Teses dos Pesquisadores

Nesta seção estão listados os resumos de dissertações, teses e monografias de pesquisadores,

colaboradores e correspondentes do NEIP. Embora não estejam disponíveis na íntegra, esses dados servem para mostrar um panorama da produção acadêmica dos seus membros e como referência para que os interessados saibam onde ter acesso aos trabalhos.

Se preferir navegar separadamente pelas seções, clique em:
>> teses dos colaboradores >> teses dos correspondentes

PESQUISADORES:

A reinvenção do uso da ayahuasca nos centros urbanos . Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Unicamp, 2000.

Beatriz Caiuby Labate

As religiões ayahuasqueiras brasileiras, sobretudo a União do Vegetal (UDV) e o Santo Daime, vêm se espalhando pelos grandes centros urbanos brasileiros e para o exterior a partir da décadas de 80 e 90. Um desdobramento deste processo é o surgimento de novas modalidades urbanas de consumo da ayahuasca : pequenos grupos experimentais que utilizam a bebida em atendimento psicoterapêutico em vivências no universo new age , em contextos relacionado às artes, como no teatro e na música, ou mesmo em atividades com os moradores de rua da cidade de São Paulo. Estes pequenos grupos em formação foram denominados neo-ayahuasqueiros. Tais sujeitos vivem uma tensão entre, por um lado, rejeitar os modelos religiosos "tradicionais" das matrizes ayahuasqueiras (Alto Santo, CEFLURIS, Barquinha e UDV) e, por outro, não cair na prática representada como uso profano de drogas. São então fabricados novos tipos de rituais e elaborados discursiva e simbolicamente referenciais filosóficos, existenciais, terapêuticos e mesmo religiosos, que introduzem rupturas significativas no universo de consumo da ayahuasca no Brasil. Neo-ayahuasqueiros estão inseridos numa rede urbana de consumo da ayahuasca , onde há uma circulação constante de informações, conhecimentos, pessoas, substâncias e capital. Esta rede faz parte do campo ayahuasqueiro brasileiro que interliga os diversos grupos tidos como tradicionais e atravessa em alguns casos nossas fronteiras, atingindo curanderos sul-americanos ou mesmo "xamãs" (pós-)modernos oriundos de países do primeiro mundo. Estas novas modalidades urbanas de consumo da bebida de origem amazônica estão ligadas a processos mais amplos que vêm ocorrendo na modernidade. A pesquisa contribui para a compreensão do campo ayahuasqueiro brasileiro em seu contínuo processo de fissões e reinvenções, assim como a natureza e dinâmica de novas religiosidades urbanas.

Ayahuasca Mamancuna merci beaucoup: diversificação e internacionalização do vegetalismo ayahuasqueiro peruano (título provisório). Projeto de Doutorado em Antropologia Social, Unicamp (previsão de conclusão: dezembro de 2008).

Beatriz Caiuby Labate

A tese analisa a relação de estrangeiros com o vegetalismo peruano, seja de forasteiros que vão ao Peru em busca de experiências de consumo da ayahuasca, de gringos que chegaram a se tornar eles mesmos curanderos ou de ayahuasqueros peruanos que viajam para fora do país para ministrar seminários para a classe média. Mais do que o turismo ayahuasqueiro ligado a pacotes de agências e lodges sofisticados, a pesquisa focaliza sobretudo o deslocamento para centros de dieta , investigação e cura com plantas, em que ocorre uma forte imersão na lógica vegetalista. A partir da análise da trajetória e das atividades de vários personagens (principalmente curanderos nativos, mestizos, peruanos de classe média e gringos ), observa-se que o vegetalismo peruano se expandiu, diversificou e internacionalizou. Já não é mais possível pensar a formação dos próprios curanderos locais fora da relação de interação com estrangeiros e novos vetores de forças. Passa a ganhar definição assim os contornos de um circuito transnacional que promove a migração de tecnologias do sagrado - técnicas e saberes articulados - com características populares e científicas.

Ayahuasca Mamancuna merci beaucoup: Diversification and internationalization of Peruvian ayahuasca vegetalismo (working title). Doctoral Project in Social Anthropology, Unicamp (anticipated conclusion: December, 2006).

