see this page in english


Wladimyr Sena Araújo

nasceu em Cuiabá (Mato Grosso) em 1967 e aos cinco anos de idade mudou-se para Rio Branco (Acre), onde atualmente reside. Em 1991, graduou-se em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC). A seguir, especializou-se em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (1993). Em 1997, tornou-se Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor da Uninorte. Trabalha também como antropólogo na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Estado do Acre (SEMA). É autor de Navegando Sobre as Ondas do Daime: história, cosmologia e ritual da Barquinha (Editora da Unicamp, 1999) e co-organizador, com Beatriz Caiuby Labate, de O Uso Ritual da Ayahuasca (Mercado de Letras/Fapesp, 2002).


currículo lattes

Publicações:

1. Livros Publicados:
LABATE, Beatriz Caiuby e ARAÚJO, Wladimyr Sena (orgs). O Uso Ritual da
Ayahuasca. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

ARAÚJO, Wladimyr Sena. Navegando Sobre as Ondas do Daime: história,
cosmologia e ritual da Barquinha. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.

2. Artigos Individuais:
A Barquinha: espaço simbólico de uma cosmologia em construção. In LABATE,
Beatriz Caiuby e ARAÚJO, Wladimyr Sena (orgs). O Uso Ritual da Ayahuasca. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

“A Questão do Bem e do Mal em uma Religião Usuária de Ayahuasca da Amazônia Ocidental”. Lima (Peru): Congresso da Associação Latino – Americana de Estudos de Religião, 2002.

“Notas acerca de sincretismo”. Rio Branco, Amazontech, 2002.

“Construção de Poder, Doença e Cura na Sociedade Madija – uma relação”. Trabalho apresentado à banca examinadora do Programa de Antropologia Social da Unicamp Apresentado também na 47. Reunião da SBPC. São Luís – MA, 1995.


“Navegar é Preciso: o embarque dos marinheiros do mar sagrado na barca Santa Cruz”. I Encontro de História Oral da Região Norte. Rio Branco, 1997.

“Sobre o Balanço do Mar”. Ensaio apresentado na XX ABA. Salvador – BA, 1996.

“Os Herdeiros da Diáspora”. Ensaio apresentado no V Encontro Afro – Brasileiro. Salvador – BA, 1997.

“Cosmologia em Construção”. Ensaio apresentado no I CURA. Campinas – 1997.

“Treatment of the Habit of Drugs in the ‘Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz’ through Ayahuasca”. São Paulo, 1998.

“A Barquinha – uma cosmologia amazônica em construção. I Congresso de História das Religiões. Unesp/Assis – 1999.

“O Bailado da Barquinha – notas acerca de lazer e trabalho em uma religião usuária de ayahuasca” – IX Jornadas Alternativas Religiosas para a América Latina. Rio de Janeiro/ UFRJ/UERJ, 1999.

“Viajantes Traficantes do Exótico. A contribuição de Alfred Russel Wallace e Richard Spruce para os estudos acerca da ayahuasca”. Mesa redonda: os viajantes descobrem a índia portuguesa. Campinas: Biblioteca Central, 1999.

“Navegando nas Águas do Mar Sagrado”. Entidade financiadora: FAEP (Fundo de Apoio ao Ensino e Pesquisa). Objetivo: montagem de um vídeo.

“Estudo Comparativo de dois Centros Usuários de Ayahuasca: Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz e Centro Espírita Fé, Luz, Amor e Caridade (1945 – 1990). Projeto de doutorado para o curso de História Social e do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Área de concentração de História, Cultura e Gênero.


“O Repertório Simbólico da Barquinha”. Anais do Encontro de Antropólogos do Norte/Nordeste realizado em Recife – PE em 1997.

“A Barquinha – uma cosmologia amazônica em construção” – I Congresso de História das Religiões realizado em Assis/ Unesp – 1999.

“A Questão do Sincretismo em Religiões e Grupos Ayahuasqueiros”. Belém: ABA Norte/Nordeste – 1999. Anais do Congresso.

“Categorias de Transe: miração, possessão e irradiação em uma religião usuária de ayahuasca”. Posadas: III Reunião de Antropologia do Mercosul.

“Diário de Bordo – a construção da Barquinha Santa Cruz e as Vozes do Silêncio”. Rio Branco: Revista da Fundação Palmares (prelo).

“Resignifying the Past: Meeting of Traditions in a Religion User of the Ayahuasca in the Brasilian Amazon”. XI th International Oral History Conference. In Crossroads of History: Experience, Memory, Orality. Istanbul: Bogaziçi University, 2000.

>>início >> histórico >>pesquisadores >> contatos >> mapa >> créditos >> livros >> teses >> textos
>> simpósio >> literatura >>imagens >>cursos >>eventos >> parceiros >> links

COPYLEFT 2006. Todas as informações podem ser copiadas, desde que citadas as fontes.