Teses dos Correspondentes

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CORRESPONDENTES:

"Homossexualidade, “modernidade”, consumo e hierarquia: a relação entre identidade e consumo na contemporaneidade”. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais, UFBA, 2005.

Adriana Prates

Orientado pelo Dr. Edson Farias, investiga a relação entre identidade e consumo, na contemporaneidade, através da análise da desconstrução do estereótipo que historicamente acompanha a homossexualidade, por meio da evocação da qualidade de bons consumidores que vêm sendo atribuída à categoria. Foi efetuado trabalho de campo no circuito homossexual de Salvador, com a finalidade de relativizar a concepção homogênea, de senso comum, da identidade homossexual, evidenciando a multiplicidade de comportamentos, práticas sexuais e identificações relacionadas ao homoerotismo. Neste âmbito empírico, foi também procurado demonstrar que o consumo é um critério de segmentação e hierarquização, e que está relacionado a modos de apropriação que vão além do que a simples posse financeira pode assegurar, remetendo a questão à dimensão cultural do consumo e a sua relação com os estilos de vida.

Tambores para a Rainha da Floresta: a inserção da Umbanda no Santo Daime. Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião, PUC-SP, 2007.

Antonio Marques Alves Junior

A presente pesquisa se ocupa do movimento pelo qual a Umbanda ganhou espaço e legitimidade dentro do Santo Daime. Sem fazer parte das proposições originais do "tronco do Mestre Irineu" (Raimundo Irineu Serra, fundador do Santo Daime), a possessão ou a incorporação nos rituais, o discurso e os cantos às entidades da Umbanda ganharam voz e significados debaixo da liderança do Padrinho Sebastião (Sebastião Mota de Melo), líder da linha conhecida como Cefluris ou Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra. Dentre as religiões ayahuasqueiras brasileiras, o Cefluris é certamente aquela que, ao expandir-se, manteve relações mais intensas com a "modernidade", e imprimiu uma estratégia de grande flexibilidade doutrinária, sendo a Umbanda talvez um dos seus maiores ícones de diferenciação com relação a linha conhecida genericamente como "Alto Santo". A pesquisa busca descrever os primeiros momentos de aproximação entre o Santo Daime e a Umbanda na década de 80 e os principais episódios que marcam a inserção progressiva de novas modalidades de ritos com influência afro -- os quais, em alguns casos, servem como espécie de 'mitos de origem' que fundamentam a narrativa umbandista no imaginário daimista.

“Fazendo o Doze na Pista, um estudo de caso do mercado ilegal de drogas na classe média”, Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, 2008.

Carolina Christoph Grillo

Nesta dissertação são apresentados os resultados de uma pesquisa de campo realizada com traficantes de classe média do Rio de Janeiro e Niterói, com idades entre os vinte e os trinta e cinco anos. Os dados foram colhidos através da observação participante e de entrevistas informais realizadas com traficantes em liberdade, dos quais a pesquisadora se aproximou, acionando redes de relações a partir do conhecimento, anterior à pesquisa, de vários dos informantes estudados. As análises debruçam-se sobre os casos coletados e sobre o discurso dos traficantes com os quais foi possível conversar, buscando elucidar a dinâmica do mercado ilegal de drogas praticado por jovens de classe média, bem como compreender os sistemas de referências compartilhados pelos mesmos, desenhando gradualmente um estilo de vida.
O contraponto com as redes do tráfico operantes nas aglomerações de moradia de baixa renda permite conceber o chamado tráfico “da pista” ou “do asfalto” enquanto uma modalidade particular desse mercado, caracterizada por uma sociabilidade própria. São identificadas as formas de organização, hierarquia e implantação territorial em que a rede estudada funciona, apontando as circunstâncias sob as quais é possível a manutenção de uma “sociabilidade normalizada” em torno do comércio ilegal de drogas, caracterizada pelo o repúdio ao uso da violência na resolução dos conflitos. A descrição da circulação da confiança, dos interesses, do crédito e do prestígio completa o estudo de caso apresentado que trata de objeto ainda pouco explorado pelas ciências sociais, no Brasil.

"Fazendo o Doze na Pista: A case study on the middle class illegal drug market". Master of Arts in Sociology and Antropology, PPGSA/IFCS/UFRJ, 2008.

In this essay, there are presented the results from a field research accomplished among middle class drug dealers from Rio de Janeiro and Niterói, with ages ranging from twenty to thirty-five years old, approximately. The data was gathered through participant observation and informal interviews with drug dealers in liberty, to which the researcher approached herself by activating networks of relations through previous acquaintance with many of the studied informers. This analysis focuses on the collected cases and on the discourse obtained from the dealers with whom it was possible to have a conversation with, seeking to clear out the commercial dynamics found in the illegal drugs market practiced by the middle class youth, as well as to comprehend their shared reference systems, gradually drawing out a life style.
The counterpoint with the traffic networks operating in the low income residence clusters allow us to conceive the so called “asphalt” traffic as a particular modality in this market, characterized by it’s own sociability. The organizational, hierarchical and territorial implantation forms by which the studied network functions are identified, pointing out the circumstances under which it is possible to maintain a “normalized sociability” around the illegal drugs commerce, characterized by the disavowing of the use of violence as a mean to solve conflicts. The description of the trust, interests, credit and prestige circulation completes the presented case study which refers to an object yet little explored by the social sciences, in Brazil.

L'expérience de l'ayahuasca et ses « états modifiés de conscience ». Une étude transculturelle des récits des usagers urbains de l'ayahuasca. Une lecture à travers le concept de l'inconscient selon Gilles Deleuze [« A experiência da ayahuasca e os seus «estados alterados da consciência». Um estudo transcultural dos « recitos » dos usuários urbanos de ayahuasca. Uma leitura através o conceito de inconsciente de Gilles Deleuze »]. Dissertação de Mestrado em Psicanálise, Psicopatologia e Clínica Transcultural, Universidade de Paris 13, 2006.

Clara Novaes

O presente trabalho é uma tentativa de cartografar a « experiência da ayahuasca » - planta milenar com a qual se fabrica um chá de propriedades psicoativas muito potentes e que ocupa um lugar singular no chamanismo sul-americano – em rituais ecléticos, através dos « recitos » dos seus usuários urbanos. Por meio de uma leitura Deleuzeana do inconsciente tentamos tocar conceitos como os de devir, corpo sem orgãos, corporalidade, prudência e encontro para pensar os processos de subjetivação que estão em jogo entre os que experienciam a ayahuasca. Nós abrimos igualmente um debate entre a diferença do perfil do « ayahuasqueiro » e o perfil do toxicomaníaco. A pesquisa mostrou que o uso ritual de ayahuasca, com objetivos terapêuticos ou espirituais se diferencia da maioria dos usos de drogas quotidianas e que parece existir na contemporaneidade, uma demanda ou espiritual ou de auto-conhecimento que, para alcançar sua meta, mistura as religiões ayahuasqueiras a uma grande gama de ecletismos : nova era , esoterismo, psicologia transpessoal, xamanismos, cristianismo.

L'expérience de l'ayahuasca et ses « états modifiés de conscience ». Une étude transculturelle des récits des usagers urbains de l'ayahuasca. Une lecture à travers le concept de l'inconscient selon Gilles Deleuze [« Ayahuasca’s experience and « altered states of conscience ». A transcultural study of the « récits » by urban ayahuasca users. Un reading through the concept of the unconscious by Gilles Deleuze»]. Master in Psychoanalysis, Psychopathology and Transcultural Clinic, Paris 13 University, 2006.

