see this page in english


Mauricio Fiore

nasceu em 1977 em São Paulo, onde reside. É Bacharel em Ciências Sociais pela USP e mestre em Antropologia Social pela mesma universidade. Trabalhou, em sua dissertação de mestrado, com controvérsias médicas e a questão do uso de “drogas”. Dedica-se há algum tempo ao tema psicoativos, principalmente no tocante ao debate público sobre a questão. Trabalha também como pesquisador no Centro de Estudos da Metrópole sediado no Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento)
. Atualmente, é doutorando em Ciências Sociais na Unicamp.

currículo lattes

Publicações:

LABATE, Beatriz Caiuby et al (orgs). Drogas e cultura: novas perspectivas. Salvador, EDUFBA, 2008.

"Punir e Privatizar?" Resenha do livro Privatização de Presídios e Criminalidade: a gestão da violência no capitalismo global de Laurindo Dias Minhoto. São Paulo: Max Limonad, 2000. in Novos Estudos CEBRAP, nº. 60/ Julho de 2001.

"Ayahuasca: usos e estatutos". Resenha do livro O Uso Ritual de Ayahuasca de Beatriz Caiuby Labate e Wladimyr Sena Araújo (orgs.). Campinas: Ed. Mercado de Letras e São Paulo: Fapesp, 2002. in Novos Estudos CEBRAP, nº. 66 julho/2003.

"Algumas reflexões a respeito dos discursos médicos sobre uso de "drogas" no Grupo de Trabalho "Corpo e Pessoa: novas tecnologias biológicas, novas configurações ideológicas" no XXVI Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.

"Tensões entre o biológico e o social nas controvérsias médicas sobre uso de drogas" no Seminário Temático "Ciências Sociais e Biologia em cenários contemporâneos: repensando fronteiras e interfaces" no XXVIII Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.

"Controvérsias Médicas e a Questão do Uso de Drogas". Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

"O uso do tempo livre e as práticas culturais na região metropolitana de São Paulo" (relatório da primeira parte da pesquisa) disponível no site do CEM (Centro de Estudos da Metrópole) sediado no Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) in www.centrodametropole.org.br

"A medicalização da questão do uso de “drogas” no Brasil: reflexões acerca de debates institucionais e jurídicos" in Venâncio, Renato & Carneiro, Henrique. Álcool e Drogas na História do Brasil. São Paulo: Alameda Editorial, 2005.

>>início >> histórico >>pesquisadores >> contatos >> mapa >> créditos >> livros >> teses >> textos
>> simpósio >> literatura >>imagens >>cursos >>eventos >> parceiros >> links

COPYLEFT 2006. Todas as informações podem ser copiadas, desde que citadas as fontes.