see this page in english


Laércio Fidelis Dias

Natural de São Paulo, Bacharel em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Professor da Diretoria de Ciências Sociais, Comunicação e Artes na Associação Educacional Nove de Julho (Uninove), pesquisador do Mari-Grupo de Educação Indígena da USP e do Núcleo de História Indígena e do Indigenismo (NHII-USP). Na última década tem se dedicado à pesquisa acadêmica entre os grupos indígenas Karipuna, Galibi Marworno, Palikur e Galibi de Oiapoque localizados no extremo norte do Estado do Amapá, município de Oiapoque. No mestrado a pesquisa tratou dos itinerários terapêuticos das famílias Karipuna considerando os episódios concretos de doença e as diferentes escolhas terapêuticas dos pacientes, desde o tratamento familiar com remédios caseiros à base de ervas, passando pela consulta aos membros da família ou à comunidade, até os diferentes especialistas. No doutorado, entre os quatro grupos indígenas referidos acima, realizou uma pesquisa sobre os significados simbólicos associados ao consumo de bebidas alcóolicas. A pesquisa considera que o consumo de bebidas alcóolicas é feito sob orientação de padrões socioculturais que o estruturam e são a sua fonte de sentido. O que e por que se consome, bem como os seus efeitos no comportamento e a avaliação deste só podem ser compreendidos com referência a esses padrões. Tem também escritos artigos sobre os temas, além de prestado assessorias científicas na área de saúde e educação indígenas.

currículo lattes

Publicações:

Artigos:

“Usos e abusos de bebidas alcoólicas segundo os Povos Indígenas do Uaçá”. In: LABATE, Beatriz Caiuby; FIORE, Maurício e GOULART, Sandra Lucia. (org.) Drogas: perspectivas em ciências humanas (no prelo).

“Uma Discussão em torno da Noção de Excesso: ‘Alcoolismo’ e ‘DST’ (Doenças Sexualmente Transmissíveis)”. In: Gallois, Dominique Tilkin (org.); Sociedades Indígenas e suas Fronteiras na Região Sudeste das Guianas. São Paulo: Editora Humanitas, FFLCH/USP (no prelo).

“As práticas e os cuidados relativos à saúde entre os Karipuna do Uaçá”. In: Cadernos de Campo – Revista dos alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP (9), ano 10, 2000, pp 59-72.

“Mais que um mero curador”. In: Metropoli – Grêmio Politénico da USP, (9), ano 3, 1º semestre de 2001, pp 14-17.

“Curso de formação, treinamento e oficina para monitores e professores indígenas da reserva do Uaçá”. In:  SILVA, Maria Aracy da & FERREIRA, Mariana Kawall Leal (orgs.) Práticas Pedagógicas na Escola Indígena. FAPESP/Global, 2001.

Resenha:

2003 GRUPIONI, Luís Donisete; VIDAL, Lux; e FISHMANN, Roseli (orgs.)
Povos Indígenas e tolerância - construindo práticas de respeito e solidariedade. In:Revista de Antropologia (46):1. São Paulo/USP.

>>início >> histórico >>pesquisadores >> contatos >> mapa >> créditos >> livros >> teses >> textos
>> simpósio >> literatura >>imagens >>cursos >>eventos >> parceiros >> links

COPYLEFT 2006. Todas as informações podem ser copiadas, desde que citadas as fontes.