Clara Novaes

« Ayahuasca » is an millennial plant with which a tea is made holding very strong psychoactive qualities, a plant which occupies a peculiar place within south-american shamanism. This research is an attempt to make a cartography of the « experience of ayahuasca » within the eclectic rituals, by the means of the stories of 12 urban ayahuasca users. Following the theory of Deleuze on the unconscious (and his concepts of « becoming », « body-without-organs », « corporality », « prudence » and « meeting ») we will investigate the « process of subjectivation » that are at work in those who experience ayahuasca. We will open the debate between the ayahuasquero's profile and the drugaddict's profile to be able to distinguish their different existential dimensions. This inquiry has shown that the ritual use of ayahuasca, aiming a therapeutic and/or spiritual goal, is distinct of that of more common drugs, often taken in absence of any ritual. It seems that in nowadays society a spiritual request or a request of self-knowledge exists that, in order to meet his goals, will mix the ayahuasqueiras religions with a large fan of eclecticism : « New Age », esotericism, transpersonal psychology, shamanism and christianism.

L'expérience de l'ayahuasca et ses « états modifiés de conscience ». Une étude transculturelle des récits des usagers urbains de l'ayahuasca. Une lecture à travers le concept de l'inconscient selon Gilles Deleuze. Master Recherche Psychanalyse, Psychopathologie et Clinique Transculturelle, Université Paris 13, 2006.

Clara Novaes

L'« ayahuasca » est une plante millénaire avec laquelle on fabrique un thé aux propriétés psychoactives très puissantes et qui occupe une place singulière dans le chamanisme Sud-américain. Cette recherche est un essai de cartographier « l’expérience de l’ayahuasca » dans des rituels éclectiques, à partir des récits de 12 usagers urbains. À travers une lecture deleuzienne de l'inconscient - en touchant à des concepts tels que le devenir, le corps-sans-organes, la corporalité, la prudence et la rencontre – nous recherchons les « processus de subjectivation » qui sont en jeu chez ceux qui font l’expérience de l’ayahuasca. Nous ouvrons également le débat entre le profil de l'«ayahuasqueiro» et le profil du toxicomane pour distinguer les différentes dimensions existentielles en question. La recherche a montré que l’usage rituel de l’ayahuasca, avec des buts thérapeutiques et/ou spirituels, se différencie de l’usage de drogues quotidiennes, non ritualisés; et qu’il semble exister dans la contemporaineté une demande spirituelle ou « d'auto-connaissance » qui, pour atteindre ses buts, mélange les religions ayahuasqueiras à un grand éventail d’éclectismes : « New age », ésotérisme, psychologie transpersonnelle, chamanismes et christianisme.

Curso de Mestrado em Antropologia Social. New School of Social Research, Nova York, EUA, 1974 - 1977.

Clarice Novaes da Mota

O trabalho acadêmico para o mestrado não incluía o preparo de uma dissertação, mas sim o estudo aprofundado das seguintes disciplinas: Arqueologia, Lingüística Cultural, Antropologia Física e Antropologia Social, sendo que o título era obtido mediante aprovação nos exames finais de qualificação. Assim sendo, não tenho dissertação de mestrado. No entanto, durante este tempo trabalhei como pesquisadora assistente com o Professor Douglas Foley, da Universidade do Texas em Austin, levantando dados sobre a participação das mulheres na formação de um partido político baseado na identidade étnica. O partido era La Raza Unida, organizado por Mexicanos-Americanos do sul do Texas, e o local escolhido para a base da etnografia foi uma pequena cidade do sul do Texas onde a população era predominantemente composta por Mexicanos-americanos, embora na poca estes não estivessem envolvidos no governo local de suas cidades, que eram dominadas pela população de origem inglesa e norte-americana, sendo esta a razão para sua organização política dentro de um país com apenas dois partidos dominantes. O resultado desta pesquisa foi o livro "From peones to políticos: class and ethnicity in a South Texas Town, 1900-1987", escrito por Douglas E. Foley, Clarice Mota, Donald E. Post e Ignácio Lozano, publicado pelo Center for Mexican American Studies, University of Texas Press, com duas edições: 1977 e 1988.

As jurema told us: Kariri-Shoko and Shoko mode of utilization of medicinal plants in the context of modern northeastern Brazil. Tese de Dourado em Antropologia, University of Texas, Austin, EUA, 1987.

Clarice Novaes da Mota

Duas sociedades de descendentes indígenas - Kariri-Xocó de Alagoas e Xocó de Sergipe - na região nordeste do Brasil servem como estudos de caso para uma investigação antropológica que focaliza sobre seus sistemas de coleta e padrões de utilização de espécies botânicas. Tais sistemas estão associados a suas práticas médicas existentes, assim como a rituais, que são percebidos por eles como elementos fundamentais que ordenam seu universo e mantém vitalidade e unidade cultural. Percebeu-se que tal conhecimento e uso de plantas medicinais é fundamentalmente semelhantes para ambos os grupos, já que muitas espécies sendo usadas são as mesmas, para os mesmos propósitos e de forma semelhante no preparo, práticas rituais parecidas para a administração dos remédios e a cura dos pacientes. No entanto, os Kariri-Xocó se relacionam com as plantas como seres espirituais, nomeando-as de acordo com um sistema classificatório que dá sentido a suas práticas. Mostramos aqui que há uma relação básica sendo estabelecida entre suas categorias sociais e suas formas de usar e relacionar-se com as plantas, tanto lingüística como ritualmente falando. A taxonomia
sistêmica e categorização das espécies botânicas encontram apoio em um sistema de crenças baseado em um segredo tribal, uma premissa fundamental para sua identidade étnica e seu poder para produzir e reproduzir a si mesmos socialmente. Os Xocó de São Pedro não unem a lógica de uso das espécies botânicas em seu meio natural à sua sobrevivência física e cultural, pois eles trocaram seus significantes culturais antigos por aqueles da sociedade dominante. Eles agora acham necessário reaprender os significantes ancestrais com os Kariri-Xocó, até mesmo para poderem se apossar de suas terras. Desta forma, as plantas ganham de volta sua antiga significação. Apresentamos uma lista dos remédios usados por ambos os grupos, juntamente com seu receituário, terminologia e modos de cura e utilização.

Charity and Spirits in the Amazonian Navy: The Barquinha Mission of the Brazilian Amazon. M.A. thesis, Department of Anthropology, University of Regina, Canada. 2005.

Christian Frenopoulo

The thesis explores the implementation of the mission of moral transformation in the Barquinha religion of the Brazilian Amazon, which is one of the Brazilian Ayahuasca Religions. The Barquinha stands apart from other Brazilian Ayahuasca Religions for its commitment to charity for non-members who approach the church seeking healing. The thesis examines the fundamental role of spirits who are incorporated into spirit-mediums during healing and teaching rituals, and also some phenomenological considerations concerning the Ayahuasca visionary experience and spirit-possession. The thesis also highlights the career of moral transformation of committed participants, who characteristically progressively engage in a penitential and devotional lifestyle and an increased commitment to assist in the healing service.

Estudo sobre a atividade edematogênica, pró-inflamatória, antibacteriana e perfil eletroforético da secreção cutânea de Phyllomedusa bicolor (Boddaert, 1772) (Anura, Hylidae, Phyllomedusinae). Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas. Universidade Guarulhos, 2006.

