possível ocorrência de fenômenos de tolerância ou sensibilização. O profeta e o principal. A ação política ameríndia e seus personagens. Tese de Doutorado em Antropologia Social, USP, 2005. Renato Sztutman Esta tese
parte de uma interrogação sobre a articulação,
entre os antigos Tupi da costa brasílica, entre o profetismo
e o domínio político. Para tanto, ela revisita discussões
caras à história da antropologia, como aquelas promovidas
por Pierre e Hélène Clastres, o primeiro fortemente engajado
no projeto de uma antropologia política. Cruzando os dados do
passado com as etnografias sobre povos ameríndios do presente,
esta tese propõe uma reflexão sobre a ação
política ameríndia, tendo em vista as maneiras pelas quais
podem se constituir pessoas e grupos, líderes e unidades sociopolíticas,
mas também os mecanismos que impedem, a todo o momento, que estes
se estabilizem, se enrijeçam, congelem assimetrias. Censo Cannábico: Experiências de net survey e epidemiologia on-line dos usos da cannabis no Brasil do século XXI. Projeto de Monografia de Graduação em Ciências Sociais, UFBA (previsão de conclusão: abril de 2007) Sergio M. S. Vidal O trabalho
utiliza um levantamento que cotejou dados sobre o perfil socioeconômico
de usuários de maconha e sobre seus hábitos de consumo,
a partir de questionários coletados através da Internet,
resultando numa amostra total de 5.443 pessoas. Esse levantamento -
Censo Cannábico - foi idealizado e realizado em 2004, por uma
comunidade de usuários de cannabis na Internet - www.growroom.net
- , e ainda que o alcance se limite a um universo de pessoas com acesso
à rede, foram coletadas amostras bastante heterogêneas
e significativas de diversos segmentos da população brasileira,
formando um rico banco de dados sobre aspectos relevantes e inéditos
dos variados usos que essas populações vêm fazendo
da cannabis. A proposta da pesquisa é analisar os dados desse
levantamento à luz de 3 discussões entrelaçadas:
a comparação entre o universo de brasileiros com acesso
à Internet e a amostra do Censo Cannábico; o surgimento
de novos usos e usuários no atual cenário do consumo da
cannabis; e uma análise crítica do Censo, do seu alcance,
de suas limitações e possibilidades, como método
de investigação para pesquisas sobre consumo de psicoativos,
em especial de cannabis, na sociedade brasileira contemporânea.
Stella Pereira de Almeida O presente estudo teve como objetivo identificar os padrões de uso de "êxtase" na cidade de São Paulo. Os usuários foram recrutados através da técnica de amostragem snowball, também utilizada para o recrutamento do grupo controle, composto de indivíduos com estilo de vida semelhante aos primeiros, mas que nunca haviam experimentado "êxtase" (não usuários). Usuários (52) e não usuários (52) foram entrevistados quanto às características sócio-demográficas e quanto ao uso de drogas psicotrópicas; usuários também responderam questões sobre circunstâncias de uso e efeitos do "êxtase". Através da Escala de Impulsividade de Barratt e dos Inventários de Depressão de Beck e de Ansiedade Traço-Estado (IDATE-traço) foram medidas impulsividade, depressão e ansiedade de ambos os grupos. Os dois grupos apresentaram características sócio-demográficas semelhantes: a maioria pertencia à classe média, era jovem, heterossexual, solteira e com nível superior. Entre os usuários o consumo de outras drogas psicotrópicas foi expressivamente superior. Outras características mais freqüentes no grupo de usuários foram a presença de tatuagens e piercings, a frequência a "raves" e a preferência pela música eletrônica. No Inventário de Depressão de Beck os usuários apresentaram pontuação significativamente menor quanto à depressão. Os resultados das escalas de impulsividade e ansiedade não apresentaram diferenças significativas entre os dois grupos. Os padrões de uso de "êxtase" dos usuários entrevistados são semelhantes aos padrões descritos por pesquisas realizadas na Europa e em Sidney: a maioria dos usuários consome um ou dois comprimidos a cada episódio de uso, apenas nos finais de semana ou férias, mais freqüentemente na companhia de várias pessoas, em ambientes ligados ao lazer noturno, como lugares para dançar, "raves" e festas. Os comprimidos são geralmente adquiridos de amigos ou conhecidos nesses locais. A maioria dos usuários associa "êxtase" a outras drogas psicotrópicas, particularmente maconha. As características sócio-demográficas dos