Beatriz Caiuby Labate

The thesis analyzes the relationship of foreigners with Peruvian vegetalismo, whether they be outsiders travelling to Peru in search of ayahuasca - consuming experiences, gringos who themselves became curanderos, or Peruvian ayahuasqueros who travel outside the country to hold seminars for middle-class clients. More than ayahuasca tourism linked to travel packages and sophisticates lodges, the research focuses above all on retreats to dieta centers and investigation and healing with plants, in which there is a thorough immersion in the vegetalist logic. Through analysis of the trajectories and activities of various persons mainly curanderos, whether indigenous, mestizo, middle-class Peruvian, or gringos), the thesis charts the expansion, diversification, and internationalization of Peruvian vegetalismo. It is no longer possible to consider the local formation of the curanderos apart from their interactions with foreigners and new vectors of forces. In this way are revealed the contours of a transnational circuit that promotes the migration of sacred technologies - articulated techniques and knowledges - with popular and scientific characteristics.

The Peasant Leagues in Pernambuco, Brazil . Master of Arts in Sociology of Latin America, University of Essex, 1971.

Edward MacRae

Trata-se de uma monografia sobre o surgimento de ligas camponesas em Pernambuco durante o governo João Goulart.

O militante homossexual no Brasil da 'Abertura'. Tese de Doutorado em Antropologia Social, USP, 1986.

Edward MacRae

Trata-se de uma etnografia do Grupo Somos de Afirmação Homossexual, primeiro grupo de militância gay do Brasil, contextualizando seu surgimento e suas atividades no campo mais amplo dos movimentos sociais urbanos da época, especialmente o movimento feminista e o movimento negro, ambos também começando a se organizar no contexto de maior liberdade que se instaurou no Brasil a partir de 1977, período conhecido como o de "Abertura".

Mezinhas, Filtros e Triacas: as drogas no mundo moderno . Dissertação de Mestrado em   História Social, USP, 1993.

Henrique Carneiro

A dissertação trata dos usos de drogas na época moderna, abordando os herbários e livros de medicina, especialmente do século XVI, entre os quais destaca-se o Colóquio dos Simples, Drogas e Coisas Medicinais da Índia, do médico cristão-novo Garcia da Orta, publicado em Goa, na Índia, em 1563. Este e outros cronistas de época são investigados em suas atitudes e saberes diante das plantas, vegetais, animais e substâncias de poderes mágicos (como a pedra bezoar e as triagas) usadas como drogas pelas tradições populares e pelas medicinas oficiais para traçar um percurso na história moral e cultural da ciência.

Afrodisíacos e alucinógenos nos herbários modernos: a história moral da botânica e da farmácia (séculos XVI ao XVIII) . Tese de Doutorado em História Social, USP, 1997.

Henrique Carneiro

Investigando um conjunto de fontes médicas e botânicas, especialmente os herbários modernos, a tese analisa a construção de um regime de usos e moralidades relativas ao uso de fármacos (farmacológicamente ativos ou puros placebos) como instrumentos de alteração da consciência e da sexualidade. A abertura do mundo e dos saberes encetada na era das navegações e o intercâmbio e mestiçagem cultural ocorridos desde unificação planetária sucedeu-se várias formas de dominação e extirpamentos de diferenças. O mundo dos afrodisíacos e alucinógenos indígenas e orientais também foi parte dos conflitos entre produtos, os saberes sobre eles, seus usos e suas representações culturais.

A política da participação: uma etnografia sobre a primeira gestão do PT em Diadema . Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Unicamp, 1990.

Julio Simões

A primeira gestão do Partido dos Trabalhadores de Diadema é tomada como um caso para analisar as práticas efetuadas em nome do ideário ético-político derivado da proposta de "participação popular" na gestão pública. A interação competitiva decorrente da implementação de políticas sociais na administração municipal é elaborada e interpretada com base nos conceitos antropológicos de "processos políticos", "dramas sociais interconectados", "campo" e "arena", com o objetivo de captar não apenas os pontos de vista divergentes dos vários atores envolvidos no processo, como também as mudanças, reelaborações e redefinições que ocorrem no fluxo de situações. Procura-se mostrar que a "participação", com seus sentidos ambíguos, fez explodir inúmeros conflitos e situações imprevistas, dificilmente manejáveis, levando a uma contínua recomposição de estratégias e identidades políticas. São também discutidas previamente algumas proposições da literatura referente a poder local, movimentos sociais e formação do PT, inserindo o caso nos marcos mais amplos da chamada "transição" democrática e das perspectivas atuais de uma política transformadora.

Entre o lobby e as ruas: movimento de aposentados e politização da aposentadoria . Tese de Doutorado em   Ciências Sociais, Unicamp, 2000.