Denizar Missawa Camurça

Phyllomedusa bicolor (Boddaert, 1772) é um anfíbio da região Amazônica que produz uma secreção cutânea rica em peptídeos bioativos que é utilizada por povos indígenas em rituais de caça, como revigorante e na medicina tradicional. Neste trabalho, foram realizadas análises do perfil eletroforético (SDS-PAGE) das proteínas constituintes da secreção da Phyllomedusa bicolor coletada em 2004 e 2006 e da atividade antibacteriana das amostras da secreção. Foram feitas análises in vivo para avaliar o efeito local da inoculação como: formação de edema e presença de infiltrado inflamatório; e alterações sistêmicas como: contagem total e diferencial de leucócitos sangüíneos. Doses de: 0,25; 0,5; 1 e 2 mg/mL foram utilizadas para avaliar a formação de edema no modelo do coxim plantar em camundongos nos períodos de 0, 1, 2, 3, 4, 6, 8, 24 e 48 horas. Para análise histopatológica do infiltrado inflamatório, as patas foram cortadas, fixadas, seccionadas e coradas com HE. Amostras de sangue foram submetidas à contagem de leucócitos totais e diferenciais. A atividade antibacteriana foi analisada para as doses de 2,3 mg e 1,2 mg/mL da secreção antiga e 4,9; 2,4; 1,2; 0,6 e 0,3 mg/mL da secreção recente sobre Escherichia coli ATCC 8739 e Staphylococcus aureus ATCC 6538. A atividade edematogênica foi observada para todas as doses testadas, sendo que a de 2 mg causou o maior aumento na espessura da pata (71%) e diferenças significativas foram determinadas para os períodos entre 1 e 6 horas (p<0,05). Um aumento significativo no número de leucócitos totais foi observado para os períodos de 30 e 60 minutos (p<0,05), retornando aos níveis normais após 2 horas. Aumentos significativos na contagem diferencial puderam ser observados para os períodos de 15 e 30 minutos (p<0,05) tanto para linfócitos como para polimorfonucleares. Os perfis eletroforéticos das secreções coletadas em períodos diferentes indicam uma possível degradação das proteínas constituintes ao decorrer do tempo. A secreção provoca uma reação inflamatória aguda no local da aplicação com presença de infiltrado inflamatório polimorfonuclear e a presença de mastócitos e eosinófilos em pouca quantidade que caracteriza uma discreta reação de hipersensibilidade. A atividade antibacteriana da secreção foi constatada, entretanto não superou a atividade dos antibióticos utilizados no experimento.

Ayahuasca: Revisão teórica e considerações botânicas sobre as espécies Banisteriopsis caapi (Griseb. in Mart.) Morton e Psychotria viridis Ruíz & Pavón. São Paulo, 2006. 40p. Monografia, Ciências Biológicas. UnG, 2006.

Denizar Missawa Camurça e Rosana Lucas Sérpico

A ayahuasca é uma bebida preparada a partir da cocção de duas espécies vegetais nativas da floresta amazônica: o cipó Banisteriopsis caapi Morton (Malpighiaceae), que possui derivados beta-carbolínicos: harmina, harmalina e tetrahidroharmina; e as folhas do arbusto Psychotria viridis Ruíz & Pavón (Rubiaceae), contendo um derivado triptamínico, a N,N-dimetiltriptamina (DMT). Pode haver, ainda, eventualmente, a utilização de várias outras plantas na preparação da bebida. A ayahuasca é utilizada em rituais por vários grupos indígenas da Bacia Amazônica. O contato das populações não-indígenas com esses povos no Brasil resultou no aparecimento de religiões que fazem uso do chá em seus rituais, conhecidas também como “religiões ayahuasqueiras brasileiras”: o Santo Daime, a União do Vegetal e a Barquinha. Tais práticas religiosas foram regulamentadas através da resolução nº 4 do Conselho Nacional Anti-Drogas (ligado a SENAD - Secretaria Nacional Anti-Drogas), de 4 de Novembro de 2004. O Santo Daime e a UDV possuem adeptos em vários estados brasileiros e no exterior. Devido a crescente expansão desses grupos e do consumo da bebida, se faz necessário o desenvolvimento de métodos de cultivo das espécies utilizadas na sua preparação fora da região amazônica, onde atualmente ocorre um alto índice de extrativismo. Este trabalho realizou uma revisão na literatura especializada, indicando que há uma escassez de estudos botânicos específicos sobre as espécies Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis. Esses conhecimentos são de extrema importância para elaboração de técnicas de cultivo eficazes fora da região norte, buscando diminuir esse extrativismo, que já se tornou quase predatório. Também serão fornecidos, nesta pesquisa, dados sobre a origem e utilização da ayahuasca, e sobre as pesquisas médicas e farmacológicas já realizadas.

O Programa Justiça Terapêutica da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro. UFF, 2007. Dissertação de Mestrado em Antropologia.

Frederico Policarpo

O objetivo dessa pesquisa é analisar a maneira oficial com que o sistema de justiça criminal lida com o usuário de drogas (lei 6368/76, art. 16). Para isso, tomo como objeto de pesquisa um programa judicial de atenção ao usuário de drogas instituído pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e supervisionado pela Vara de Execuções Penais denominado de “Programa Justiça Terapêutica da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro”.
A partir da descrição da atuação dos responsáveis pelo funcionamento do programa: os operadores do direito nos Juizados Especiais Criminais (JECrim) e dos profissionais da área da saúde que fazem parte da equipe da Justiça Terapêutica, a pesquisa aponta para lógicas distintas orientadoras das ações desses dois grupos de profissionais.
No final, sugiro que essa ambigüidade está relacionada com o fato do próprio Estado brasileiro sobrepor estratégias de controle social distintas, observando, porém, que a lógica punitiva e repressiva prevalece no Programa Justiça Terapêutica, pois o programa estava acabando por falta de encaminhamento por parte dos JECrim. Desse modo, a natureza dos conflitos deixa de ser examinada, sendo o conflito sufocado e devolvido para o “autor do fato”.

"The Therapeutic Justice Program at the Penal Executions’ Court of Rio de Janeiro State".UFF, 2007. Dissertação de Mestrado em Antropologia.

Frederico Policarpo

The objective of that research is to analyze the official way with that the system of criminal justice read with the user of drugs (law 6368/76, art. 16). For that, I take as research object a judicial program of attention to the user of drugs instituted by the Tribunal of Justice of Rio de Janeiro and supervised by the Court of Penal Executions denominated of “Therapeutic Justice Program at the Penal Executions’ Court of Rio de Janeiro State”.
Starting from the description of the performance of the responsible persons for the operation of the program: the operators of the right in Criminal Special Courts and of the professionals of the area of the health that are part of the team of the Therapeutic Justice, the research points for different orientates logics of the actions of those two groups of professionals.
In the end, I suggest that ambiguity is related with the fact of the own Brazilian State to put upon strategies of different social control, observing, even so, that the punitive and repressive logic prevail in the Therapeutic Justice Program, because the program was ending for direction lack. In this way, the nature of the conflicts left of being examined, being the suffocated conflict and returned for the " author of the fact ".

Une lecture du Crime do Padre Amaro. Le roman querosien entre réalisme et fantaisie . Mémoire de Maîtrise, «Langue, Littérature et Civilisation Etrangère », Université Lyon 2 Lumières, 1998.

Guillaume Pfaus

Esta pesquisa se baseia em uma critica literária, de cunho estruturalista, da obra de Eça de Queirós, e cujo âmbito é mostrar a posição central do romance O Crime do Padre Amaro no processo de afastamento do autor português das regras da escola naturalista que o leva a desenvolver progressivamente um estilo mais pessoal e mais representativo da prosa típica lusitana. Esta tese ganhou o prêmio da melhor tese de mestrado da Société des Hispanistes Français .

Scènes d'émeute à Givors. Violences urbaines et débats publics. Mémoire de Maîtrise « Ethnologie », Université Lyon 2 Lumières, 2000.