usuários entrevistados e seus padrões de aquisição e consumo de "êxtase" indicam um caráter pouco marginal do uso. São sugeridas estratégias de Redução de Danos caso o uso de "êxtase" seja difundido em São Paulo. The present study was aimed at identifying patterns of ecstasy (MDMA) use in the city of São Paulo. Ecstasy users were recruited through the snowball technique. Using the same technique, a control group of subjects that had never tried the drug (non users) was recruited among individuals sharing with users a similar life style. Users (N=52) and non users (N=52) were interviewed in order to obtain socio-demographic data and data of user of psychoactive drugs; users were also questionned as to the circumstances surrounding their use of the drug. Besides, levels of anxiety, depression and impulsiveness were assessed through Spielberger's IDATE Trace Inventory, Beck's Depression Inventory and Barratt Impulsiveness Scale. Both users and non users revealed similar socio-demographic characteristics: most subjects were middle class young heterosexual single men and women who had a college degree. Multiple drug using was more frequent among users than among non users. Other features that were significantly more accentuated among users than among non users were the presence of tattoos and piercings, the frequency to raves and the preference for electronic music. Beck Inventory results pointed to significantly lower depression scores among users. No differences were observed between groups in anxiety and impulsiveness scores. Ecstasy consumption patterns among users are similar to those reported in Europe and Australia: most subjects take one or two pillsper episode, during weekends or vacations, usually with company and in social gatherings such as dancings, raves and parties. The drug is predominantly acquired from friends or acquaintances in these same spots. Most users reported consuming ecstasy in combination with other psychoactive drugs, particularly marihuana. The socio-demographic features of users as well as the way they buy and consume the drug suggest that the present pattern of use is not connected to illegal or marginal activities. Harm reduction strategies are suggested in case of ecstasy's use increases and spreads among the young population of the city. Stella Pereira de Almeida O primeiro objetivo do presente estudo, de cunho metodológico, foi verificar a viabilidade da realização de uma pesquisa com usuários de ecstasy via internet. A metodologia desenvolvida para o recrutamento e coleta de dados atingiu os objetivos propostos, demonstrando-se viável e profícua, além de apresentar grandes vantagens em relação à coleta de dados presencial. O segundo objetivo foi oferecer subsídio para futuras intervenções de Redução de Danos para o uso de ecstasy. O questionário on-line foi respondido por 1.140 pessoas, primordialmente jovens, com boa formação escolar, inseridos no mercado de trabalho e/ou estudantes, pertencentes às classes socioeconômicas A e B, e poliusuários de drogas. As respostas dos participantes foram descritas estatisticamente e os dados comparados através dos testes t ou chi-quadrado, e analisados por regressão categórica (CatReg) em que se relacionaram os comportamentos de risco associados ao uso de ecstasy com as variáveis independentes relevantes. Os resultados não fundamentam a elaboração de materiais preventivos com direcionamentos específicos, seja para gêneros, para opções sexuais ou para classes socioeconômicas. Indicam, porém, locais privilegiados para a distribuição de material preventivo: ambientes de lazer noturno, festas e eventos ligados à música eletrônica, eventos como paradas comunitárias, e universidades públicas e privadas. São discutidos os principais conteúdos a serem veiculados, tendo sempre como princípio básico a transmissão de informações cientificamente comprovadas. Os dados mostram ainda que é crescente a disponibilidade de ecstasy no Brasil indicando urgência na implantação de um primeiro programa preventivo brasileiro voltado para essa droga. A acolhida e as declarações de interesse dos participantes demonstraram que o projeto inspirou confiabilidade, que existe demanda por intervenções na área e que uma proposta de Redução de Danos teria grande receptividade dos usuários de ecstasy, embora sua implantação dependa do interesse das autoridades responsáveis pela política pública brasileira em relação às drogas ilegais.