Julio Simões

O trabalho visa descrever e analisar, com detalhamento etnográfico, as arenas de conflito em torno da aposentadoria que ganharam grande visibilidade no Brasil, nos anos 80 e 90, em função das ações coletivas de aposentados engajados em associações locais e numa organização nacional. A mobilização de aposentados desenvolveu-se no contexto da r edemocratização política do País e enfrentou a ascensão de um discurso técnico-governamental que tratava a aposentadoria como uma fonte de perigo à economia nacional e à reprodução da vida social. Os aposentados empreenderam diversas formas de luta - lobbies , ações judiciais e movimento social -, conjunturalmente ligadas a seus interesses na recuperação e manutenção do valor dos benefícios. O principal argumento, porém, é que o efeito mais relevante de sua mobilização foi o apelo a sentimentos e valores historicamente constituídos e compartilhados que apontavam concepções em comum de justiça social: o respeito à dimensão contratual da aposentadoria e, mais importante, a legitimidade moral da proteção social aos mais velhos, baseada na solidariedade pública entre gerações. Nesse processo, a aposentadoria foi reconstruída socialmente como um direito do cidadão, e uma dimensão do espaço público parece ter sido remontada no País.

 

Controvérsias médicas e a questão do uso de drogas . Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, USP, 2004.

Mauricio Fiore

Tendo como pressuposto que a questão das "drogas" foi, desde sua instituição nas sociedades contemporâneas, erigida sob um estatuto medicalizado, esse trabalho buscou analisar o debate público atual sobre o tema através de um de seus componentes fundamentais, os discursos médicos. O objeto de análise, além de uma observação geral sobre a abordagem do tema na mídia, foi um conjunto de falas e textos de médicos que ocupam cargos de direção em instituições relacionadas ao uso de "drogas" e vinculadas às duas das maiores escolas de medicina de São Paulo. A partir de alguns recortes temáticos que explicitam as principais controvérsias encontradas, como a abrangência do termo "drogas", a conformação de uma patologia, as suas origens biológicas e as formas de classificação do prazer proporcionado pelo uso, são analisadas algumas das grandes questões da medicina no mundo contemporâneo, como a preservação da vida e o controle dos riscos. Além disso, tomando como linha de corte uma nova forma de abordagem ao uso de "drogas", a Redução de Danos, são discutidos, por fim, as principais divergências que opõem os médicos pesquisados, tais como as diferentes ênfases nos efeitos fisiológicos das substâncias e os limites da noção de liberdade individual.

Raízes Culturais do Santo Daime . Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, USP, 1996.

Sandra Lucia Goulart

A tese discorre sobre a primeira religião que surge no Brasil fundada no consumo ritual do chá psicoativo ayahuasca. O trabalho se detém inicialmente numa análise de cunho histórico-social, procurando contextualizar o aparecimento, em Rio Branco, no Acre, na década de 1930, do culto hoje conhecido como Santo Daime. O estudo mostra como se formaram o corpo ritual e mítico desta religião, destacando que isto se deu por meio de um processo bastante gradual. Um dos argumentos centrais é que o antigo catolicismo popular e as tradições amazônicas de uso da ayahuasca foram as principais fontes para a elaboração do culto daimista. Num segundo momento da tese, é empreendida uma detalhada etnografia de um dos mais conhecidos grupos do Santo Daime, o CEFLURIS, criado por Sebastião Mota de Melo em meados da década de 1970. Trata-se, aí, de estabelecer um elo entre o surgimento deste grupo daimista e a crise da sociedade moderna, conforme o processo de conversão dos habitantes de grandes metrópoles parece realcionar-se a aspectos como o desencanto com a vida urbana, a idealização da natureza, a psicologização das relações sociais ou o ceticismo.

Contrastes e Continuidades em uma Tradição Amazônica: as religiões da ayahuasca . Tese de Doutorado em Ciências Sociais, Unicamp, 2004.

Sandra Lucia Goulart

Trata-se de um estudo antropológico sobre diferentes religiões de uma mesma tradição, identificadas como cultos ayahuasqueiros, por se caracterizarem pela utilização ritual da bebida psicoativa ayahuasca, denominada igualmente de Daime ou Vegetal. O estudo realiza uma comparação entre os sistemas rituais e simbólicos das três principais religiões ayahuasqueiras brasileiras: o Santo Daime, a União do Vegetal (UDV) e a Barquinha, destacando também os conflitos entre elas e o processo de dissidências que ocorre no interior dos respectivos grupos. É um trabalho pioneiro no que concerne à comparação exaustiva destas religiões, envolvendo, simultaneamente, análises dos contextos históricos que levaram à constituição de cada uma delas e etnografias detalhadas sobre o Santo Daime, UDV e Barquinha. Além disso, realiza-se uma pesquisa ampla sobre a biografia dos fundadores destas religiões, mostrando-se como a formação cultural e a história pessoal dos líderes do Santo Daime, Barquinha e UDV foram importantes elementos na elaboração destes cultos. Ao se deter na análise dos conflitos entre as religiões ayahuasqueiras, a tese aponta também para as principais acusações acionadas entre seus adeptos. Nesse sentido, defendeu-se a hipótese de que atualmente a construção das fronteiras identitárias entre os diversos grupos desse campo religioso remete ao tema do uso de drogas ilícitas na nossa sociedade. O estudo concluiu que apesar dos conflitos e fragmentações entre as religiões ayahuasqueiras serem de fato acirrados, todas elas compartilham de um legado cultural comum, de origem amazônica, expressando assim diferentes desenvolvimentos de uma única tradição.