Guillaume Pfaus

Numa perspectiva teórica influenciada pela escola sociológica americana do interacionismo simbólico, essa pesquisa analisa, a partir da descrição etnográfica de um evento significativo de violência urbana em uma pequena cidade próxima de Lyon (França), assim como dos conflitos de interpretação (análise de discurso) e dos debates públicos tendo decorrido deste fato, problemas sociais antes localmente implícitos que dizem respeito à realidade de fenômenos globais que atuam na sociedade francesa, principalmente relativos aos bairros desfavorecidos dos subúrbios das cidades grandes.

Drogues et ethnologie : rencontres au Brésil. Débats publics et productions intellectuelles . Mémoire de DEA « Anthropologie et sociologie », Université Lyon 2 Lumières, 2002.

Guillaume Pfaus

Este trabalho consiste em uma pesquisa comentada da literatura científica brasileira, que aborda o uso de droga dentro de uma perspectiva cultural e sociológica. Um cuidado especial foi destinado às descrições etnográficas deste fenômeno. Três fases históricas podem ser, particularmente, identificadas. O primeiro período se refere às obras de psiquiatras da primeira metade do século XX, caracterizadas pela presença de idéias proibicionistas, ainda que algumas delas incluam descrições empíricas que vão de encontro à ideologia da época. Durante o segundo período, marcado pela contracultura dos anos 70/80, textos de cientistas sociais traçam uma imagem do usuário de drogas, proveniente de classes sociais abastadas, sobretudo no que tange aos consumidores de maconha, o que acarreta um rompimento da estigmatização da qual eram vítimas esses usuários. Enfim, na terceira fase desse movimento literário, correspondente aos anos 90, verifica-se uma emergência de textos tratando da questão do consumo de cocaína entre as populações marginalizadas, principalmente quanto ao seu uso intravenoso, que, por definição, encontra-se associado à transmissão e difusão da Aids. E sob esse enfoque que podemos incluir o problema referente ao consumo do crack, que, assim como a Aids, está ligado à situação precária tanto no aspecto sócio-econômico quanto no cultural à que se vêem relegados os habitantes de bairros desfavorecidos como, por exemplo, as favelas brasileiras.

Aos comentários e às contextualizações seguem reflexões relativas ao impacto dessas produções científicas sobre a evolução das políticas públicas em matéria de tratamento de usuários de drogas no Brasil, bem como análises sobre o papel específico da observação etnográfica na renovação dos paradigmas científicos para compreensão dos fenômenos intrínsecos ao uso de drogas no Brasil, tanto na esfera acadêmica quanto nos debates públicos organizados pelos diversos meios de comunicão.

Au Coeur des Marges. Le phénomène public de la toxicomanie de rue dans le quartier parisien de la Goutte d'Or : indéfinition des frontières morales, arrangements informels et actions publiques. Projeto de Doutorado em Antropologia, Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (previsão de conclusão: novembro 2007).

Guillaume Pfaus

Essa pesquisa, com trabalho de campo em andamento, tem como âmbito a produção de elementos de conhecimento para compreender a emergência e a persistência, no bairro parisiense da Goutte d'Or, das cenas de comércio e uso de drogas, cuja visibilidade publica é, desde o fim dos anos 70, uma caractéristica marcante desse bairro popular que se encontra a proximidade de Montmartre. Pela inexistência de pesquisas sobre esse fenômeno, este ultimo constitui um mistério para os pesquisadores et profissionais da toxicomania da capital francesa : como uma situação que provoca debates publicos intensos pôde permanecer durante mais de três décadas, e continua permanecendo numa cidade tão rica, turistica e portanto muito controlada, isso apesar das inumeras ações publicas preventivas, repressivas, de redução de danos e de restruturação urbana que foram desenvolvidas durante esses ultimos anos nesse territorio ? Nossa pesquisa, fundada, metodologicamente, numa observação empirica de tipo etnografico, e, teoricamente, numa analise das divergências e negociações morais herdada da ethnologia urbana iniciada por G. Simmel e desenvolvida pela Escola de Chicago (R. Park, E. Burgess, L. Wirth etc.), e do interacionismo simbolico que prolongou essa corrente téorica (E. Hughes, E. Goffman, H. Becker), prentende descrever, como o fez Ph. Bourgois a respeito do mercado e consumo de crack em East Harlem ( In search of respect ), as condições macroeconômicas e macrosociais, assim como as logicas culturais locais e individuais que contribuiram e contribuem ainda à persistência do fenômeno estudado.

Nossa hipotese é que a dicotomia sociedade global / marginalidade limita a possibilidade de compreensão do tema da pesquisa, que deve ser aprehendido do ponto de vista das relações diversas que essas duas categorias mantêm entre si, sendo que a margem so pode ser definida en relação à um centro. Revertendo as posições, colocaremos as margems observadas no centro da pesquisa, e seremos atentos às pontes que as relacionam com a sociedade global.

Alem disso, na medida em que o bairro da Goutte d'Or é o territorio na França onde o abuso de drogas num quadro de grande pobreza e marginalidade é o mais significativo, essa pesquisa pretende abordar questões mais gerais sobre as evoluções, ao nivel nacional, tanto do uso de drogas que das intervenções publicas implementadas relativas à esse fenômeno social.

Hipertexto: o universo em expansão. Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, UnB, 1999.

Isabela Oliveira

A dissertação explora as transformações cognitivas e sociais que estão sendo mediadas pela progressiva expansão dos hipertextos no âmbito da rede mundial de computadores, a Internet. O hipertexto, base lógica e informacional da Internet, é a expressão desse novo texto, já preconizado pela teoria crítica literária francesa. Nele, vários textos se conectam gerando um texto maior cujo significado é definido pelo caminho de leitura realizado pelo leitor. Esse fenômeno faz parte parte de uma ampla mudança social que busca ser compreendida como um evento paradigmático dentro da passagem da modernidade para a pós-modernidade, de uma cultura baseada no livro impresso para uma cultura hipertextual. Por fim, a dissertação analisa as mudanças do papel da comunicação e do comunicador diante dessa nova realidade e como as comunicações mediadas por computador tem transformado substancialmente a produção e disseminação de informação.

Hypertext: the universe in expansion. Master thesis in Social Communication, UnB, 1999.

Isabela Oliveira


This thesis explores the social and cognitive transformations that are occurring through the progressive expansion of hypertext on the Internet. The hypertext-logic and informational base of the Internet - is the expression of a new text, which was preconceived by contemporary literary theory, particularly the French one. With regard to hypertext, many texts are connected, generating a bigger text whose meanings are defined by the reading path built by the reader among different pages. In the thesis this phenomenon is analyzed as part of a wider social change that is understood as a paradigmatic event that happens in the change from modernity to post-modernity, from a culture based on print to a culture structured through hypertexts. The thesis also study the changes in the roles ofcommunication and on the people that work with it, when faced with this new reality, and how these communications through the computer are transforming substantially the production and dissemination of information in the world.

Santo Daime: um sacramento vivo, uma religião em formação. Tese de Doutorado em História, UnB, 2007.

Isabela Oliveira

A tese analisa a constituição do significado atual da bebida Ayahuasca dentro da religião Santo Daime, onde ela é considerada, por grande parte de seus adeptos, como um sacramento eucarístico cristão cujo sentido se explica por meio do conceito de Juramidam. De maneira simplificada, para os daimistas, Juramidam é conceito que se refere tanto ao nome espiritual do fundador da religião – o Sr. Raimundo Irineu Serra – quanto a uma série de outras representações, como a idéia de uma segunda vinda de Cristo a Terra, e uma manifestação atual do Espírito Santo. O trabalho analisa a ressignificação da Ayahuasca no contexto da religião daimista, analisando o processo histórico, social e cultural de construção de significados que fundamenta esta religião. Tendo em vista o fato de que o Santo Daime é um grupo de cultura essencialmente oral, analisou-se o conteúdo das narrativas orais mais importantes presentes na religião e também as histórias de vida de seus participantes, especialmente de seu fundador.