Stelio
Marras
Fronteiras da Natureza: laboratórios de biotecnologia sob exame antropológico. Projeto de Doutorado em Antropologia Social (previsão de conclusão: 2008). Stelio Marras A partir de metodologia etnográfica, este projeto pretende descrever o trabalho enormemente difícil de, grosso modo, separar Natureza e Cultura nas pesquisas laboratoriais de biotecnologia genética (em São Paulo, ao menos inicialmente), voltadas para a criação de terapêuticas. Tal trabalho, ao meu ver, parece ser decisivo para o sucesso da medicina genética. Assim como se faz nos laboratórios chamados contra-placebo, estes destinados a sintetizar a molécula medicamentosa tradicional (como os comprimidos normalmente receitados pelos médicos e disponíveis no mercado), também com a genômica, ou sobretudo com ela, se busca, como uma espécie de última fronteira, o ideal da "purificação" (B. Latour) previsto no projeto da “Constituição Moderna” (idem). Para o caso em tela, entendo que essa purificação significa separar entre, de um lado, os dados variáveis (modernamente classificados como do domínio da Cultura) e, de outro, os dados estáveis (modernamente classificados como do domínio da Natureza). Ao cabo, tal esforço consiste em eliminar a subjetividade (do doente, do médico e dos tecno-cientistas de laboratório), para assim produzir uma medicina generalizável, universal e eficaz, que enfim não dependa mais dos chamados testes contra-placebo. De fato,
no horizonte da terapia genética (ainda em grande parte utópico),
o que se espera é eliminar a "má razão"
(conforme jargão dos tecno-cientistas) que sempre se instala
no "elo intermediário" (P. Pignarre), i e, entre o
fármaco e a resposta do organismo individual, razão dos
referidos experimentos contra-placebo. A genômica, enfim, atuaria
diretamente na causa das doenças, modificando ou eliminando seu
programa de funcionamento e evolução. Mas será
possível eliminar de todo a subjetividade (sempre particular
e rebelde a estabilizações) e assim naturalizar (i e,
estabilizar) os domínios arbitrários do humano? Portanto,
interessa-me descrever, nesse âmbito circunscrito da farmacogenética,
as vicissitudes de tal incrível trabalho de purificar e expandir
as fronteiras do natural no homem. O movimento cultural dos festivais de música eletrônica (título provisório). Projeto de Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro (previsão de conclusão: 2005). Tiago Coutinho A dissertação tem como principal objetivo desenvolver a análise dos símbolos oferecidos nos festivais de música eletrônica. Considerando estes festivais como um rito urbano, por possuir aspectos coletivo, comunicativo e cognitivo, analisarei como alguns elementos com forte carga simbólica se relacionam num contexto festivo e transmitem um determinado estado de êxtase ao expectador. Este estado particular viria de encontro com novos tipos de espiritualidade desenvolvidas no meio urbano, onde o indivíduo desempenharia um importante papel. A forma mais rápida e direta de alcançar este estado seria o consumo de substâncias psicoativas. Misturando num contexto festivo: lugares paradisíacos, estilo particular de música eletrônica que induz ao transe, discursos Nova Era, consumo de drogas e um mito de origem baseado no movimento Hippie dos anos 70; temos a formação de uma contexto particular onde a transmissão simbólica é feita a partir de alguns usos específicos do corpo, o principal alvo da eficácia simbólica deste rito urbano. A busca do êxtase deve acontecer a partir de alguns usos e manipulações deste elemento que são propostos pelos símbolos do evento.
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