Política e Drogas nas Américas . Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais (Relações Internacionais), PUC-SP, 2001.

Thiago M. S. Rodrigues

Nas primeiras décadas do século XX, o tema da interdição legal de drogas emerge no continente americano, tendo como epicentro os Estados Unidos. Os ordenamentos jurídicos passam a versar sobre a proibição de um amplo leque de substâncias que até então tinham a produção, venda e consumo liberados. As convenções internacionais sobre a matéria do controle de drogas, incitadas pelos norte-americanos, encontram ressonância nos países latino-americanos que comparecem aos encontros e ratificam as resoluções, aparelhando, assim, seus próprios códigos penais. A criminalização das drogas surge como um dos aspectos da medicalização crescente da sociedade, patrocinada pelo governo e amparada no lastro conferido por diversas práticas sociais. As leis antidrogas operam como estratégia governamental para a identificação, perseguição e reclusão de anormais , pessoas dissonantes com relação às ordens social e moral estabelecidas. Consumidores de drogas são rastreados pelo seu 'desvio moral' e pelo 'perigo sanitário' que representam, enquanto os fornecedores ilegais das substâncias proibidas, indivíduos recrutados junto às tradicionais classes perigosas (pobres, negros, minorias estrangeiras), são capturados pelas engrenagens do sistema penal. Com a explosão do consumo de drogas na década de setenta, o tráfico ilegal se potencializa, transformando-se em indústria narcotraficante. Os Estados Unidos passam a exteriorizar seu combate interno às drogas para todo o continente, inaugurando a 'guerra ao narcotráfico'. Esta guerra envolve diversos Estados latino-americanos que, ao tempo em que sofrem a pressão estadunidense para adequarem-se ao padrão de combate às drogas, se utilizam da proibição para fortalecer a governamentalidade sobre suas próprias populações, mantendo uma guerra violenta e infindável.        

Na mirada da guerra: conflito e política internacionais . Projeto de Doutorado em Ciências Sociais (Relações Internacionais), PUC-SP (previsão de conclusão: março de 2007).

Thiago M. S. Rodrigues

O binômio guerra/paz é tema chave no estudo das Relações Internacionais. O próprio nascimento desse campo de saber se deu após a Primeira Grande Guerra, nos marcos da discussão sobre a possibilidade ou não da criação de instrumentos que permitissem evitar a eclosão de novas guerras. No entanto, o debate sobre a prática da guerra e a celebração de concórdias ficou circunscrito, no âmbito das Relações Internacionais, aos limites teóricos da lógica do Estado. A guerra, todavia, é um fenômeno humano que antecede o surgimento do Estado, permanece durante os séculos de primazia da ordem estatal e dá provas de sua continuidade em tempos nos quais se discute o fim do modelo de Estado vestfaliano. Desse modo, a partir das noções foucaultianas de poder e política, pretende-se investigar as contemporâneas manifestações da guerra, entendendo-a como um fenômeno que escapa às demarcações tradicionais da ciência política e da estratégia militar para ser um acontecimento que vai além dos Estados, estando presente neles, nas relações entre eles e em outros níveis de embate. Assim, objetiva-se alcançar uma outra perspectiva para a decifração dos conflitos na atualidade que não ambicione a elaboração de paradigmas ou teorias, mas invista na problematização da guerra como uma análise em movimento. A meta maior dessa pesquisa é verificar que a compreensão das metamorfoses da guerra contemporânea tem o poder de abalar as noções basilares das Relações Internacionais que se lastreiam em noções tradicionais de guerra, paz , segurança e Estado.

>>início >> histórico >>pesquisadores >> contatos >> mapa >> créditos >> livros >> teses >> textos
>> simpósio >> literatura >>imagens >>cursos >>eventos >> parceiros >> links

COPYLEFT 2006. Todas as informações podem ser copiadas, desde que citadas as fontes.