Santo Daime: a living sacrament, a religion in-progress. PHD dissertation in History, UnB, 2007.

Isabela Oliveira

The dissertation analyzes the current constitution of the symbol of the brew Ayahuasca within the religion of Santo Daime, where the brew is considered, by a large part of the members, as a Christian Eucharistic sacrament whose meaning is explained by the concept of Juramidam. In simple terms, for the daimistas (members of Santo Daime), Juramidam is a concept that refers as much to the spiritual name of the religion's founder – Mr. Raimundo Irineu Serra – as to a series of other representations, such as the idea of a second coming of Christ to Earth, and a current manifestation of the Holy Spirit. This work analyses the resignification of Ayahuasca in the context of the Daime religion, analyzing the historical, social and cultural process of the construction of symbols that form the base of this religion. Keeping in mind the fact that Santo Daime is an essentially oral cultural group, the content of the most important oral narratives present in the religion and the life histories of its participants, especially the founder, are analyzed.


A relação entre estigma e adicção: etnografia de um grupo de Narcóticos Anônimos. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Sociais, Universidade Estadual de Londrina, 2005.

Jardel Fischer Loek

O trabalho teve como objetivo realizar uma etnografia de um grupo de Narcóticos Anônimos a fim de analisar os processos de estigmatização e de rotulação que sofrem os usuários de drogas ilícitas na sociedade contemporânea. A coleta de dados foi realizada a partir da observação participante nas reuniões de um grupo específico da cidade de Londrina (PR) e da elaboração de um caderno de campo. Os resultados indicam que os Narcóticos Anônimos, ao se utilizarem de um conceito próprio para designar a dependência química – adicção – e classificá-la como uma doença incurável, acabam por produzir uma situação ambígua: conseguem, dentro dos limites do grupo, igualar todos os membros a partir deste conceito, o que minimiza a responsabilidade da dependência ou pelo menos minimiza as acusações e a moralização da dependência; mas, por outro lado, acaba por marcá-los como doentes incuráveis em relação às drogas, o que contribui para a manutenção do estigma. Analisou-se também como as reuniões funcionam como um processo ritual para inserção de novos membros e para a manutenção da recuperação dos mais antigos. Dada a convencionalidade e redundância das ações e das palavras apresentadas, as reuniões do NA atuam como modelos de ação a serem lembrados e reforçados.

Marachimbé chegou foi para apurar. Estudo sobre o castigo simbólico, ou peia, no culto do Santo Daime . Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião, PUC-SP, 2004.

Leandro Okamoto da Silva

O objeto da dissertação é a peia , uma categoria central dos rituais e imaginário daimistas. Ela é entendida pelos fiéis como um "castigo" aplicado pelo próprio daime - tido como um "ser divino" - sobre os indivíduos que não estejam de acordo com os mandamentos contidos na doutrina daimista. Esse castigo pode se dar de formas variadas: desde vômitos e diarréias até tonturas e visões de grande intensidade emocional ("mirações"). A peia também é entendida como um elemento fundamental no processo de cura, funcionando como "apuradora" dos carmas e dívidas do sujeito. Via de regra a peia leva à uma "tomada de consciência" sobre o "erro cometido", propiciando uma melhor compreensão da própria história de vida, e está intimamente associada ao código moral contido nos cantos sagrados dos fiéis.

A obra é composta de duas partes principais. A primeira, entitulada Andanças do povo de Juramidam , foca o processo de surgimento e desenvolvimento do culto, a partir de uma leitura histórica e antropológica, desde fins do século XIX até fins do século seguinte, período que marca a expansão de uma das dissidências do grupo original e seu conseqüente processo de institucionalização. A segunda parte, A peia veio para apurar , trata da peia propriamente dita. O fenômeno foi estudado a partir de suas interpretações nativas principais, isto é, a idéia da peia como um "castigo" e o seu entendimento como uma "apuração" física e espiritual. Buscamos averiguar as implicações da peia, assim como as significações dadas à mesma, a partir de relatos coletados em entrevistas pessoais e pela participação ativa do pesquisador nos rituais durante quase todo o período da pesquisa. A peia foi analisada, por um lado, como um fenômeno socialde natureza essencialmente coercitiva e, por outro, como uma experiência pessoal de caráter "libertador". Acreditamos que sua real essência, nos limites que a pesquisa impõe, encontra-se no limiar entre as duas dimensões analisadas, a social e a individual ou, nos termos da pesquisa, entre o "relho" (castigo) e a "limpeza" (apuração).

Rituais sociais de uso e o acesso à atenção básica entre pessoas que usam crack no Centro Histórico de Salvador: uma pesquisa com fins a intervenção social em redução de danos. Monografia de Conclusão de Curso de Graduação em Antropologia - UFBA

Luana Malheiro

Esta pesquisa tem como objetivo a produção de conhecimento critico de base socioantropológica sobre práticas empíricas em cenas de uso de crack, a partir do acompanhamento da população assistida pelo projeto ARD-FC em duas micro-áreas do distrito sanitário do Centro Histórico que possui prevalência de pessoas que usam crack. Á guisa destes objetivos, pretendo também iniciar o debate sobre a inacessibilidade a serviços de atenção básica entre pessoas que usam drogas, tendo em vista que o trabalho realizado pelos redutores de danos no âmbito da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC) é muitas vezes o único meio de acesso a saúde que estes indivíduos relatam. Estes conhecimentos serão desenvolvidos a partir da observação de rituais sociais de uso de crack, e tem como finalidade a formulação de estratégias preventivas na perspectiva da redução de danos. Estas estratégias pretendem ser pautadas nas necessidades sócio-culturais dos indivíduos estudados. Para isso algumas questões de pesquisa se colocam no desenrolar do trabalho de campo: Como os agentes estudados constroem a "cultura de uso" do crack? Como se dá o acesso a saúde entre estes indivíduos? É possível pensar em estratégias de redução de danos a partir do contexto de uso?

Social rituals of use and the access to the basic attention among crack users in the Historical Centre of Salvador: an inquiry with the finality of social intervention in damages reduction. Monografia de Conclusão de Curso de Graduação em Antropologia - UFBA

Luana Malheiro

This scientific research aims to produce socio-anthropological critical knowledge on empirical practices in fields were crack has being consumed, during the attendance of the population assisted by the project ARD-FC in two micro-areas of the sanitary district of the Historical Centre, were there is predominance of crack users. Guided by these objectives, I also intend to begin the discussion on the non-accessibility to public health services of basic attention among drugs users, having in mind that the work carried out by the Damage Reduction Alliance Fátima Cavalcanti's (ARD-FC) damage reducers is very often the only mean of accessing to health attendance, according to the local's information on the subject. These knowledge will be produced from the observation of social rituals related with the use of crack and it aims to contribute with the formulation of preventive strategies in the perspective of the damage reduction. These strategies intends to be based on the cultural and social necessities of the studied individuals. For that, some questions of inquiry are discussed during the field work: How do the studied agents build up the "culture of use" of crack? How does the health attendance access happen among these individuals? Is it possible to think about damage reduction strategies from the context of use it self?



 

Una exploración acerca de los aspectos psicoterapéuticos de las ceremonias del Santo Daime en el Reino Unido. Maestría en Psicoterapia Humanista Integrativa, Middlesex Univeristy, 2002.

Manuel Villaescusa

El objetivo de esta investigación es estudiar el uso de ayahuasca entre los participantes en rituales organizados en Londres por el Santo Daime, una organización religiosa originaria del Brasil. La ayahuasca es una preparación psicoactiva vegetal que ha sido usada con fines espirituales y de sanación por los nativos del Amazonas desde su prehistoria. A principios del siglo pasado, una organización religiosa basada en el uso de ayahuasca apareció en Brasil: el Santo Daime. Es ahora una organización reconocida con miles de miembros, y se ha ido expandiendo durante las últimas décadas por el mundo occidental, incluyendo el Reino Unido. El objetivo de este estudio es alcanzar una mayor comprensión de los efectos psicológicos en occidentales de participar en estos rituales amazónicos. Mi intención es identificar y analizar, usando métodos de investigación cualitativos y una perspectiva psicológica humanista, posibles aspectos psicoterapéuticos presentes en los rituales del Santo Daime.

An exploration of psychotherapeutic aspects of Santo Daime ceremonies in the UK. MSc in Humanistic Integrative Psychotherapy, Middlesex University, 2002.

Manuel Villaescusa

This research explores the experience of participants in rituals organized by the Santo Daime, a Brazilian religious organization. These rituals involve the use of Ayahuasca, an Amazonian psychoactive brew traditionally used as a healing medicine in South America. The study used semi-structured interviews to explore the thoughts and attitudes of six participants of Santo Daime rituals in the UK. The findings highlight a number of themes addressed in the discussion as follows:

  • increased awareness
  • beneficial and negative effects
  • modification of values and behaviour
  • Ayahuasca as a teacher and as a discipline.

Recommendations and considerations about the psychotherapeutic potential of Ayahuasca rituals will be offered to support the integration of this traditional healing medicine in Western psychotherapy practice.

 

A Seringueira e o Contato: Memória, Conflitos, Situação Atual e Identidade dos Manchineri no Sul do Acre. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, UFSC, 2000.

Marcelo S. Mercante

Esta se trata de uma dissertação onde é feito um levantamento preliminar das condições atuais dos Manchineri, povo de língua Arawak (sub-andinos) que habita o sul do Estado do Acre, Brasil. O trabalho de campo envolveu dois grupos em localidades distintas: a Terra Indígena Mamoadate e o Seringal Guanabara, este dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes. Os Manchineri são então situados no espaço hoje: onde estão, quantos são, como estão, para depois encaixá-los no tempo, traçando um perfil histórico e etnohistórico deste povo. A seguir faço uma relação dos mitos e o que chamo de histórias mitificadas, uma tentativa de sobrepor memória, universo simbólico e história, compondo um campo para que seja entendido com maior precisão a amplitude que os acontecimentos atingiram no imaginário Manchineri. Forma-se um quadro para que sejam traçadas algumas perspectivas de como estão os Manchineri hoje e qual o relacionamento deles com seus demais vizinhos e com eles mesmos.

 

A Seringueira e o Contato: Memória, Conflitos, Situação Atual e Identidade dos Manchineri no Sul do Acre. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, UFSC, 2000.

Marcelo S. Mercante

This is a dissertation where is made a preliminary survey of the actual conditions of Manchineri (Arawak, sub-Andean) a group of Amazonian Indians who inhabit the south of Acre State, Brasil. The fieldwork was made in two distinct localities, the Terra Indígena Mamoadate and the Reserva Extrativista Chico Mendes. The Manchineri are first of all placed on their space today: where, how many and how they are. On second place they are situated on time, constructing their historical and etno-historical characteristics. And then it is made a relationship of myths and what I call mythic histories, a tentative to link memory, symbolic universe and history, trying construct a field to understand more precisely the dimension that historical facts occupy in Manchineri's imaginary. All of it compound the frame into where some perspectives of how the Manchineri are today are draw, and how it is their relationship with neighbors and with themselves.

Images of healing: spontaneous mental imagery and healing process of the Barquinha, a Brazilian ayahuasca religious system Ph.D Thesis in Human Sciences. Saybrook Graduate School and Research Center. 2006.

Marcelo S. Mercante

This dissertation undertook to investigate the hypothesized interdependent nature of subjective and objective elements of conscious experience within a spiritual context. This was done by studying the spontaneous mental imagery (the mirações) of people under treatment in the Centro Espírita Obras de Caridade Príncipe Espadarte (the Center). The Center is a congregation of the Barquinha, a Brazilian syncretic religious system that uses the psychoactive beverage Ayahuasca (locally called Daime) as a sacrament. The ethnographic method, via experiential observation of the religious and symbolic universe of the Center, was used for investigating the Center’s history, the healing techniques implemented during rituals, the concepts of healing and sickness among healers and patients, and the relationship between mirações and the healing process. Several narratives about mirações and healing experiences were collected on site, and five were analyzed more carefully. The conjunction of ingestion of Daime and the participation in the ceremony appeared to reliably promote the occurrence of the mirações. These were considered by the participants as a process of inner perception, the moment when different entities (physical body, thoughts, feelings, culture, emotions, mind, soul, spiritual space, etc.) become connected within their conscious awareness. The experience of mirações was considered to be the source of healing. At the Center, sickness is considered to have a spiritual source, being understood as an unbalance of forces. Healing is considered to be accomplished when one puts oneself into a hypothetical “current of healing energy” that is felt during the ceremonies. Mirações mediated and made conscious a coherent and workable whole that encompassed the ritual, the Daime, the processes of self-transformation/knowledge/ exploration, elements of the individual’s consciousness and physiological condition, and factors in a spiritual space. Mirações were believed to occur in a non-physical although very objective spiritual space, one believed to be shared by participants in the ceremonies. This spiritual space is thought to be non-material and multi-dimensional, nesting and informing the material world. This spiritual space is perceived as basic, generating dispositions, intentions, and meanings, and as containing within it the physical and psychological levels of existence. The exploration of that space during a ceremony was considered to accelerate one’s spiritual development.

Imagens de Cura: imagens mentais espontâneas e processos de cura na Barquinha, um sistema religioso da amazônia brasileira. Tese de Doutorado em Ciências Humanas. Saybrook Graduate School and Research Center, 2006.

Marcelo S. Mercante

Nesta dissertação investigo a hipótese de uma natureza interdependente dos elementos subjetivos e objetivos de experiências conscientes dentro de um contexto espiritual. Isto foi feito através do estudo das imagens mentais espontâneas (as mirações) de pessoas em tratamento no Centro Espírita Obras de Caridade Príncipe Espadarte (o Centro). O Centro é uma congregação da Barquinha, um sistema religioso sincrético brasileiro onde a bebida psicoativa Ayahuasca (localmente chamada Daime) é utilizada como um sacramento. O método etnográfico, através da observação experiencial do universo religioso e simbólico do Centro, foi usado para investigar a história do Centro, as técnicas de cura utilizadas durante os rituais, os conceitos de cura e doença entre curadores e pacientes, e a relação entre as mirações e os processos de cura. Algumas narrativas sobre as mirações e as experiências de cura foram coletadas, e cinco delas foram analisadas mais cuidadosamente. A conjunção da ingestão do Daime e a participação nas cerimônias parecem promover efetivamente a ocorrência das mirações. Estas foram consideradas pelos participantes na pesquisa como um processo de percepção interna, o momento quando diferente entidades (corpo físico, pensamentos, sentimentos, cultura, emoções, mente, alma, espaço espiritual, etc.) são conectados dentro da consciência. A experiência das mirações foram consideradas como a fonte da cura. No Centro, as doenças são consideradas como tendo uma fonte espiritual, sendo entendidas como um desequilíbrio de forças. Cura é considerada como sendo efetivada quando a pessoa doente se coloca dentro de uma hipotética “corrente de energia curadora” que é sentida durante as cerimônias. As mirações mediam e tornam conscientes um todo coerente e trabalhável que engloba o ritual, o Daime, os processos de auto-transformação/conhecimento/exploração, elementos da consciência individual, condições fisiológicas, e fatores do espaço espiritual. Acredita-se que as mirações ocorrem em um espaço espiritual não-físico, ainda que bastante objetivo, que se acredita que seja compartilhado pelos participantes nas cerimônias. Este espaço espiritual é visto como não-material e multi-dimensional, englobando e formatando o mundo material. Este espaço espiritual é percebido como básico, gerando disposições, intenções, e significados, e contendo dentro de si os níveis físicos e psicológicos da existência. A exploração deste espaço durante as cerimônias foi considerado como algo capaz de acelerar o desenvolvimento espiritual das pessoas.

Estudo do uso terapêutico de ayahuasca entre moradores de rua na cidade de São Paulo. Projeto de pesquisa de Pós-Doutorado Junior, UFSC (previsão de conclusão: fevereiro de 2008).

Marcelo S. Mercante

A bebida psicoativa conhecida, entre vários nomes, como Ayahuasca, vem sendo consumida por povos indígenas em toda região amazônica por mais de 4000 anos. O princípios ativos mais importantes nesta beberagem são as beta-carbolinas, oriundas do cipó Banisteriopsis caapi, e a dimetiltriptamina (DMT), oriunda das folhas de Psychotria viridis. Ambas as substâncias atuam sobre o nível de serotonina no cérebro. A partir da década de 1930 a ayahuasca passou a ser utilizada como sacramento principal de três sistemas religiosos brasileiros, a Barquinha, o Santo Daime, e a União do Vegetal. A ayahuaca também vem sendo utilizada de diversas outras formas, dentre as quais, terapeuticamente. O uso ritual da ayahuasca teria como resultado uma psicointegração dos sistema nervoso. Uma das características mais marcantes do efeito do uso da ayahuasca dentro de um contexto ritual/ritualizado (considerando aqui que mesmo quando utilizada terapeuticamente, este uso mantem uma certa ritualização) é a presença de visões, mais comumente chamadas de mirações, ou, como qualificadas neste estudo, imagens mentais espontâneas. Desde 1999 o grupo denominado Ablusa vem utilizando a ayahuasca em rituais especificamente voltados para moradores de rua na cidade de São Paulo, visando assim auxiliar na melhora da qualidade de vida deste grupo. O objetivo desta pesquisa é, assim, explorar as relações entre as mirações experienciadas por participantes dos rituais com ayahuasca promovidos pela Ablusa que se identifiquem como tendo problemas no uso de álcool e/ou outras substâncias e possíveis modificações nos hábitos no consumo de álcool e/ou outras substâncias. Esta relação é extremamente complexa, como, por exemplo, pode-se ver nos resultados apresentados em na minha tese de doutorado em relação aos vários fatores envolvidos na função e origem das mirações. Claramente, esta é uma área em que, dada a abrangência do tema, nessecita ser muito mais explorada. Espera-se assim que os dados aqui levantatos possam servir de base para futuras pesquisas em áreas como estudos da consciência, psicologia, sociologia, neurologia/neurofisiologia, e medicina.

 

A study concerning the therapeutic use of Ayahuasca for homeless people of the city of São Paulo. Post-Doctoral research project, UFSC (anticipated conclusion: February, 2008).

Marcelo S. Mercante

The psychoactive beverage known as Ayahuasca have been used for at least 4000 years by the native people of the Amazon. The main active chemicals present in that drink are the beta-carbolines, from the vine Banisteriopsis caapi, and imethyltryptamine (DMT), from the leaves of Psychotria viridis. Both substances act on the serotonin level in the brain. Since the 1930’s Ayahuasca started to be used as a sacrament by three Brazilians religious systems, the Santo Daime, the Barquinha, and the União do Vegetal. Ayahuasca have been also used in many different ways, including therapeutically. The ritual use of Ayahuasca would cause a psychointegration of the nervous system. One of the main characteristics of the effects of Ayahuasca within a ritual context (considering that even when the use is therapeutic the ritual is kept) is the presence of spontaneous mental imagery, called mirações. Since 1999 a group called Ablusa have been using Ayahuasca during ritual specially designed for homeless people of São Paulo, in order to help them to improve the general quality of their lives. The main objective of this research is, then, to study the relationship between the mirações experienced by the participants of the ritual promoted by Ablusa (who identify themselves as having problems with the use of alcohol and/or other substances) and the modification of habits of the use of alcohol and other substances. This relationship is extremely complex, as, for example, I could shown in my PhD dissertation, due the many elements present on the function and origin of mirações. This is an area that, due the broadness of the theme, needs to be explored more deeply.

Drogas no Rio de Janeiro da bela época: a construção das noções de crime e de criminoso. Dissertação de Mestrado em História, PUC-RJ, 1998.

Maria de Lourdes da Silva

O trabalho analisa o processo de construção do imaginário que legitimou a criminalização das substâncias de natureza tóxico-entorpecente entre a última década do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX na cidade do Rio de Janeiro. Descrevendo o cenário de convivência com as drogas na sociedade carioca no período,  a pesquisa procura destacar como a diferença social matiza diversidades nos hábitos de consumo de diferentes drogas. Por outro lado, a consolidação do campo do saber médico em oposição a tradicional medicina popular restringe a ação curativa aos iniciados nos domínios da ciência médica. Fruto da ação direta das potências mundiais, sobretudo Inglaterra e Estados Unidos, a criminalização dos entorpecentes entre nós representou o definitivo alinhamento ao modelo econômico imposto por estas potências.

Por uma etnografia histórica da criminalização das drogas. Tese de Doutorado em História, UERJ (previsão de conclusão: agosto de 2008).

Maria de Lourdes da Silva

O objeto desta pesquisa são as práticas sociais relacionadas às drogas empreendidas pelos moradores da cidade do Rio de Janeiro entre 1921 e 1938 (período entre a sanção da primeira lei de drogas e a segunda). O objetivo é compreender como a sociedade carioca de então passou a se relacionar com as drogas a partir do momento em que elas se tornaram ilegais. Procurando descrever as práticas policiais, os discursos médicos e os ambientes onde se disseminava a vida boêmia e literária da cidade, a investigação visa analisá-los e cotejá-los a fim de resgatar a dinâmica própria ao contexto e verificar o impacto destas práticas na simbologia das drogas que se configurava no imaginário social. Perpassando duas décadas de orientações políticas completamente distintas da história brasileira, as décadas de 1920 e 1930, a pesquisa se debruça sobre as implicações destas orientações na cultura das drogas desenvolvida desde então procurando observar como, por um lado, as instituições oficiais forjavam seus instrumentos de controle e repressão e, por outro, a população interagia (reagia, interpretava e negociava) com este aparato.

The Good Old Days that Never Were: Chico State's Pioneer Days Celebration, 1919-1987 . MA thesis, California State University, Chico, USA, 2001.

Matthew Meyer


Estudo de uma semana festiva tradicional da Universidade de Chico. A Universidade comemorava os velhos dias do surto do ouro na Califórnia. Examinou-se como a semana sempre foi liminar à ordem social, caracterizada pelo consumo em excesso do álcool, e como foi cancelada nos anos 80 quando ficou grande demais.

Santo Daime: Cultural Politics and Embodied Experience in Brazilian Amazonia . Projeto de Doutorado em Antropologia Sociocultural, Universidade da Virgínia, Virgínia, EUA (esperando financiamento).

Matthew Meyer

Pretende-se fazer trabalho de campo em Rio Branco, Acre, sobre a ligação entre política da cultura e experiência ritual em um centro de Santo Daime do "Alto Santo".

A Epidemia Clandestina: AIDS e Uso de Drogas endovenosas em São Paulo . Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais: Antropologia, PUC-SP, 1993 .

Osvaldo Fernandez

Essa pesquisa procurou desvendar e circunscrever o universo da prática de injeções e sua inserção na cultura das drogas, com o objetivo de compreender as complexas relações entre o uso de drogas endovenosas e a expansão da AIDS em São Paulo.

A etnografia urbana foi realizada no centro da cidade de São Paulo, particularmente na chamada "boca" - no território da droga e da prostituição. Nas entrevistas procuramos abordar o histórico de consumo, a vida sexual, as mudanças comportamentais frente a ameaça da AIDS, assim como os rituais de injeções e o compartilhar de seringas.

A dissertação começa com a contextualização do aparecimento da AIDS, dos seus grupos de risco, o impacto epidemiológico e suas metáforas. O segundo capítulo descreve a pesquisa de campo, a história de vida dos entrevistados e seus depoimentos. O terceiro capítulo aborda a genealogia da prática de injeções, os rituais de preparo e consumo, as formas de experimentação e os controles informais de uso. Finalmente, a última parte expõe resumidamente as informações sobre o universo do uso de drogas endovenosas, sistematizando os resultados dessa pesquisa com dados quantitativos já conhecidos. Os resultados permitem construir diferentes padrões de uso da droga endovenosa, que mostram graus diferenciados de risco à expansão da AIDS.

Modos e Padrões de Uso de Cocaína em São Paulo: Corpos, Usos controlados e Sociabilidade Masculina. Projeto de Doutorado em Ciências Sociais: Antropologia, Universidade Federal da Bahia (previsão de conclusão: 2005).

Osvaldo Fernandez

O trabalho reflete a experiência relatada por consumidores de cocaína e anos de observação etnográfica de diferentes redes de usuários de cocaína da Grande São Paulo. Foram observados três "territórios" (Perlonguer, Guatari e Rolnik), redes de consumidores de cocaína, dos estratos médios, de diferentes faixas etárias e orientações sexuais. A partir de observações etnográficas foram selecionados informantes-chave desses universos. Os usuários de cocaína são formados por homens e mulheres, jovens e adultos, de diferentes orientações sexuais. Os territórios, manchas e circuitos (Magnani) pesquisados são de: universitários (perdizes), homossexuais (Pça República, Consolação, B.Vista e Jardins) e “internos” de uma casa de apoio (LAR) à usuários de drogas com HIV/AIDS. Empregamos o uso de caderno de campo, entrevistas semi-estrturadas, com roteiro de perguntas, gravadas e com duas horas de duração. Foram usadas escalas para quantificar e qualificar as respostas dos entrevistados acerca do tipo de conhecimento fornecido sobre vários temas: padrões de uso, conseqüência, disponibilidade da droga, reações da comunidade ao uso de cocaína, mudança recentes nesse universo e dados sócio-demográficos. A etnografia focaliza cenas de uso de drogas, várias dinâmicas de sociabilidade em torno do consumo, territórios e redes de usuários, mas principalmente os usos do corpo, performances de gênero e estilos de vida. Essa pesquisa procura conhecer o ethos dos usuários contatados, o histórico dos consumidores, relacionando com uma perspectiva de gênero, curso de vida e classe social. O material coletado permite estabelecer uma estreita relação entre consumo de cocaína e o ethos das masculinidades (Connell e Butler).

De outros caxiris - festa e comunicação na Amazônia indígena. Tese de Mestrado em Antropologia Social, USP, 2000.

Renato Sztutman

Esta dissertação consiste em um estudo sobre manifestações rituais e comunicação interlocal na Amazônia indígena. Parte de um exemplo colhido no Médio e Alto Oiapoque (fronteira do Brasil com a Guiana Francesa), entre os Waiãpi, para enveredar em uma discussão mais ampla, buscada na literatura etnológica da região das últimas três décadas. Sua atenção está voltada, sobretudo, às festas de caxiri (bebida fermentada de mandioca), como são chamadas na região sudeste das Guianas.

Consumir e ser consumido, eis a questão! - configurações entre usuários de drogas numa cultura de consumo. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais, Universidade Federal da Bahia (previsão de conclusão: julho de 2005).

Tom Valença

Nos debates acadêmicos e nas difusões midiáticas sobre a problemática das drogas, tende-se a centralizar a abordagem na relação entre tráfico, violência e exclusão, muitas vezes naturalizando as drogas como um fator de desequilíbrio na configuração sociocultural contemporânea. Tal perspectiva releva menos o discurso emitido do lugar do usuário, que seu papel como elo mais vulnerável da rede de consumo – principalmente sendo o comércio das drogas ilícitas o mais rentável do mercado. Se, ao reificar a relação entre drogas e ilícito, estigmatiza-se a identidade e as marcas distintivas do usuário, este projeto objetiva investigar o discurso identitário que perpassa as representações do usuário estando ele afastado da violência e da exclusão enquanto consumidor.
Neste sentido, em meio a produção de informações geradas por estudos sobre uso de Substâncias Psicoativas legais e ilegais no país, ainda não se focalizou a problemática considerando o consumo de drogas entre docentes universitários, principalmente levando em conta o papel estruturante da Universidade na formação de profissionais e na produção de conhecimento sobre problemas sociais de inegável reflexividade. Enfatizando este recorte, justifica-se um estudo voltado para parte significativa de uma configuração específica, o Homo academicus, veículo por excelência do processo civilizador, cujos valores, emblematizados em seu estilo de vida, em seu ethos, tornam este projeto de extrema relevância para a ressignificação de representações sociais típicas da cultura contemporânea.

Navegando nas Águas do Mar Sagrado: História, Cosmologia e Ritual no Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz . Tese de Mestrado em Antropologia Social, Unicamp, 1997.

Wladimyr Sena Araújo

Na década de 30, um movimento religioso foi formado no estado do Acre. Era a emergência de um grupo religioso que fazia o uso da ayahuasca, espécie de bebida enteógena, em seus rituais. O precursor deste movimento foi Raimundo Irineu Serra que fundou o CICLU (Centro de Iluminação Cristã Luz Universal). Nas décadas posteriores novas linhas religiosas surgiram, como foi o caso do Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz, criado na década de 40 em Rio Branco e da União do Vegetal, instituída na década de 60 em Rondônia.

O objetivo desta dissertação de mestrado foi o de construir uma etnografia acerca do Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz, designada popularmente de Barquinha. A Barquinha foi fundada no ano de 1945, situa-se hoje no bairro de Vila Ivonete e, desde sua fundação sofreu uma série de modificações em sua história, na cosmologia e nas performances rituais apresentadas.

Estudo Comparativo de dois Centros Usuários de Ayahuasca: Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz e Centro Espírita Fé, Luz, Amor e Caridade (1945 – 1990). Projeto de Doutorado em História Social e do Trabalho, Unicamp (qualificação: agosto de 2004).

Wladimyr Sena Araújo

A pesquisa se detém na análise comparativa entre dois grupos da religião ayahuasqueira conhecida como Barquinha: o Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz e o Centro Espírita Luz, Amor e Caridade, ambos situados em Rio Branco, no Acre. O objetivo do estudo é empreender uma analogia entre os dois centros, contrastando suas formas rituais e seus principais elementos cosmológicos e, ao mesmo tempo, analisando os distintos processos históricos que levaram as suas respectivas formações. Sena Araújo opta por pesquisar estes centros porque eles são os mais antigos da religião Barquinha, que mescla o uso do chá psicoativo ayahuasca a crenças e práticas típicas de cultos afro-brasileiros, como a Umbanda.

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